InícioGraduaçãoTecnologiaCurso de Redes de Computadores: descubra a graduação

Curso de Redes de Computadores: descubra a graduação

O desenvolvimento da tecnologia trouxe diversos impactos na sociedade nos últimos anos. Além de tornar rotinas mais práticas e facilitar diversas demandas, proporcionou também o surgimento de profissões antes não imaginadas. Muitas delas são consideradas como profissões do futuro, pelas perspectivas de trabalhar com o que há de mais moderno e seu enorme crescimento ano após ano.

Uma dessas áreas é a de computação em rede. No post de hoje, vamos mostrar como é o curso de Rede de Computadores, quais são os principais assuntos estudados e quais são as oportunidades profissionais. Vamos conferir?

Redes de Computadores: como é o curso?

O curso de Redes de Computadores pode ser realizado como de um curso superior tecnólogo situado na área da Tecnologia da Informação (TI). Isso significa que ele oferece uma formação prática e focada nas principais habilidades que o profissional deverá ter para uma atuação de excelência no mercado de trabalho.

Entre elas, as que mais se destacam e são aprimoradas na graduação, estão a capacidade de desenvolver soluções que otimizem a conectividade, a comunicação entre dispositivosprogramasdados arquivos de forma geral. Ou seja, os estudos são voltados para que o profissional resolva problemas e apresente inovações para conexão de dados em redes.

Para que os alunos adquiram essa competência, a formação contém inúmeras atividades práticas e teóricas, em que são trabalhados conceitos de programação, algoritmos, sistemas operacionais, dados e serviços em nuvem. Com essa sólida base teórica, eles se tornam totalmente aptos para atuar no segmento de webtelecomunicações e desenvolvimento de softwares.

Por se tratar de um curso de nível superior, é fundamental que o candidato tenha concluído o ensino médio. Além disso, espera-se que o aluno seja interessado em tecnologiaraciocínio lógico e seja proativo para buscar constantemente o desenvolvimento de novas soluções para o segmento de redes de computadores.

Como funciona o curso de Redes de Computadores EaD?

Atualmente, diversas faculdades da área da tecnologia têm oferecido formações na modalidade EaD. E tem tudo a ver, não é mesmo? Afinal, os cursos a distância deram um verdadeiro salto de qualidade e estrutura justamente pelo desenvolvimento de novos sistemas, redes e softwares.

No curso de Redes de Computadores EaD, o aluno tem a tecnologia como sua aliada para realizar seus estudos. Por meio de dispositivos como computadores, celulares e tablets, o aluno estuda de onde estiver, sem a necessidade de frequentar presencialmente a instituição de ensino.

Com aulas, provas e atividades práticas realizadas de forma online, é totalmente possível planejar o uso do tempo para estudar nos horários que melhor se encaixarem nos afazeres do dia a dia. Vale mencionar que o diploma do curso EaD é reconhecido da mesma forma que os de cursos presenciais.

Interessante, não? Acesse a plataforma Voomp e expanda seus horizontes com os cursos de Redes de Computadores EaD!

Quais matérias são estudadas no curso de Redes de Computadores?

A grade curricular do curso de Redes de Computadores apresenta uma grande variedade de disciplinas que visam fornecer aos profissionais o que há de mais atualizado em termos de conhecimento em tecnologia. São conteúdos que, inclusive, credenciam seus alunos para atuarem em inúmeras subáreas do mundo tech.

Apesar de diversas matérias serem voltadas para soluções de redes, seus conteúdos são universais e bastante difundidos em muitos segmentos do setor de tecnologia.

Conheça um pouco mais sobre as matérias do curso e confira como é a grade curricular do tecnólogo em Redes de Computadores da faculdade Pitágoras!

  • Administração de Sistemas Operacionais
  • Algoritmos e Programação Estruturada
  • Arquitetura de Redes
  • Arquitetura de Soluções
  • Arquitetura de Organização de Computadores
  • Computação em Nuvem
  • Criptografia
  • Gerenciamento de Redes
  • Governança Corporativa
  • Linguagem de Programação
  • Lógica Computacional
  • Modelagem de Dados
  • Princípios de Telecomunicações
  • Programação e Desenvolvimento de Banco de Dados
  • Programação para Redes
  • Projetos de Redes
  • Redes de Computadores
  • Redes sem Fio
  • Segurança da Informação e Redes
  • Segurança e Engenharia de Software
  • Sistemas Distribuídos
  • Sistemas Operacionais
  • Tecnologias Web Service

Qual a duração do curso de Redes de Computadores?

Uma das características mais interessantes do curso tecnólogo é que o aluno pode concluí-lo em um menor tempo. Em termos de comparação, aqueles de caráter bacharelado na área da tecnologia têm duração entre quatro e cinco anos. No tecnólogo, esse intervalo é significativamente menor.

Em faculdades como Unopar, Pitágoras e Anhanguera, a duração é de cinco semestres, ou seja, dois anos e meio de graduação. Assim, o aluno aprende os principais conteúdos que a profissão exige de maneira prática e dinâmica, podendo se inserir no mercado de trabalho rapidamente.

Quanto custa o curso de Redes de Computadores?

Muitas pessoas acreditam que para realizar uma formação promissora é preciso fazer investimentos grandiosos. Na realidade, a coisa não é bem assim. Com os cursos da Voomp, é plenamente possível investir na carreira de tecnologia unindo mensalidades acessíveis e qualidade na formação.

Em cursos EaD, a faculdade de Rede de Computadores fica na entre R$ 100 e R$ 200 por mês. Como possui duração reduzida, o aluno economiza muito mais se comparado a um curso de bacharelado. Ou seja, não é necessário esgotar todas as suas economias para se capacitar!

Faculdade concluída: como atuar na área de Redes de Computadores?

Como mencionado anteriormente, a carreira no setor de Redes de Computadores é muito promissora. Por causa do número reduzido de profissionais com formação atualmente, o mercado tem demandado cada vez mais especialistas em soluções de tecnologia, o que é uma ótima notícia para quem deseja investir nessa carreira.

Entre as principais organizações em que o profissional formado em Redes de Computadores pode atuar, estão empresas de telecomunicaçõesoperadoras de telefoniaprovedores de internet, empresas desenvolvedoras de softwares e que trabalham com serviços de bancos de dados e armazenamento em nuvem. Ou seja, um vasto campo de possibilidades na área de TI.E aí, tem interesse em investir nessa área? Não perca tempo e conte com a Voomp para dar seu próximo passo na carreira! A gente espera que você tenha curtido nosso conteúdo e tirado suas dúvidas sobre essa faculdade. Até a próxima!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.