InícioGraduaçãoGestão PúblicaFaculdade de Gestão Pública: saiba como seguir carreira na área

Faculdade de Gestão Pública: saiba como seguir carreira na área

Neste texto, explicaremos todos os detalhes sobre a Faculdade de Gestão Pública, além de falar sobre o que faz um gestor público e como escolher uma boa faculdade para seguir carreira.

Entenda o que é Gestão Pública

A graduação de Gestão Pública forma profissionais para atuar em todas as esferas de administração do setor público. O profissional de Gestão Pública lida essencialmente com a alocação correta de recursos, sejam eles materiais ou financeiros, para oferecer à população um serviço eficiente. É fundamental também que ele esteja familiarizado aos contextos políticos, sociais, legais e econômicos da sociedade.

Estes campos, além dos demais que são de competência do poder público, devem ser passados na escola de gestão. Portanto, o aluno deve escolher bem a sua Faculdade de Gestão Pública.

Qual o perfil do gestor?

O profissional deve ser um bom líder acima de tudo, além de gostar de lidar com pessoas. Logo, um outro ponto ideal para seguir carreira é saber trabalhar em equipe, além de ter interesse pelas pautas, envolver-se com questões públicas e saber lidar com finanças.

O curso de Gestão Pública também aborda conceitos na área de controle de orçamentos, assunto de extrema importância em se tratando de algo tão relevante

Como funciona a Faculdade de Gestão Pública?

O curso foi elaborado para ensinar todas as práticas e técnicas administrativas relevantes ao gestor público. O propósito é formar especialistas que sigam os valores éticos e técnicos da profissão.

O estágio, na maioria dos casos, não é obrigatório, mas é recomendado, pois trata-se de uma ótima oportunidade para aprender mais e se colocar profissionalmente.

Estagiar durante a Faculdade de Gestão Pública pode ser muito bom para você. Portanto, se puder, faça um estágio, pois isto pode te ajudar no mercado de trabalho ou em casos de concurso.

Há uma ideia falsa de que profissionais da área pública são desatualizados. Tanto no setor privado, quanto no setor público, é fundamental que os profissionais estejam atentos às mudanças legais, econômicas e sociais.

Como é a formação do curso de Gestão Pública?

O conteúdo da graduação em Gestão Pública é multidisciplinar. Além das matérias específicas da área, como gestão de custos, finanças públicas e contabilidade, o aluno aprende sobre temas variados, como educação a distância, metodologia científica e ciências sociais.

A formação é dividida em dois ciclos: o primeiro aborda temas fundamentais, como matemática, contabilidade e gestão. Já o segundo ciclo é mais técnico e especializado.

O curso de Gestão Pública ensina ao aluno como agir com base na ética, valor fundamental para quem deseja ingressar na carreira, pois todo gestor público deve agir com responsabilidade social ao tomar decisões.

Modo de ensino

O aluno pode escolher entre modalidade semipresencial ou feita de modo online. É fundamental pesquisar sobre carga horária e oferecimento do curso antes de escolher qual é a melhor faculdade para cursar.

Há no mercado a opção de fazer uma escola técnica nesta área. Entretanto, vale destacar que esta opção de curso técnico não oferece um diploma superior, apenas os tecnólogos e curso de bacharel.

Qual o valor da Faculdade de Gestão Pública?

A mensalidade e taxa para entrar na graduação podem variar de acordo com cada instituição. Fatores como prestígio da faculdade e modalidade (se presencial, semipresencial ou EaD) podem influenciar bastante no custo. É possível encontrar cursos superiores tecnológicos de Gestão Pública a partir de R$ 149.

Qual é a duração do curso de Gestão Pública?

O tempo médio desse curso varia conforme o tipo escolhido. Em geral, para o superior de nível bacharelado é de oito semestres na escola de formação e de quatro semestres no modelo tecnólogo.

Durante este período, o aluno divide a sua formação em blocos que deixam os estudos mais simples, pois o curso é mais completo e tem mais disciplinas.

Curso Tecnólogo de Gestão Pública

Este superior tecnológico dura 24 meses e é uma forma mais enxuta do curso. A vantagem é preparar o aluno de forma mais rápida para o mercado de trabalho e suprir a carência imediata de gestores.

Cuidado ao escolher o curso

É sempre importante que o candidato se certifique se a Faculdade de Gestão Pública escolhida é certificada pelo Ministério da Educação (MEC) e pelo Conselho Nacional de Educação (CNE), órgãos responsáveis pela fiscalização do ensino. Infelizmente ainda existem instituições que oferecem cursos que, ao término, não oferecem diploma reconhecido.

O que você um gestor público pode enfrentar?

Em toda graduação há alguns obstáculos e disciplinas que podem ser mais fáceis para uns e menos para outros. O curso de Gestão Pública engloba ciências exatas, humanas e sociais. O poderia ser um problema, torna-se algo positivo, pois contribui para uma formação mais completa e multidisciplinar.

Onde atuar em Gestão Pública?

Mesmo se tratando de uma faculdade voltada para a gestão de órgãos públicos, o aluno pode atuar em outras áreas. É o caso de algumas Organizações Não Governamentais (ONGs) ou empresas do terceiro setor, que basicamente são entidades privadas sem fins lucrativos que prestam serviços públicos.

Escolha uma boa faculdade

Ficamos por aqui e estamos muito felizes com a sua companhia! Obrigado por acompanhar nosso conteúdo, nossa missão é te ajudar a expandir os seus horizontes. Conte com a Voomp!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.