InícioDicasSisuSisu: o que é e como usar para ingressar nas universidades

Sisu: o que é e como usar para ingressar nas universidades

Para quem não sabe o que é Sisu, ele é um sistema do Governo Federal. Ele dá chance para os jovens ingressarem nas universidades públicas do país. Dessa forma, é possível usar a nota do Enem para entrar na faculdade federal por meio desse programa.

Você sabe o que é o Sisu?

O Sisu (Sistema de Seleção Unificada) é um processo seletivo para estudantes. Ou seja, é para quem quer ingressar na universidade pública. Portanto, é o Ministério da Educação que o coordena.

Criado em 2009 e implantado em 2010, esse programa deu ainda mais importância ao Enem. Além disso, marcou a história com 47 mil vagas nas faculdades de todo país no primeiro ano. Por fim, com o Sisu, a mão de obra ficou mais especializada.

Benefícios

São vários os benefícios de fazer faculdade. Além disso, a universidade pública investe em pesquisas e projetos. Por isso, quem deseja a carreira acadêmica, escolhe as instituições federais.

O que se destaca é a gratuidade. No entanto, ter o diploma acadêmico nas mãos ajuda na conquista das melhores vagas de emprego. Além do mais, a instituição pública proporciona, por exemplo:

  • Reconhecimento nas Disputas de Vagas de Trabalho
  • Mais Qualidade no Ensino
  • Cursos Bem Avaliados no Ministério da Educação (MEC)

Veja bem, em algumas vezes, o salário de quem se forma na federal é mais alto. Portanto, estudar na universidade pública vai te ajudar a mudar de vida, acima de tudo.

O que é Sisu e como funciona?

Um candidato às vagas nas universidades públicas faz a prova do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). Depois, ele se inscreve no curso e na faculdade que deseja. Por fim, ele disputa, por meio da pontuação dessa avaliação, uma colocação.

É importante saber que os alunos escolhem duas opções de graduação. Além disso, ele pode acompanhar a nota de corte e trocar a opção de ensino superior.

Critérios para participar do Sisu

Para participar do Sisu, é necessário, por exemplo, ter concluído o Ensino Médio. Qualquer pessoa pode se inscrever, desde que tenha feito a prova do Enem. Então, para deixar claro, não é preciso comprovar baixa renda ou ter idade mínima para concorrer.

Contudo, é preciso ter nota maior que zero na redação do Enem e uma pontuação igual ou superior a nota de corte.

Quem seleciona os candidatos?

Agora que já sabe o que é Sisu, entenda que ele tem um sistema automático que determina a classificação. A seleção é pela pontuação do Enem. Ou seja, os concorrentes acompanham o desempenho uns dos outros, mas, o ideal é ter nota de corte alta.

Então quando abre o Sisu 2023?

As inscrições do Sisu são feitas duas vezes ao ano, sempre no início do semestre letivo. O cadastro é gratuito e os estudantes concorrem em duas opções de curso superior de uma instituição pública.

Cronograma Sisu 2023

O cronograma do Sisu 2023 é importante, afinal, é por meio dele que o candidato acompanha o processo seletivo. Veja abaixo as datas de cada etapa:

  • Inscrições: 16 a 24 de fevereiro;
  • Divulgação dos resultados: 28 de fevereiro;
  • Matrículas: 02 a 08 de março;
  • Prazo para solicitar participação na lista de espera: 28 de fevereiro a 8 de março;
  • Chamada dos candidatos em lista de espera (nos sites das instituições, não na plataforma do Sisu): 13 de março.

Dica: Acompanhe diariamente, pelo sistema, as alterações das notas de corte dos cursos de seu interesse. Assim, você saberá se a sua nota continua válida para as opções que escolheu inicialmente e, caso ela deixe de ser suficiente, poderá fazer uma nova seleção até a data de encerramento das inscrições.

Você sabe quando sai o resultado do Sisu?

O resultado aparece na mesma plataforma na semana seguinte após o fim das inscrições.

Passei no Sisu e agora?

Diante disso, é preciso fazer contato com a instituição para a matrícula. Porém, no calendário da faculdade tem os prazos para juntar a documentação. Existem cursos que pedem mais provas, como música e arte.

Não passei no Sisu, o que fazer?

Existem opções para quem não conseguiu o Sisu de primeira. Uma delas é o Programa Universidade Para Todos (Prouni) e o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). Além disso, pode pesquisar dicas para se preparar para o Enem seguinte e ter uma nota alta.

Qual a diferença entre o que é Sisu, Prouni e Fies?

A diferença é o público que cada programa atende. No entanto, os três são programas do Governo Federal. Aliás, é o MEC que coordena tudo. Veja como funciona:

  • SISU: Plataforma Unificada de Processo Seletivo para Instituições Públicas de Ensino Superior
  • PROUNI: Programa de Bolsas Integrais ou Parciais Destinados a Estudantes de Baixa Renda Para Ingresso em Universidades Particulares
  • FIES: Programa Destinado ao Financiamento de Mensalidades em Instituições Pagas

O importante é que todos levam o estudante para o nível superior de ensino no Brasil. Por fim, agora que sabe o que é Sisu e os demais programas, basta escolher o ideal para você.

Vale a pena fazer faculdade atualmente?

Claro que vale a pena. Antes de mais nada, o MEC torna isso uma realidade para muitos estudantes brasileiros. Pois, oferecer qualidade no ensino e dispõe vagas para todo o país

O sonho de cursar uma universidade pública é possível, graças a sistemas como o Sisu, que é sinônimo de chances iguais para todos os alunos e alunas do Brasil. Porém, se você acha que preço é um empecilho para considerar também faculdades particulares, saiba que existem instituições de qualidade com mensalidades por volta de R$ 100. Conheça as opções em nossa plataforma.

Confira outros de nossos conteúdos

Nós da Voomp estamos muito contentes que você ficou até aqui. Preparamos diversos conteúdos interessantes na nossa página, então, continue conosco e aproveite ao máximo.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.