InícioGraduaçãoJornalismo8 motivos para acreditar no Jornalismo atual

8 motivos para acreditar no Jornalismo atual

A difusão e a popularização da internet nos trouxe maior acesso à informação. Hoje temos a possibilidade de nos informar a qualquer momento do dia, em poucos cliques e por várias fontes diferentes. Umas mais confiáveis que outras e muitas delas gratuitamente. Sim, o jornalismo está cada vez mais amplo. 

A princípio, essa globalização da notícia junto aos fechamentos de veículos de informação pode fazer parecer que a profissão do jornalista está acabando. Mas, não é bem assim. Entenda a seguir porque este é o melhor momento para acreditar no jornalismo atual.

Você pode ter encontrado notícias dizendo que alguns veículos de informação estão fechando e muitos jornalistas estão sendo demitidos. Hoje em dia, muitas notícias são difundidas gratuitamente, algumas até pelas redes sociais. Tudo isso nos dá uma impressão de decadência para a profissão do jornalismo.

Na verdade, o que está acontecendo é o aumento de oportunidades e a melhora das condições de trabalho para os jornalistas. O jornalista atual se depara com a redistribuição por uma variedade muito maior de meios de comunicação e com formas diferentes de fazer jornalismo.

Para quem está pensando em iniciar nesta carreira, mas tem dúvidas por causa desse cenário atual, saiba por que acreditar no jornalismo:

1. O jornalismo informa as pessoas

O jornalista tem um compromisso moral com as pessoas, o de informar. Pessoas informadas tem um arsenal maior de argumentos para tomar decisões, seja para a sua vida pessoal ou profissional. Até mesmo para dar melhores rumos para a família ou a sua comunidade.

A informação é um dos direitos fundamentais da sociedade. Existem estudos que falam sobre os desertos de notícias, presentes no mundo todo. Tratam-se de municípios ou regiões inteiras sem um meio de informação independente. A maioria porque o jornal local fechou, sem ter como concorrer com as outras mídias.

O jornalismo atual, no entanto, coloca a informação em lugares mais diversificados e até mais acessíveis à população do que as mídias tradicionais. Principalmente nos meios digitais, de forma que alcança parcelas da população que antes não tinham acesso à informação.

2. O jornalismo desenvolve comunidades

Antes a informação provinha exclusivamente dos grandes veículos da mídia, que precisavam selecionar as notícias que eram do interesse da maioria da população. Hoje, com a diversificação dos meios, é possível focar o jornalismo em comunidades.

Dessa forma, o jornalismo avança para um conteúdo mais focado nos problemas cotidianos de uma parcela da população. Pode ser a comunidade de um bairro, de uma minoria ou até de uma profissão.

O jornalismo focado em uma comunidade transforma a informação em ferramenta útil para o seu desenvolvimento.

3. O jornalista conhece diferentes culturas

Um jornalista deve estar sempre preparado para escrever notícias ou matérias sobre os mais variados temas. Claro que, com o tempo, muitos se especializam em uma área. Mas, a realidade é que a maioria deve ir atrás da notícia, onde quer que ela esteja.

Assim, quando têm contato com a diversidade de realidades, o jornalista enriquece a sua própria cultura. A profissão do jornalista lhe dá a oportunidade de crescer em todos os sentidos.

4. O jornalismo acompanha a história acontecendo

Troca de poderes, inícios e finais de guerras, eleições, tragédias, vitórias, avanços científicos e tecnológicos. À medida que acontecem, os jornalistas estão sempre ao lado das grandes notícias. Essa é, em geral, a maior motivação das pessoas que escolhem essa profissão.

O jornalista estará sempre perto dos grandes acontecimentos e das personalidades importantes que movem a história, para informar o público. Mais do que um simples registro de fatos, o jornalista fornece ao público uma visão ampla e crítica dos acontecimentos.

5. O jornalismo vigia o poder público

Os jornalistas têm o dever de fiscalizar tudo o que o poder público faz. É por meio deles que a população tem conhecimento de como o poder público está usando o dinheiro arrecadado pelos seus impostos e os casos de corrupção.

E por falar em casos de corrupção, são também os jornalistas que investigam e publicam esses casos, para informar a população. Além da corrupção, também há casos de mau uso do dinheiro público, atos ilegais e escândalos políticos.

É por meio do jornalismo que as pessoas têm acesso a informações sigilosas. A transparência da informação é essencial para uma sociedade mais justa e democrática.

6. O jornalista combate a desinformação

Ao contrário do que pode parecer, a desinformação não é a falta de informação, mas sim a veiculação de notícias falsas. A desinformação tem sido muito falada e é mais conhecida como fake news.

Estudos indicam que as notícias falsas geram mais tráfego na internet que as notícias verdadeiras. E isso é tão preocupante que grandes nomes da mídia digital como o Facebook e a Google adotaram medidas para restringir o compartilhamento de notícias falsas.

Nessa problemática, o jornalista tem participação essencial para combater a desinformação e promover a informação dos fatos. Não apenas veiculando informações verdadeiras, como educando a população a reconhecer e barrar o espalhamento de notícias falsas.

7. O jornalista revoluciona o jornalismo

Como já foi dito, a atual sociedade passa por uma mudança de paradigmas que enfrenta o fechamento de vários veículos de informação. Por outro lado, novas mídias surgem, explorando a tecnologia a favor do jornalismo.

A revolução digital do jornalismo está acontecendo diante dos nossos olhos, graças às inovações dos próprios jornalistas. São diversas propostas diferentes, segmentadas ou não, em várias mídias, mas todas baseadas no jornalismo.

Hoje você encontra sites de notícias, canais de vídeos curtos e longos, podcasts e até mesmo mídia impressa. Os segmentos são os mais variados: esportes, entretenimento, checagem de fatos, política, direitos humanos, medicina e até mesmo as tradicionais notícias gerais.

8. O jornalista não se limita ao jornal

As áreas em que um jornalista pode atuar são muitas. Desde as redes sociais, passando pelo streaming, fotografia, assessoria de imprensa, jornalismo independente e investigativo. São realmente muitas.

Se cruzarmos as áreas de atuação com a disponibilidade de mídias, as possibilidades aumentam até quase o infinito. Além das mídias tradicionais, temos blogs, YouTube, TikTok, Vimeo e Medium.

Ainda mais, para completar, o jornalista pode se especializar em uma área de seu interesse. Muitos já começam a estudar com uma área como objetivo. 

Assim, o jornalismo ainda merece atenção e respeito. Ainda mais na atualidade, que o jornalista pode ser dono do seu próprio meio de produção. Se trabalhar com ética e compromisso com a verdade e com a comunidade, só tem a crescer e promover o crescimento.

Aproveite e confira: como ser um bom jornalista?

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.7 / 5. Número de votos: 3

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.