InícioGraduaçãoJornalismoQuais as principais matérias do curso de Jornalismo?

Quais as principais matérias do curso de Jornalismo?

As matérias do curso de Jornalismo são muito variadas e tratam de temas diferentes. Sobretudo, é um curso que trata de comunicação, a base do cotidiano.

Nessa faculdade, porém, há aulas para o aluno criar a sua base de saber. Então, veja a seguir quais são essas disciplinas práticas e teóricas ditas como principais.

As principais matérias do curso de jornalismo sobre teorias

Jornalismo vai muito além de formar repórteres e âncoras de TV ao longo do curso. Acima de tudo, é uma faculdade que estuda comunicação desde a sua base.

No ensino, portanto, as aulas básicas de teoria que o aluno vai aprender são:

  • Teoria da Comunicação;
  • Ética e Direitos Humanos;
  • História da Comunicação;
  • Assessoria de Imprensa;
  • Filosofia e Sociologia da Comunicação.

Teoria da Comunicação

Essa matéria surge no início do curso de Jornalismo. Nesse sentido, ela mostra os conceitos em que o ato de se comunicar se baseia.

Há como ser abordada de formas que tratam de noções de Filosofia ou Sociologia. Além disso, existem ideias que chegam até mesmo na área da Psicologia.

Os modelos que explicam como todos se comunicam

No intuito de explicar a comunicação, muitos teóricos criaram teorias que mostram como ela funciona. Por exemplo, alguns desses modelos são:

  • Teoria da Agulha Hipodérmica ou Bala Mágica;
  • Persuasão;
  • Teoria Funcionalista;
  • Modelo Crítico;
  • Agenda Setting;
  • Espiral do Silêncio.

Ética e Direitos Humanos

A prática ética é pauta já no início da faculdade. Assim, a matéria de Ética e Direitos Humanos ajuda a saber o que pode publicar.

Caso você não saiba, existe um código ético para fazer as noticias do jeito certo. Do mesmo modo, o professor pode provocar o debate sobre como melhorar as produções.

Essa aula, então, serve para aprender de forma individual ou em grupo. A partir disso, o senso crítico do jornalista começa a se desenhar.

História da Comunicação

O nome pode mudar com o local, mas a essência é a mesma: História. Dessa maneira, você vai ver os detalhes que deram origem ao Jornalismo no Brasil.

As primeiras notícias, os jornais antigos e muito mais será possível ver nessa aula. Como resultado, você vai descobrir que a prática jornalística aparece desde a época colonial.

Assessoria de Imprensa

Vale destacar, antes de tudo, que o assessor de imprensa às vezes tem atritos com o jornalista. No entanto, o trabalho dele tem bases dentro do curso de Jornalismo.

O que se ensina, então, são conceitos interessantes para quem quer esta carreira. Por exemplo, como:

  • Criar um release;
  • Fazer gestão de uma crise;
  • Proteger a imagem da empresa.

Quem não quer essa função, ainda é válido estudar para entender melhor como funciona. Enfim, é uma aula que mostra como o Jornalismo pode ser amplo.

Filosofia e Sociologia da Comunicação

Apesar de juntas acima, na verdade elas são matérias separadas no curso. Contudo, elas se completam porque mostram ideias muito próximas e geram novos pontos de vista.

Em Filosofia, o aluno vai entender sobre:

  • A interação com a arte e outras questões;
  • Como ela é reproduzida.

Tal aula, além disso, promove uma viagem para entender outros contextos sobre a área.

Quanto à parte de Sociologia, o aluno aprende sobre como a sociedade se comporta. Agora, vale resgatar o que foi dito em Teoria da Comunicação e ir além. Assim, você tem uma noção de como todos reagem às informações.

Principais matérias do curso de Jornalismo com teor prático

Não é só de aula teórica que vive essa área devido ao que ela aborda. Portanto, veja a seguir quais matérias do curso de Jornalismo têm aulas práticas:

  • Rádiojornalismo, Telejornalismo e Fotojornalismo;
  • Projeto Gráfico;
  • Jornalismo Digital.

Rádiojornalismo: entre as matérias do curso de Jornalismo para texto falado

A parte prática começa com um meio clássico de se comunicar. Antes de mais nada, vale dizer que tudo o que o aluno aprende não muda. Porém, o formato de notícia e detalhes de como informar as pessoas mudam.

Aqui você vai ver um programa de rádio desde os bastidores. Ou seja, a coleta de notícias, a criação do roteiro e como adaptar a linguagem.

No final dessa disciplina, o aluno não terá só uma nota no seu registro. Como resultado, ele saberá como criar seu o show em formatos atuais (podcasts).

Telejornalismo

Pense sobre o que viu acima e adicione elementos visuais, pois bem, este é o foco. A princípio, uma aula que vai mostrar a base de um telejornal.

A aula, contudo, vai além disso, com tópicos para obter os melhores ângulos de filmagem. Não apenas isso, como a forma de se portar em frente às câmeras.

O que mudou com a TV

A TV deu novos rumos ao Jornalismo, como:

  • As matérias mais humanizadas;
  • Uma identidade visual aos programas.

Há, além disso, a chance de dar uma imagem clara do fato ao telespectador. Ou seja, o âncora passou a ser tido como o rosto do jornal.

Com isso, muitos países passaram por evoluções na área, que sempre recebe novas tecnologias. Bem como a internet, que também gerou um outro olhar para os jornalistas anos mais tarde.

Fotojornalismo

Uma das matérias do curso de Jornalismo ideais para quem gosta também de fazer fotos. Nesse sentido, essa aula serve para treinar o olhar do aluno.

O resultado, então, é a leitura da situação para tirar a fotografia ideal no tempo certo. Todavia, deve-se fazer com as questões éticas em mente para evitar material sensível.

Projeto Gráfico: uma das matérias do curso de Jornalismo para crescer

Ao mudar o formato, Projeto Gráfico mostra traços de design para os alunos. Dessa forma, ele aprende diagramar materiais para:

  • Jornais e revistas;
  • E-books e páginas de internet.

Aqui, então, se aprende a fazer as notícias para uma leitura mais leve. No entanto, ela não pode perder os traços modernos, que geram bons empregos ou até prêmios.

Jornalismo Digital

Tratando-se de internet, uma das matérias fala sobre produções para este meio. Assim, você vai entender como são feitas as notícias de portais online hoje em dia.

As redes sociais não ficam de fora e surgem aqui como mais uma opção viável. Logo, o estudante vai dominar essas técnicas para informar o público nesses canais.

Matérias do curso de Jornalismo para todos os gostos

Neste texto você conferiu algumas das principais matérias do curso de Jornalismo e como funcionam. Dessa forma, ficou claro que é uma faculdade cheia de caminhos diferentes para seguir.

Seja repórter, fotógrafo ou radialista, a graduação lhe dá suporte para seguir sua carreira. Como resultado, o aluno sai formado e pronto para executar qualquer tipo de função no mercado.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 5

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.