InícioGraduaçãoAdministraçãoQuais competências da Administração são usadas na Gestão Pública?

Quais competências da Administração são usadas na Gestão Pública?

Na Gestão Pública, é certo que algumas competências de Administração são essenciais para o bom exercício do cargo. Ou seja,  trabalhar na Gestão Pública é um trabalho que não se deve subestimar, pois é uma função que exige bastante responsabilidade, e competências-chave importantes para garantir a boa administração.  

Neste artigo, falaremos sobre as principais competências da Administração que são fundamentais em cargos de Gestão Pública. Se você se interessa pelo assunto, então continua aqui com a gente!

O que é Gestão Pública?

Antes de mais nada, é importante entendermos o que é a Gestão Pública propriamente dita. De forma abrangente, Gestão Pública se refere ao conjunto de medidas administrativas dentro de sistemas organizacionais e políticos.

Em sentido objetivo, a Gestão Pública tem a missão de garantir que todos os recursos de uma organização governamental estejam sendo utilizados de maneira adequada e eficaz. Ou seja, esse recursos podem ser financeiros, materiais, humanos, etc. Dessa forma, a administração é sinônimo de organização, que por sua vez, engloba tanto a administração de recursos públicos,  quanto as atividades de gestão desenvolvidas. Portanto, todas essas diretrizes tem como objetivo final garantir a eficiência do setor publico, para o bem de toda população.
No entanto, é importante destacar que as empresas privadas também podem estar dentro da Gestão Pública. Ou seja, existem empresas  privadas que executam projetos de interesse público, elaborados pelo Estado (ação conhecida como Parceria Público-Privada). Logo, um profissional de Gestão Pública também pode trabalhar em organizações privadas, caso se enquadrem nessas condições.

Qual a função de um Gestor Público?

Um Gestor Público é o profissional que atua em órgãos da administração estadual e municipal. Mas também, pode atuar em Centros e Institutos de Pesquisa, Universidades, no Serviço Nacional de Saúde, por exemplo. Além disso, como citado anteriormente, podem atuar em empresas privadas que estejam em projetos de interesse público. Nesse sentido, a função de um Gestor Público é formular propostas organizacionais e fomentar projetos para melhorar os procedimentos administrativos sobre os quais operam. Bem como, coordenar o pessoal subordinado.

Em suma, um trabalho de Gestão Pública é muito importante, e requer inúmeras habilidades. De manira geral, as principais funções de um especialista em Gestão  Pública são:

  • cuidar da fase preliminar do processo ou dos atos administrativos;
  • gerenciar os recursos econômicos da instituição;
  • gerenciar ou processar atos administrativos;
  • gerenciar disputas ou disputas;
  • gerenciar a implementação de projetos;
  • verificar e verificar os procedimentos para a realização de licitações;
  • oferecer suporte à gestão na tomada de decisões, gestão, etc.;
  • configurar práticas administrativas;
  • avaliar o estado dos processos administrativos;
  • gerir as relações com entidades ou assuntos externos.

Afinal, quais habilidades da Administração são utilizadas na Gestão Pública?

Assim como em uma empresa, as organizações governamentais necessitam de uma boa administração para garantir e eficiência e bem estar das pessoas. Ou seja, enquanto as empresa têm clientes que precisam estar satisfeitos, as organizações públicas têm como finalidade o bem estar de toda população na sociedade. Portanto, as habilidades intrínsecas da Administração também são essenciais na Gestão Pública.

Planejamento

Saber realizar um planejamento eficiente é uma das principais habilidades da Administração crucial na Gestão Pública. Certamente, um bom gestor deve ser capaz de planejar. A  capacidade de fazer um plano de avanço, de planejar o início das atividades, das distribuições de verbas, etc.

Não somente isso, assim como  um bom Administrador deve ser capaz de planejar tudo que maximize a produtividade do negócio, um Gestor Público deve ser capaz de planejar  a eficiência no setor governamental. O seu papel, aliás, é justamente garantir que todos os recursos públicos estão sendo bem utilizados. 

Capacidade de tomada de decisão

Muitas vezes nos perguntamos o que um Gestor Público faz o dia todo. Do ponto de vista de quem não exerce essa função, a vida do Gestor Público é muito simples, com muitos benefícios. No entanto, não é bem assim que a coisa funciona. Certamente, o Gestor Público gerente é a figura que possui uma das maiores responsabilidades no setor.

 Afinal, todas as decisões que ele toma influencia toda a sociedade em que ele está administrando. Diante disso, ele se vê constantemente obrigado a tomar decisões que visam fazer tudo dar certo. Certamente, esta não é uma responsabilidade simples.

 Portanto, essa capacidade de tomada de decisão deve ser uma das principais a ser desenvolvida na Gestão Pública. É uma habilidade que não pode ser subestimada porque quem não consegue decidir não consegue administrar nem um negócio, nem um setor público.

Resolução de problemas

Quem se encontra em uma função gerencial, deve saber enfrentar vários problemas. Embora seja sempre desejável não ter problemas, também é verdade que nenhum setor é isento deles. 

 Portanto, saber lidar com os problemas é muito importante. Saber solucionar as questões que aparecem na gerência  é uma habilidade que os gerentes devem ter, assim como é essencial na Administração. Treinar a resiliência e o pensamento crítico pode ser um grande aliado  para a resolução de problemas.

 Isso porque, a criatividade nos leva a encontrar soluções mesmo quando algo parece complexo. O maior problema é não enquadrar bem a situação. Por isso, o pensamento crítico ajuda a olhar as coisas de diferentes perspectivas, de modo a entender o que fazer e como resolver mal-entendidos e problemas na Gestão Publica, e nos negócios.

Gestão de recursos eficaz e eficiente

Em toda função de gerência seja no setor público ou privado  é preciso administrar os recursos de forma eficaz. Ou seja, os recursos, especialmente os econômicos, devem ser administrados com cuidado. O objetivo em uma empresa é primordialmente maximizar os lucros. Já no setor privado, é saber a melhor forma de utilizar esses recursos  Portanto,  é preciso saber gerenciar bem, pesar os investimentos, fazer uma boa distribuição de verba, etc. 

Liderança com boa comunicação, autoridade e empatia 

Um Gestor Público precisa aprender a ser um líder. Autoridade, empatia e liderança são habilidades fundamentais, que devem ser aprendidas e colocadas em prática. Um bom Gestor Público é quem consegue ser empático, estar ao lado dos colaboradores e equipes, e compreender as suas necessidades. Logo, ele será respeitado no seu papel de Gestor.

Como atuar na Gestão Pública? Qual faculdade fazer?

Certamente, os cargos na Gestão Pública exigem qualificação e preparo. Afinal, faz parte da administração de interesses públicos, algo essencial para o bem da sociedade. Portanto, para atuar na Gestão Pública, é indicado a realização de uma graduação, e fazer especializações na área.

Para isso, existem cursos superiores tecnológicos que são focados em Gestão Pública, e oferecem toda base para garantir a formação de profissionais qualificados. O curso de Administração também é interessante para quem quer atuar na área. Isso porque, nos concursos realizados para atuar como Gestor Público, é aceito cursos de Administração, Economia, e afins.

E ai, estudante, gostou do conteúdo? Para complementar sua leitura, leia o artigo: Como fica a Administração na Era Digital?

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 1 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.