InícioDicasComo fazer uma boa redação no Enem

Como fazer uma boa redação no Enem

Entre os conteúdos que mais assustam os estudantes que desejam realizar o Exame Nacional do Ensino Médio (o Enem), está a Redação. Você sabia que ela é decisiva para uma boa nota no exame? Venha conhecer neste artigo da Voomp um pouco mais sobre esta prova e como fazer para mandar bem na Redação do Enem!

Como é a redação da prova do Enem?

A redação do Enem ocorre logo no primeiro dia de exame, junto com as áreas de Ciências Humanas e Suas Tecnologias e Linguagens, Códigos e suas Tecnologias. A prova de redação é redigida à mão e o candidato recebe um cartão de rascunho, podendo esquematizar suas ideias antes de redigir no cartão-resposta.

A avaliação da redação vai de nota 0 à nota 1.000. Acredite, é possível atingir as duas notas! Candidatos que fogem do tema proposto, apresentam conteúdo insuficiente, não escrevem de acordo com o gênero textual exigido ou apresentam sua identificação no campo do texto possuem a sua redação zerada!

Além disso, o Enem proíbe a cópia dos textos de apoio. Neste caso, o candidato possui as linhas desconsideradas da contagem, correndo o risco de baixar de 7, número mínimo permitido. A cada edição do Enem, a prova de redação acompanha aproximadamente 4 textos motivadores, que podem ser escritas, trechos de livros, jornais, charges, mapas ou gráficos. 

Com os textos, você pode se inspirar e entender um pouco mais sobre o tema proposto. Mas não esqueça do principal: a originalidade e a autenticidade das suas próprias ideias! No dia da prova, você terá 5 horas e 30 minutos disponíveis para a realização das provas de Linguagens, Ciências Humanas e a Redação. 

Que temas caem na Redação do Enem?

O histórico dos temas de redação do Enem revela reflexões da prova a respeito de questões sociais brasileiras. Composta por um tema e textos motivadores, a redação do Enem exige que os candidatos realizem uma proposta de intervenção frente à situação-problema do tema.

Dificilmente o tema do Enem será algum assunto vazio e que não levante debates. Em algumas edições, o tema até surpreendeu por não ser esperado. No entanto, sempre há margem para análises, argumentos e propostas de intervenção. Confira os temas da Redação das últimas 5 edições do Enem!

  • 2021 – Invisibilidade e registro civil: garantia de acesso à cidadania no Brasil;
  • 2020 – O estigma associado às doenças mentais na sociedade brasileira;
  • 2019 – Democratização do acesso ao cinema no Brasil;
  • 2018 – Manipulação do comportamento de usuário pelo controle de dados na internet;
  • 2017 – Desafios para a formação educacional de surdos no Brasil.

Estrutura de uma boa redação

Uma boa redação possui uma estrutura bem definida, com início, meio e fim. Isso significa que você não deve começar o seu texto apresentando a sua intervenção no primeiro parágrafo. Antes disso, é preciso desenvolver o tema e mostrar o quanto você sabe sobre ele. Que tal conhecer cada parte da estrutura da redação? 

Introdução

A introdução está presente no primeiro parágrafo do texto. Logo nas primeiras linhas, a sua missão é introduzir o tema, discorrer brevemente sobre ele e dar a tônica do que você irá abordar ao longo de seu texto. A sua introdução deve ser interessante e provocar o seu leitor a seguir a leitura do texto. 

Desenvolvimento

O desenvolvimento deve ser realizado nos parágrafos seguintes à introdução. Neles, você deve apresentar suas hipóteses e causas sobre o problema presente no tema. O desenvolvimento é o coração da prova, espaço onde você irá expor os seus argumentos e dissertar sobre o tema.

O indicado é que você dedique um parágrafo para cada ideia que você deseja desenvolver. Deste modo, o número de parágrafos ideal é de 2 a 3. Você pode utilizar dados, informações, mas não esqueça de referenciá-las! 

Conclusão

No último parágrafo do seu texto, é o momento de amarrar as ideias expostas e, a partir delas, propor uma intervenção frente ao problema social presente na redação. Sua proposta de intervenção deve ser clara, dizendo o que você pretende fazer, como e quais os resultados esperados.

Dicas para fazer uma boa redação na prova do Enem

Agora que você já conhece a estrutura ideal da redação, confira outras dicas para mandar bem na prova e ir em busca da nota 1.000!

Pratique a redação ao longo da preparação

Qualquer que seja o desafio, o treinamento é a melhor forma de ir em busca da perfeição. Sendo assim, ao praticar a redação você adquire experiência com o gênero dissertativo-argumentativo e se acostuma a refletir e propor soluções. Em alguns cursos pré-vestibulares, você tem direito a correção de redações. Aproveite! 

Mantenha-se atualizado

Como mencionamos, o tema do Enem costuma ser bastante atual e relacionado a dilemas sociais. Portanto, é fundamental estar atento ao que acontece no mundo e especialmente no Brasil. 

Obviamente, isso não significa que grandes fatos ou eventos isolados serão cobrados como tema. Portanto, procure manter-se informado sobre problemas crônicos nacionais e como eles se manifestam no dia a dia. 

Leia os textos motivadores com atenção

Os textos que acompanham a proposta de redação na prova do Enem podem ser muito úteis. Como você descobre o tema apenas no dia da prova, pode ser que você seja surpreendido e não tenha muitas informações a respeito.

Os textos motivadores podem ajudar a entender a conjuntura do tema e a sua assimilação. No entanto, reforçamos: busque argumentar de forma autêntica, sem copiar os textos de apoio.

Saiba escolher as palavras

Na hora de formular suas frases, procure escolher bem as palavras e expressões que você irá utilizar. Entre as estratégias possíveis para fazer uma boa redação, você pode evitar a repetição de palavras e priorizar o uso de sinônimos

Outro ponto importante é evitar a informalidade da sua linguagem. Isso não significa que você deva ser rebuscado em suas expressões, longe disso. Mas é preciso evitar gírias, coloquialidade e procurar ser bem entendido, com objetividade.

Pronto, agora você já pode ir em busca da nota 1.000 com estas dicas da Voomp! A sua (r)evolução em busca de resultados começa por aqui.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 2

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.