InícioDicasEADQuais faculdades existem EAD?

Quais faculdades existem EAD?

Saber quais faculdades existem EAD é importante para quem deseja fazer parte dessa área. Elas são práticas e conseguem atender regiões em que não há universidades físicas, portanto são essenciais para uma grande parcela da população.

Entender mais sobre a modalidade ajuda a tirar as dúvidas que existem por se tratar de algo relativamente novo. Então, a seguir veja mais sobre esse tipo de curso e como você pode fazê-los.

Como funciona o curso EAD?

Primeiro é preciso dizer que apesar das facilidades, estudar a distância pode ser complexo. Isso porque os cursos certificados pelo MEC exigem que o aluno se dedique bastante. Quem optar por essa opção precisa ter mais dedicação e foco.

As cargas horárias precisam ser cumpridas e para isso, muitos materiais extras são propostos como atividades. Portanto, é preciso resolver todas elas para garantir o diploma em mãos na conclusão do curso.

O aluno que precisa conciliar diferentes funções em um mesmo dia costumam se interessar mais pela modalidade. O que ocorre porque a flexibilidade de horários permite que as pessoas definam como o tempo será usado.

Uma das principais coisas que popularizaram a forma de ensino é escolher quando e onde estudar. Assim, basta ter acesso à internet para que os conteúdos de aulas se abram para que você os analise.

O que a modalidade oferece e quais faculdades existem EAD?

Além das aulas tradicionais, as plataformas online costumam contar com muitas ferramentas virtuais de ensino. Entre elas se destacam as opções de:

  • Fóruns, Bate-papos, Avaliações;
  • Vídeos, Espaços de interações.

Elas dão ao professor e aos alunos a chance de gerir bem seus ensinos. Assim, o estudo acontece individualmente e consegue agregar os conhecimentos para a formação.

O MEC já reconheceu vários cursos neste modo. Todo ano surgem novos pedidos e análises de matérias e graduações que também querem se encaixar. Então, é importante verificar todo ano quais faculdades existem EAD.

EAD e a pandemia

Antes da pandemia sabia-se que o ensino à distância já atingia milhões de pessoas. Mas, ainda havia muitos tabus sobre sua qualidade e se supera o modo presencial.

Com a chegada da Covid-19, as realidades da educação se alteraram e começaram a ter demanda EAD. Assim, todas as entidades precisaram mudar e oferecer esse estilo.

Isso fez com que muitas pessoas entendessem como ele funciona. Além disso, as universidades também perceberam a constante diminuição de custos, se beneficiando.

Para ter um ensino de qualidade, a maioria das instituições precisou se moldar para fazer parte do setor. Isso fez com que muitos professores da área sentissem dificuldades e precisassem se reciclar.

A chance da pandemia terminar fez com que várias universidades públicas e federais cogitassem seu ensino híbrido. Isso porque, perceberam que as matérias e aulas online são mais ágeis.

Benefícios do EAD

O interesse sobre o ensino à distância cresceu porque ele consegue atingir pessoas que moram longe de grandes centros ou que tem uma rotina corrida. Entre seus principais benefícios estão o custo inferior e o fácil acesso aos conteúdos.

Custos

Um dos principais pontos por quem procura quais faculdades existem EAD, é o preço. Eles costumam ser bem inferiores, por isso são mais inclusivos para todos.

Flexibilidade de tempo

Este é outro ponto essencial, pois o conteúdo pode ser visto a qualquer momento. Assim, quem trabalha ou tem horários diferentes tem a chance de estudar.

Facilidade de acesso

O EAD permite que os alunos possam estudar quando e onde quiserem, por isso ganha cada vez mais adeptos. Afinal, muitas pessoas precisam rever uma aula várias vezes para conseguir aprender.

Quais faculdades existem EAD?

São mais de 100 cursos que podem ser oferecidos a distância. Existem diversas instituições, várias delas muito bem avaliadas pelo MEC.

É possível encontrar informações sobre cada um deles acessando o e-MEC. Ele apresenta todos os dados para ajudar a sua escolha de faculdade para a graduação.

O reconhecimento do MEC só acontece quando os cursos apresentam uma matriz curricular aprovada. Então, essas instituições precisam ter algumas estruturas básicas para atingirem esse patamar, são elas:

  • Bons materiais didáticos;
  • Carga horária compatível;
  • Oferta de apoio para os alunos;
  • Professores com capacitação.

Cursos

Abaixo se encontra uma lista com quais faculdades existem EAD. Assim, você pode verificar alguns dos cursos oferecidos por entidades públicas e privadas que existem em todo o país e são aprovadas pelo MEC.

  • Turismo, Agronegócios, Estética;
  • Biologia, Hotelaria;
  • Marketing, Computação, Informática;
  • Geografia, Jornalismo, Nutrição;
  • Marketing Digital, Fisioterapia;
  • Letras, Secretariado, Mediação;
  • Fotografia, Química, Normal Superior;
  • Teologia, Varejo Digital.

Como a lista é muito extensa, o ideal é que entre no site e verifique. Assim, saberá se a área que deseja está disponível. Ou ainda, conhecer novos cursos que podem chamar a sua atenção.

Quais faculdades existem EAD em categorias?

Existem mais opções de graduação na modalidade de ensino a distância, elas estão setorizadas e agrupadas abaixo de acordo com sua área de atuação.

  • Ciências: duração de quatro anos e tem conhecimentos como biologia e economia;
  • Design: quatro anos e tem cursos como interiores, produto e gráfico;
  • Engenharia: duração de cinco anos. Assim, tem cursos como civil, ambiental e software;
  • Formação pedagógica: tem duração de quatro anos e cursos como história e química;
  • Gestão: tem entre dois e quatro anos de duração. Então, são cursos como ambiental, qualidade e pública.

Há muitas opções em cada grupo. Então, o ideal é que veja qual chama mais sua atenção. Em seguida, pesquise todas as opções de graduação. Afinal, poderá ver todas as possibilidades de estudo.

Para descobrir qual área é a melhor para seu perfil poderá realizar um teste vocacional. Ou ainda, conversar com alunos formados. O ideal é que faça uma escolha que o deixe feliz.

Saiba quais faculdades existem EAD

Essas são todas as opções para quem procura por quais faculdades existem EAD. Caso tenha interesse neste modo, basta escolher uma delas e procurar entender melhor como elas funcionam. Assim, estará mais próximo de realizar o seu curso superior.

Vale lembrar que a opção EAD traz muitos benefícios para o aluno. Portanto, se estiver começando a graduação é importante considerar. Então, realize a escolha certa para você.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.