InícioGraduaçãoLetrasQual a vantagem de fazer o curso de Letras?

Qual a vantagem de fazer o curso de Letras?

O curso de Letras oferece amplas opções de atuação no mercado de trabalho. Mas, esta não é a única vantagem para quem opta por estudar tal área. Então, confira então, outros motivos para escolher o universo das linguagens.

Como funciona o curso de Letras?

A formação em Letras pode ocorrer na forma de bacharelado e licenciatura, ambas reconhecidas pelo MEC. Ou seja, garantindo uma formação de qualidade.

Os cursos de licenciatura formam os professores. Então, ao optar por essa modalidade, o aluno terá aulas com foco nas políticas da educação e didática. Assim, sairá preparado para ministrar aulas.

Já o bacharelado é uma formação que contempla aspectos mais amplos sobre a língua e a literatura brasileira. Com isso, o aluno estará apto a trabalhar em empresa, prestar concursos públicos ou seguir na área acadêmica, mas não poderá dar aula.

Qual a melhor opção?

A escolha entre licenciatura ou bacharelado dependerá de suas metas. Afinal, uma não é melhor ou pior que a outra. São apenas formações com objetivos diferentes.

Caso você pense em dar aulas em escolas ou até mesmo particulares, a Licenciatura é a melhor escolha. Mas, se você pretende focar em pesquisa, revisão de textos, tradução, o bacharelado pode ser o melhor caminho.

Vantagens de se fazer o curso de Letras

O curso de Letras traz muitas vantagens para aqueles que escolhem cursá-lo. Dentre elas citam-se as seguintes:

  • Amplas opções de atuação no mercado de trabalho;
  • Opção de escolher uma ou mais habilidades para estudar;
  • Pleno conhecimento da Língua Portuguesa.

Agora que você já conhece os benefícios que a graduação em Letras traz, confira do que se trata cada tópico listado acima. E, assim, se convença de uma vez por todas que este curso traz muitos bons frutos.

1 – Mercado de trabalho e opções de atuação

O aluno do curso de Letras tem várias opções de atuação em diferentes carreiras, sejam elas no ramo da Educação ou não. Portanto, sua formação ampla e voltada para habilitações que permite trabalhar em diversas áreas.

Em geral, o mercado de letras é concorrido, mas também bastante diversificado. Há vagas em editoras, escolas de idiomas e escritórios de tradução, bem como para exercer a profissão de forma autônoma.

O campo mais amplo, no entanto, é o da docência. Nos ensinos fundamental e médio existe uma carência geral de professores de todas as áreas.

Atuação na Licenciatura

Caso o aluno opte por cursar a licenciatura em Letras, poderá, no futuro, atuar nas mesmas funções que o bacharel, as também como professor nas seguintes disciplinas:

  • Língua portuguesa, Redação;
  • Literatura, Língua estrangeira.

Atuação como bacharel em Letras

O formado em bacharelado no curso de Letras não está habilitado para ministrar aulas. Mas, ele também tem várias opções de atuação. Portanto, veja a seguir:

  • Tradutor, Redator, Editor;
  • Intérprete, Revisor.

É claro que há muitas outras. Assim, o importante é que ele escolha o caminho que deseja seguir. Bem como, a área de atuação que mais desperta seu interesse.

2 – Habilitações específicas do curso de Letras

A graduação em Letras possui habilitações nas quais o aluno escolhe uma área de seu interesse para se especializar. Dessa forma o estudante aprofunda seus conhecimentos no ramo que mais se identifica, ou pretende trabalhar.

Este curso é uma das graduações que possui mais tipos de habilitação. Confira quais são elas:

  • Português;
  • Estudos Literários ou Literatura;
  • Estudos Linguísticos ou Linguística;
  • Edição, Tradução, Inglês;
  • Espanhol, Francês;
  • Português e Inglês ou Espanhol, ou Francês.

3 – Pleno conhecimento de Língua Portuguesa

Outra vantagem de se cursar a graduação em Letras é o domínio das normas do português, algo bastante desafiador para muitas pessoas. Contudo, esse conhecimento é adquirido naturalmente ao longo do curso.

Isso significa que você aprofundará no idioma e conhecer todas as suas particularidades da língua portuguesa. Além disso, a habilidade de escrita também será melhorada no decorrer do curso, a partir das técnicas de redação e análises de produções literárias.

Este pleno conhecimento do português será de extrema importância para qualquer profissão que escolher. Afinal, a língua portuguesa está presente em todas as áreas. Ademais, quando for prestar um concurso público, seus conhecimentos serão muito úteis.

4 – Desenvolvimento pessoal

Os conhecimentos sobre literatura, história da língua, filosofia e sociologia irão abrir seus horizontes e ampliar sua visão de mundo. Com isso, você crescerá como pessoa e passará a refletir sobre a vida de outra forma.

Como é o currículo do curso de Letras?

O profissional graduado no curso de Letras estuda as particularidades da língua portuguesa e de outros idiomas, bem como suas literaturas. Além das habilitações específicas, existe também uma base comum de disciplinas oferecidas na formação.

É uma graduação para quem gosta de ler e escrever. Presente há mais de 80 anos nas universidades brasileiras, o curso prepara o estudante para atuar em diferentes cenários, seja ele licenciado ou bacharel.

Nota-se, então, que a carga de leitura é bastante intensa, com foco em:

  • Textos literários;
  • Textos teóricos sobre as línguas;
  • História da literatura;
  • Interpretação de textos;
  • Ensino de línguas.

Quem optar pela licenciatura, também terá contato com matérias como Psicologia da Educação, Estágio, Didática e outros conteúdos. Elas, portanto, visam auxiliar o futuro profissional em sua rotina em sala de aula.

A graduação envolve todos os aspectos da língua portuguesa, além da Língua Estrangeira, linguística e análise literária. Não existe outra forma de aprender todas essas disciplinas que não seja pela leitura, pesquisa e estudos.

Currículo do curso de Letras

Em geral, a grade curricular do curso de Letras é composta por matérias práticas e teóricas. Portanto, estuda-se a história da língua. Bem como, cada uma das regras gramaticais, escolas literárias e gêneros.

Escolha fazer o curso de Letras

A graduação em Letras se dá em quatro anos de intensos estudos, em que a leitura e a interpretação de texto tem presença constante. Para cursá-la, é importante também se ter gosto pela escrita.

Existem muitas vantagens de realizar esta graduação, que vão muito além de um bom emprego. Então, se você se interessa pela área, saiba que todo o conhecimento adquirido na formação contribuirá muito para o seu crescimento como pessoa.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.2 / 5. Número de votos: 58

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.