InícioDicasComo ter mais foco e concentração no dia a dia: confira algumas dicas

Como ter mais foco e concentração no dia a dia: confira algumas dicas

Foco e concentração no dia a dia são essenciais para muitas tarefas diárias. Seja para alcançar objetivos, ser produtivo ou realizar pequenos compromissos, não importa. Foco e concentração são condições para muita coisa no cotidiano. Caso contrário, é possível que as coisas não saiam como o desejado.

No entanto, frequentemente muitas pessoas detectam a falta de concentração como um obstáculo. Essa situação pode ser causada por diversos fatores. Por exemplo, a ausência de sono de qualidade, a falta de estímulos ou o estresse elevado

Contudo, essa condição pode ser revertida com a adoção de simples medidas que irão favorecer a manutenção do foco e da concentração. Então, vem com a Voomp e confira algumas dicas! 

Trabalhe com listas de tarefas

Uma das principais atitudes para investir no aumento do foco é utilizar listas de tarefas, prioridades e cronogramas. Seja nos estudos, no trabalho ou em compromissos gerais, é importante ter clareza sobre quais são suas obrigações e como você dará conta. Isso vale tanto para questões de trabalho, por exemplo, ou para tarefas domésticas. 

Além de criar listas, também é importante definir prazos e horários para cumprir as atividades necessárias. Assim, além de você evitar que suas obrigações caiam no esquecimento, certamente se sentirá satisfeito ao realizá-las. 

Evite distrações

Teoricamente, distrações são o mesmo que o contrário de concentração. Afinal, são elas que acabam desvirtuando as pessoas de seus objetivos. É claro, muitas vezes navegar nas redes sociais pode ser mais tentador do que desenvolver atividades de trabalho. No entanto, dada a prioridade de algumas tarefas, a solução pode estar em eliminar previamente as distrações

Assim, manter-se afastado de e-mailschats redes sociais é uma boa estratégia quando o que você precisa é de foco e concentração. Como sabemos, ignorar notificações pode ser difícil, mas em alguns casos é extremamente necessário, o que irá ajudar a manter o foco de sua atenção.

Encontre motivações

Encontrar razões que justifiquem esforços nem sempre é algo simples. No entanto, isso é bastante importante para que você consiga se manter em movimento, com foco e concentração. Sem motivação, certamente será muito mais difícil ter um bom desempenho.

Dessa forma, vale a pena refletir sobre o porquê de você estar realizando alguma tarefa. Isso é necessário? É um objetivo? Em atividades em que a motivação é um resultado de longo prazo, adotar metas e recompensas de curto prazo pode ser uma boa ideia. Isso fará com que possa seguir trilhando cada passo com mais prazer, o que também impactará no foco e na concentração.

Evite o acúmulo de tarefas

Acumular projetos, funções e tarefas é muito mais comum do que se imagina. Contudo, a recomendação é que você se ocupe apenas com aquilo que consegue dar conta. Ou seja, também se trata de uma questão de autoconhecimento. Com a sobrecarga, além de aumentar o estresse, é possível que você não consiga se concentrar e realizar suas obrigações com qualidade.

Além disso, vale destacar a importância do descanso. Como mencionamos no início deste texto, a falta de sono pode ser um dos principais impulsores da falta de foco e concentração. Descansar repor as energias é essencial para que você funcione bem.

Mantenha o estresse sob controle

A gente sabe que alguns compromissos são inevitavelmente estressantes, o que é até certo ponto normal. Afinal, lidar com prazosmetas resultados pode causar uma pressão negativa. Contudo, quando o estresse é alto, ele pode afetar negativamente a capacidade de concentração e foco, pois a mente fica sobrecarregada e distraída.

Nesse sentido, algumas ações podem contribuir para aliviar o estresse. Descansarmanter uma vida social ativa e realizar atividades lúdicas como jogos e esportes ajudam a manter o estresse sob controle. Em alguns casos, também vale a pena investir em acompanhamento clínico psicológico, com apoio de profissionais especializados. 

Amplie o seu potencial 

Enfim, neste post trouxemos algumas dicas para aumentar seu foco nos estudos. No entanto, você pode dar um passo ainda maior com a ajuda de quem entende do assunto. Dessa forma, uma boa dica é o e-book da Academia Neurociência, publicado pela especialista em Educação e Neurociência Thais Faria Coelho. 

Com ele, você irá aprender conteúdos sobre:

  • Aumento de foco nos estudos e trabalho
  • Melhora do sono
  • Aumento de concentração
  • Métodos para melhorar a memorização
  • Métodos para consistências diárias
  • Técnicas para sair da procrastinação
  • Importância das cores, ambiente, alimentação na vida
  • Aprender a se planejar e evitar distrações

Na Academia Neurociência, você ainda pode se cadastrar para receber conteúdos exclusivos que irão fortalecer seu conhecimento diariamente. Então, não perca tempo!

Sobre a autora:

Thais Faria Coelho é neurocientista, mestre e doutora em Educação. Com um vasto currículo, Thais possui uma larga experiência em consultorias, palestras, treinamentos e atendimento para blindagem mental e alta performance cerebral. Doutora Honoris Causa, Thais Faria Coelho possui 5 livros publicados. 

Além disso, a autora coleciona prêmios e reconhecimento. Em 2015, Thaís venceu um prêmio de Melhor Educadora e Melhor Neurocientista. Thais foi destaque após adotar métodos de neurociência aplicados à educação, criando o curso de pós-graduação em Neurociência Educacional, pelo qual já passaram mais de 2.300 alunos. Então, que tal se somar a essa comunidade e dar um Voomp nos seus estudos? Obrigado por acompanhar nosso post até aqui. Até a próxima!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 2

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.