InícioGraduaçãoBiomedicinaQual a nota de corte para Biomedicina em 2022?

Qual a nota de corte para Biomedicina em 2022?

A nota de corte para Biomedicina costuma variar ano após ano. Afinal, só é possível saber esse dado quando saem os resultados da edição anterior.

Um aluno que se prepara para o vestibular deve saber qual pontuação deve atingir. Assim, ele tem uma noção de quanto precisa para passar na faculdade dos sonhos.

O que é Biomedicina?

No curso são ligados conhecimentos de Biologia e Medicina. Por isso, como o próprio nome sugere, é da área da saúde e ciências biológicas.

Muitos não sabem qual a diferença entre Biomedicina e Medicina. Mas, não é tão difícil entender. O biomédico estuda microrganismos e pesquisa sobre doenças humanas.

São esses profissionais que ajudam na criação de vacinas, por exemplo. Além disso, também melhoram os tratamentos das doenças.

Um biomédico pode trabalhar em diversas áreas. Então, você pode ter várias opções assim que acabar sua graduação. Por exemplo:

  • Análises clínicas, ambientais ou bromatológicas;
  • Banco de sangue ou DNA;
  • Citologia ou imagenologia;
  • Bioindústrias.

Alguns campos estão em grande crescimento na Biomedicina. Por exemplo, de estética, reprodução humana, indústria alimentícia e investigação jurídica.

Nota de corte para Biomedicina

A nota costuma ser definida pela última pessoa que conseguiu a vaga na faculdade. Pense que uma instituição tem 30 vagas para Biomedicina. Desse jeito, a nota do 30º lugar passa a ser a nota de corte.

O curso de Biomedicina tem uma grande concorrência dentre os cursos da área da saúde. Então, você deve se dedicar bastante.

A nota de corte muda de acordo com a faculdade que você deseja. Por exemplo, pode ser de 600 pontos no Sisu em geral. Mas, a nota pode subir para 700 ou até 800 em uma instituição mais renomada.

Nota de corte para Biomedicina no Sisu

O Sisu é a porta de entrada para as faculdades públicas. Por isso, a concorrência é enorme para quem precisa passar por ele. Afinal, a maioria dos vestibulandos quer uma vaga nas federais.

Fique preparado para tirar mais de 700 pontos caso seu sonho seja entrar pelo Sisu. A nota de corte para Biomedicina não costuma ser menor do que essa. Porém, existem algumas exceções.

Existem até lugares que exigem uma nota maior que 800. Mas, não se preocupe, isso é raro. Então, essas são as notas de corte em algumas instituições:

  • Universidade Federal do Pará: 822;
  • e Universidade Federal de Minas Gerais: 766,6;
  • Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre: 724,52;
  • e Universidade Federal de Pernambuco: 721,05;
  • Universidade Federal de Goiás: 717,29.

Nota de corte para Biomedicina no ProUni

Todo ano muitos estudantes de baixa renda conseguem entrar em instituições particulares pelo ProUni. Assim, eles recebem bolsas parciais ou integrais para ajudar na condição financeira.

Não são todos que podem entrar no ProUni. Então, é preciso ter uma certa quantidade de renda familiar per capita mensal. Além disso, deve tirar mais de 450 no ENEM e não pode zerar na redação.

A nota de corte para Biomedicina no ProUni foi, em média, 666,11. Por outro lado, a maior pontuação foi de 712,96 e o menor 641,58. Ou seja, a nota é mais baixa comparada com o Sisu.

Nota de corte para Biomedicina no Fies

O aluno financia a mensalidade da faculdade particular pelo Fies. Desse jeito, ajuda muitos que não podem arcar com os custos. Além disso, quem tem bolsa parcial no ProUni também pode entrar no Fies.

Quando acabar a graduação o formando deve pagar toda a dívida feita. Afinal, foi apenas um empréstimo.

Para participar é fácil. Você deve ter feito alguma edição do ENEM após 2010. Ainda mais, deve ter tirado 450 ou mais na prova sem ter zerado a redação.

A nota de corte para Biomedicina é de 457, um pouco acima da pontuação exigida. Porém, a média é de 564 e a nota mais alta fica em 685

Nota de corte na Fuvest

O vestibular da Fuvest é a porta de entrada para quem quer entrar na USP. A faculdade é a mais desejada pelos estudantes. Ou seja, a concorrência vai ser grande.

As provas da Fuvest são divididas em duas fases. Além disso, a segunda fase é dividida em dois dias. No primeiro, é preciso fazer uma redação.

Diferente do ENEM, as notas só vão até 100. Isso não significa de forma nenhuma que é mais fácil atingir uma pontuação alta. Afinal, todo estudante sabe que passar na Fuvest é considerado muito difícil.

Para estudar Biomedicina na USP é preciso tirar 59 ou mais. Porém, você também pode fazer no campus de Ribeirão Preto. A nota, nesse caso, baixa para 52.

Entrar na USP pelo ENEM

Muito se fala da Fuvest quando o assunto é fazer faculdade na USP. Mas, também é possível entrar com a sua nota do ENEM. Isso acontece desde 2016, quando a instituição começou a participar do Sisu.

São 30% de vagas na USP separadas apenas para alunos que entram pelo Sisu. Assim, a principal forma para ingressar na faculdade ainda é a Fuvest.

A nota de corte para Biomedicina para entrar na USP fica 745.44. Porém, já houve edições em que a nota chegou até 780.

Dicas para passar em Biomedicina

O vestibular de Biomedicina pode ser difícil. Mas, é possível tomar atitudes que ajudam nos estudos. Desse jeito, passar no curso é um pouco mais fácil.

Procure faculdade com uma nota de corte baixa

É importante pesquisar sobre as faculdades que você deseja entrar. Então, veja quais possuem as notas de corte mais baixas.

Procurar unidades da instituição no interior também é uma boa ideia. Afinal, a concorrência é maior nas capitais, em que todos querem entrar.

Foque os estudos nas suas metas

Você quer prestar para Biomedicina. Assim, o melhor a fazer é focar nos assuntos relacionados à área de biológicas. Ainda mais, aqueles conteúdos mais difíceis.

Pense bastante no seu objetivo enquanto estuda. Então, a motivação para conseguir entrar na universidade aumenta. Estudar para o ENEM é cansativo, por isso, ter uma meta vai ajudar muito.

Procure por simulados e provas antigas

O melhor jeito de estudar para o ENEM é procurar por simulados. Desse jeito, você testa seu conhecimento e aprende como é a prova. Além disso, não esqueça de treinar a redação.

Cronometrar o tempo também vai ajudar a entrar no clima. Depois, você vai chegar no local da prova mais preparado.

Busque ir além da nota de corte

Passar em Biomedicina não é fácil. No fim, as notas de corte não costumam ser menores de 700. Ainda mais, quando isso acontece não costumam ser muito mais baixas.

As notas mudam todos os anos. Então, o mais indicado é sempre procurar ir além da nota de corte. Afinal, o aluno que tirou a menor nota para entrar só conseguiu passar por pouco.

Quando você se prepara para tirar mais do que o suficiente é muito mais fácil. Assim, é mais difícil de um candidato atingir uma pontuação maior e te tirar da lista. Por isso, dedique-se bastante aos seus estudos.

Confira mais conteúdos como esse, clicando aqui.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.4 / 5. Número de votos: 33

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.