InícioGraduaçãoBiomedicinaQual a importância da Biomedicina para a comunidade?

Qual a importância da Biomedicina para a comunidade?

A Biomedicina vem sendo chamada de profissão do futuro. Como sua área de atuação é basicamente pesquisa sobre a saúde humana, de animais e até de plantas, ela tem muito a contribuir com a comunidade. Descobertas de vacinas, medicamentos, impactos ambientais e estudos sobre genética trazem sempre bons frutos.

É o biomédico que, além disso, pesquisa as causas de enfermidades, analisa os potenciais perigos de determinada substância ou micro-organismo no corpo e verifica se o paciente está bem por meio de exames clínicos. Isso se encaixa em pacientes humanos e animais. Até com as plantas ele pode atuar, fazendo investigações especializadas.

Para desempenhar essas funções, o profissional precisa ser graduado em Biomedicina, que é um curso em nível bacharelado, com quatro ou cinco anos de duração. É um curso da área da saúde, que tem uma grade curricular bastante variada. Vamos ver com mais detalhes.

O curso de Biomedicina

Ele tem aulas à distância e presencial, mas também tem aulas em laboratório, para ver na prática alguns aprendizados. Assim, nas aulas presenciais, o aluno precisa ir a um polo da universidade onde está matriculado para assisti-las.

A grade curricular do curso tem aulas de anatomia de todos os sistemas do corpo humano. É importante conhecer, para que o biomédico saiba como o corpo funciona e como as doenças podem acometê-lo. Aulas de análises clínicas também fazem parte, ainda mais que esta é uma das áreas com as quais o profissional mais vai lidar no futuro.

Mas não só. Aulas de genética entram na lista, para que o graduando possa trabalhar em pesquisas com genes em instituições especializadas. Disciplinas como microbiologia, micologia (que estuda fungos), farmacologia e hematologia (que estuda o sangue) também estão presentes.

Há estágios supervisionados, nos quais o aluno vê na prática como é o dia a dia do biomédico. É quando ele já pode descobrir qual especialidade da Biomedicina seguir, ao ver como é a rotina de trabalho.

Áreas de atuação

Falando em rotina de trabalho, ele pode atuar em várias áreas. Como é uma profissão que se baseia em pesquisa e estudo, é uma profissão com tendência de alta nas buscas. Para ser um bom biomédico, é necessário, antes de tudo, ser curioso.

É parte do trabalho dele pesquisar novas formas de tratamento de doenças, ou métodos de diagnóstico. Outra característica é ser metódico. Em pesquisas científicas, seguir as normas e os passos da forma correta é parte da profissão. Com isso, é possível encontrar boas oportunidades de trabalho. Vamos a elas.

  1. Análises clínicas

Este é um dos principais campos de trabalho do biomédico. Sabe os laboratórios de análises clínicas, onde são feitos exames de sangue, de coleta de tecidos e tudo o mais? É aqui mesmo. Embora hoje haja equipamentos que fazem o processamento de amostras biológicas, é o biomédico que faz a liberação dos resultados, gerencia o processo de análise e resultados. Além dos laboratórios independentes, ele pode trabalhar em hospitais com laboratórios, que processam os exames lá mesmo.

  1. Análise ambiental

Com o seu conhecimento de microbiologia, micologia e virologia, o biomédico pode atuar na análise de amostras de locais que recebem resíduos de esgoto doméstico e industrial. É ele quem verifica se há a presença de micro-organismos patogênicos que podem fazer mal à saúde. Repare nas contas de água: elas trazem, todo mês, um mini relatório com a análise da água captada e que é distribuída na sua região. Ela traz informações como a quantidade de bactérias presentes nas amostras, e se estão dentro dos padrões de qualidade. Quem faz esse trabalho é o biomédico.

  1. Análise bromatológica

Este campo de trabalho lida com o estudo da composição química do alimento. Afinal, ele vê o quanto ele tem de vitaminas, sais minerais, fibras, carboidratos, gorduras e água, que são essenciais ao nosso organismo. Mas não só isso. O biomédico estuda a quantidade de elementos extras que foram adicionados à sua composição. Aqui estamos falando dos alimentos que passaram por algum tipo de processamento industrial. Assim, ele verifica se ele tem substâncias que podem ser consideradas tóxicas, ou se o alimento foi adulterado. Por meio deste estudo, ele detecta se o produto está apto para o consumo ou se deve ser descartado.

  1. Genética e a Biomedicina

É um dos campos mais promissores para o profissional de Biomedicina. Ele pode atuar, por exemplo, na pesquisa genética para descobrir alterações no DNA de pessoas, animais ou plantas. Ele também pode detectar genes específicos que causam alterações no código genético como um todo. Outro trabalho é no sequenciamento genético, que é descobrir a sequência de genes de um ser vivo ou micro-organismos. Esse trabalho ajuda muito a encontrar formas de tratamento de doenças ou descobrir vacinas.

  1. Biologia molecular

Aqui também se trabalha com a genética, mas de outra forma. Em vez de procurar problemas no código genético, o biomédico estuda como é feita a replicação dos genes e faz análises. Esse campo de trabalho também está merecendo mais atenção, devido ao aumento na demanda por pesquisas de produtos biológicos. Uma das áreas de atuação é em perícia genética forense, no qual são coletados, analisados e comparados materiais genéticos para se descobrir o autor de um crime.

  1. Citologia oncótica

O biomédico analisa amostras de tecidos, retirados por meio de biópsias, para descobrir quais são as alterações. Podem ser descobertos casos de câncer com uma certa antecedência, e que já podem ser tratados o quanto antes. Ou essa possibilidade pode ser descartada, e o diagnóstico ser de outro tipo de alteração de tecidos. O biomédico analisa essas amostras em laboratório e consegue identificar quais são as células com problemas e o estágio de evolução da doença. Isso dá o diagnóstico para o médico iniciar o tratamento adequado.

  1. Microbiologia de alimentos

É aqui que o biomédico atua como um fiscal de saúde pública. Amostras de materiais usados em cozinhas industriais, fábricas de alimentos, restaurantes e bares são coletadas e analisadas no laboratório. Com isso, o biomédico consegue verificar se há a presença de micro-organismos patogênicos, que podem causar intoxicações alimentares sérias, que podem levar até a morte dos clientes.

Gostou desse conteúdo? Então fique com a gente e leia também sobre Qual a duração do curso de Biomedicina?

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.8 / 5. Número de votos: 4

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.