InícioDicasFaculdades EAD reconhecidas pelo MEC

Faculdades EAD reconhecidas pelo MEC

Nos últimos anos, o número de faculdades e cursos de graduação EAD (ensino a distância) cresceu significativamente no Brasil. Com tantas ofertas no mercado, o ideal é conhecer bem cada uma delas e certificar-se da qualidade dos cursos de graduação. Para isso, o primeiro passo é muito fundamental: verificar se a instituição de ensino em que você deseja estudar é reconhecida pelo MEC.

Neste post, você verá como são os cursos EAD, qual a importância de ter o reconhecimento do MEC e algumas faculdades reconhecidas por ele. Confira! 

Como são as faculdades EAD?

Ensinar a distância não é exatamente uma novidade. Há décadas, muitas instituições desenvolvem projetos de educação a distância por meio de diversas plataformas multimídia. Contudo, nas últimas duas décadas, a modalidade EAD tem acompanhado a revolução tecnológica e despertado o interesse de muitos estudantes.

Além de ter a tecnologia como aliada, as faculdades EAD tornam-se atrativas pela viabilidade financeira. De forma geral, graduações e pós-graduações nessa modalidade possuem preços mais acessíveis. Afinal, no EAD você não precisa arcar com despesas de manutenção física do espaço de aula, com impressão de materiais ou com transporte.

A flexibilidade também é uma característica típica das faculdades EAD. Nesta modalidade de ensino, os alunos têm a possibilidade de participar das aulas e trabalhos de forma online, em horários alternativos. Desta forma, as faculdades EAD têm chamado muito a atenção por diversas vantagens que a modalidade oferece. 

Por que estudar em faculdades reconhecidas pelo MEC?

Muitas pessoas ainda acreditam que cursos EAD possuem menos valor do que cursos presenciais, o que não condiz com a realidade. Você sabia que diplomas de cursos EAD são tão valorizados quanto os de cursos presenciais? No entanto, é importante que a instituição seja reconhecida pelo MEC.

O Ministério da Educação (MEC) é o órgão federal responsável pela coordenação do ensino superior no Brasil. Desta forma, ele estabelece critérios para certificar que as instituições oferecem ensino de qualidade e que seus egressos estão aptos para atuarem profissionalmente. 

Consequentemente, o reconhecimento do MEC reflete na valorização dos profissionais, sendo uma garantia tanto para o mercado quanto para você e sua formação.

Quais os critérios que o MEC utiliza para reconhecer uma faculdade EAD?

Antes de o Ministério da Educação reconhecer uma faculdade, são avaliados diversos critérios, fundamentos essenciais que os cursos devem possuir para garantir uma formação de qualidade. Tanto no presencial como no EAD, as instituições de ensino passam por constantes avaliações.

Entre os critérios levados em conta, o MEC avalia questões como a titulação dos professores que compõem o corpo docente da faculdade, a estrutura oferecida para que os alunos desenvolvam sua formação e os recursos didático-pedagógicos.

Portanto, ao escolher estudar em uma faculdade reconhecida pelo Ministério da Educação, você tem a garantia de que a instituição foi avaliada e aprovada nesses quesitos. É o que credencia você a ter um bom desempenho no mercado de trabalho posteriormente!

Como saber se a faculdade é reconhecida pelo MEC?

Bom, agora você já sabe a importância de estudar em uma faculdade reconhecida pelo MEC, não é mesmo? Mas afinal, como descobrir se a instituição de ensino em que você deseja estudar é aprovada na avaliação no Ministério da Educação? 

Para descobrir é muito simples: pesquisa no sistema de busca do próprio MEC. Através do e-MEC, você pode consultar informações relativas à avaliação das faculdades e seus cursos. Para pesquisar basta ter acesso à internet, seja por um computador ou um smartphone.

No sistema de busca, é só filtrar sua pesquisa por estados, municípios, tipo de organização acadêmica e modalidade de ensino. Basta você explorar!

Conheça boas faculdades EAD reconhecidas pelo MEC

Ter o reconhecimento do Ministério da Educação já é um primeiro passo para atestar a qualidade da instituição de ensino. Contudo, você pode dar um passo além e conhecer faculdades que se destacam no meio dos cursos de graduação.

Além de considerar o alcance que as faculdades possuem no país, através de seus polos de educação, também pode levar em conta as ferramentas tecnológicas que a instituição oferece e a viabilidade financeira. 

Aqui na Voomp, você encontra diversas faculdades reconhecidas pelo MEC e que reúnem as principais vantagens do ensino a distância. São elas:

  • Faculdade Anhanguera
  • Faculdade Unopar
  • Faculdade Pitágoras
  • Faculdade Unic
  • Faculdade Uniderp
  • Faculdade Unime

Quais as vantagens de estudar nessas faculdades?

Nessas instituições, você encontra diversos cursos de graduação, sejam eles bacharelado ou licenciatura, assim como cursos de nível tecnólogo. Outros fatores que fazem dessas instituições boas faculdades, são a presença de cursos modernos, como Marketing Digital e Jogos Digitais, além da versatilidade na forma de pagamento das mensalidades.

Uma das principais vantagens é que todas as faculdades listadas possuem ferramentas que estimulam as suas habilidades digitais. Em suas plataformas, você acessa conteúdos que auxiliam em competências do futuro, e assim se coloca à frente no mercado de trabalho.

E, falando em mercado de trabalho, essas faculdades contam com o Canal Conecta, uma plataforma exclusiva com oportunidades de emprego e estágio. Ou seja, você já começa a trilhar a sua carreira profissional ainda na graduação. Bacana, não acha?

Agora que já sabe como identificar uma boa faculdade e qual a importância do reconhecimento do MEC, o restante é com você! Escolha a graduação que mais combina com os seus sonhos e conte com a Voomp! 

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.