InícioDicasFormação acadêmicaQuais faculdades não contêm Matemática na grade curricular?

Quais faculdades não contêm Matemática na grade curricular?

Pessoas que não gostam de exatas com certeza já se perguntaram qual faculdade não precisa de matemática. Ainda mais, essa pode ser uma escolha difícil de achar, já que não é só cursos da área que tem cálculos.

É comum mesmo em áreas de humanas e biológicas o uso de dados, cálculos, estatísticas e métricas como fundamento do estudo. Por isso, é necessário ter atenção para não errar na hora de escolher sua graduação. Veja neste texto dez opções de cursos que não têm essa matéria.

Área da saúde: cursos que não precisam de matemática

Para quem é amante da área de saúde e não quer deixar esse campo, saiba que existem muitas opções. Afinal, no geral elas não contam muito com o uso da Matemática. Nesse sentido, veja a seguir algumas opções de cursos para fazer.

Odontologia

No curso de Odontologia, o foco do profissional é cuidar da saúde bucal. O dentista deve estudar a formação dos dentes e os ossos da face. Toda a grade é voltada para isso, e, para tanto, é importante entender matérias como atenção à criança, saúde bucal coletiva, pré-clínica em ortodontia entre outras.

O dentista pode fazer cirurgias, tratar doenças, colocar implantes e até realizar exames de perícia. Pode ainda trabalhar na área da estética, como em clareamentos dentais.

Enfermagem

A Enfermagem, ramo muito conhecido das ciências biológicas, pode também ser uma opção. A função do profissional que se gradua nesse curso é ajudar no tratamento de pacientes. Além disso, deve dar assistência em curativos, remédios e cuidados com a higiene. Anatomia humana, citologia e primeiros socorros são algumas das matérias que constam na grade.

O curso tem uma duração média de cinco anos e também pode ser feito no nível técnico, que dura menos tempo. Esse último, porém, terá o título de Técnico em Enfermagem e não de enfermeiro.

Psicologia

O curso de Psicologia é com certeza um dos mais procurados em todo o país. Atualmente, o papel desse profissional tem sido cada vez mais valorizado, afinal, o interesse por ele aumentou. Este é um curso voltado para quem gosta de estudar a mente humana. Confira algumas das matérias importantes:

  • Filosofia
  • Ética na saúde
  • Direitos humanos
  • Terapia cognitiva
  • Psicologia da motivação e emoção

O aluno não precisa de matemática neste caso, porém, terá que ler muitos livros e estudar muitas teorias. Com isso, a função dessa área é a de tratar pacientes por meio de técnicas de terapia e diálogo.

Área de humanas: qual faculdade não precisa de matemática

Nas ciências humanas não seria surpresa não ter matemática no meio. Afinal, quem segue este caminho costuma estudar o ser humano, sua formação como sociedade e respectivos fenômenos históricos. Confira a seguir algumas opções para cursar sem medo de ter a temida matéria.

Direito

Esse é um curso que costuma ser bastante concorrido, e por isso é preciso tirar boas notas para entrar. Além disso, essa pode ser a profissão ideal para quem gosta de argumentar e discutir. A formação em Direito não fica apenas no âmbito das leis, exige também conhecimentos no campo de sociologia, ciência política e filosofia.

Esse com toda certeza é um curso para quem gosta muito de ler e estudar bastante. Então, fique em paz pois não terá cálculos, mas esteja preparado para os inúmeros livros a serem lidos.

Serviço social

Uma área não muito conhecida é a do Serviço Social, responsável por formar os assistentes sociais. Assim, esse profissional estuda a sociedade e suas dinâmicas para entendê-las e planejar como atuar em locais públicos e privados para promover os direitos humanos.

Letras

O grande oposto da matemática é a língua portuguesa. Então, é aí que o curso de Letras entra, onde o aprender sobre gramática e literatura prevalece. Essa é mais uma graduação que quem faz precisa gostar muito de ler. Análise do discurso, estudos clássicos literatura, poesia, prosa e escrita são alguns dos temas estudados.

Com uma duração entre três e quatro anos, o profissional formado pode atuar em áreas como tradução, revisão, ensino, produção e revisão textual.

Comunicação Social

O estudante que se forma em Comunicação Social estuda quais são os processos que as pessoas usam para se comunicar. Dessa forma, possui pouca relação com matemática, pois os temas de relações públicas, jornalismo e cinema trabalham lidam com fenômenos sociais mais abstratos e subjetivos.

A graduação permite o uso de mídias para divulgar e criar campanhas com conteúdos que ajudem no processo de construção da cidadania. Nesse sentido, leva-se em média quatro anos para se formar.

Pedagogia

Quem estuda Pedagogia aprende sobre teorias de aprendizagem, educação e ensino, além de estratégias de aplicação na área. Assim, após formado, o aluno pode se tornar professor nas áreas de formação básica e fundamental. Quem estuda Pedagogia, pode atuar também na gestão de escolas e institutos de ensino, seja na esfera pública como privada.

Gastronomia

Para quem curte o universo dos alimentos, a Gastronomia é o curso perfeito. Mas, será preciso pelo menos um pouquinho de matemática na hora calcular as medidas das receitas. Além disso, será muito bom saber de finanças, para quem for gerir um restaurante.

Apesar desses detalhes, a grade curricular é bem vasta e as aulas são, no geral, bem animadas e práticas, com destaque para cozinha francesa, panificação, confeitaria e nutrição.

Dá para fazer o curso técnico, que leva até dois anos para formação, ou o de bacharelado, que tem um tempo de quatro anos para ser concluído.

Educação Física

Uma opção perfeita para quem gosta de esportes e curte a vida fitness é o curso de Educação Física. Isso porque ele é voltado para a promoção da saúde por meio das atividades físicas. Nele, é bem comum lidar com matérias como anatomia, biologia celular, nutrição, ginástica geral entre muitas outras.

O perfil ideal para essa área é de alguém que goste de manter o corpo sempre em movimento. Ainda mais, a pessoa precisa querer aprender sobre movimentos corporais, danças, entre outros.

Enfim: qual faculdade não precisa de matemática?

Saber qual faculdade não precisa de matemática pode ser um pouco difícil. Isso porque lidar com números ou fazer alguns cálculos vai acontecer de vez em quando. Mas, mesmo assim existem cursos que vão possuir em menor ou maior quantidade.

Encontre qual a área que mais gostaria de atuar e que mais combine com você. Conte com a Voomp para se sentir confiante e realizado na escolha da sua futura profissão!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 3.7 / 5. Número de votos: 21

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.