InícioGraduaçãoBiomedicinaBiomédico tem que fazer residência? Descubra!

Biomédico tem que fazer residência? Descubra!

Você pretende fazer graduação em Biomedicina? Já se perguntou se o biomédico tem que fazer residência? Afinal, isso é algo comum para os profissionais da área da saúde, mas nem sempre é obrigatório.

Antes de mais nada, é preciso ter em mente que a residência é uma pós-graduação lato sensu que os graduandos na área podem fazer e ainda recebem uma bolsa para se dedicarem exclusivamente a ela.

No caso dos biomédicos, ela é multiprofissional e há diversas áreas disponíveis em todo o país. Quer aprender mais? Então continue lendo, pois nós explicamos um pouco mais sobre ela e se é obrigatória a seguir. Falamos, ainda por cima, sobre as vantagens de fazer isso e ainda como é essa graduação. Confira!

Afinal, o biomédico tem que fazer residência?

A resposta para essa pergunta é não, o biomédico não é obrigado a fazer uma residência caso queira atuar na área após formado. No entanto, algo que nem todo mundo sabe, é que ele pode escolher participar desse programa, que funciona como uma pós-graduação.

A residência multiprofissional em Biomedicina é regulamentada pela resolução de nº 141, de 13 de abril de 2007, do Conselho Federal de Biomedicina (CFBM). Nela fica estabelecida a criação do programa e os detalhes do mesmo, como duração e emissão de certificados.

Para ingressar é preciso, em primeiro lugar, ter terminado a graduação e ainda ser inscrito no Conselho Regional de Biomedicina (CRBM) da região de atuação. Isso, inclusive, é requisito para exercer a profissão no país.

A residência tem duração de dois anos – com mais de 5.000 horas de dedicação – e nela o biomédico irá se especializar para atuar em determinada área. A residência multiprofissional em Biomedicina oferece também uma bolsa, que em 2020 era de R$3.330,43, e é cedida pelos Ministérios da Educação e Saúde.

O objetivo é fazer com que o residente possa se dedicar integralmente ao programa durante o período de duração do mesmo. “Mas como ingressar em uma residência?” Bem, isso acontece através de um concurso público. Por isso, se você estiver interessado em fazer, é importante ficar atento aos anúncios do seu estado.

Quais as áreas que esse profissional pode fazer residência?

Como nós mencionamos anteriormente, o ingresso da residência de Biomedicina é feito através de concurso público e, hoje em dia, o Brasil conta com 28 programas do tipo espalhados por todo o país.

As oportunidades são para várias áreas em que esse profissional já pode atuar logo após terminar a faculdade. Entre as principais, é possível citar: atenção básica, análises clínicas, saúde coletiva, terapia intensiva, urgência e emergência, além de hematologia e hemoterapia e muitas outras.

Quais são as vantagens para o biomédico em fazer uma residência?

Você viu que um biomédico não tem que fazer residência. No entanto, é preciso ter em mente que participar desse tipo de programa pode trazer inúmeros benefícios para a sua carreira profissional.

Isso porque, em primeiro lugar, ela é um diferencial enorme no currículo. Desse modo, pode ser a maneira pela qual o profissional irá se destacar no mercado de trabalho.

Outras vantagens de fazer uma residência são a possibilidade de ter mais ofertas de emprego e salários maiores, o que é normal para pessoas pós-graduadas. Fora isso, o programa permite que o recém-graduado exercite o que aprendeu na faculdade e ganhe mais experiência, enquanto ainda estuda.

Ainda por cima, fazer uma residência é uma ótima oportunidade para estudar mais, fazer novos contatos e ainda aprender sob a tutela de profissionais que já estão no mercado e, portanto, sabem bem como ele funciona.

Como se tornar um biomédico?

Ficou interessado em se tornar um biomédico após descobrir sobre a obrigação de fazer uma residência? Então saiba que o primeiro passo é ingressar em uma boa faculdade de Biomedicina.

A instituição, para que se enquadre nessa categoria, precisa ter autorização do MEC, estrutura completa, notas consistentes em exames de desempenho estudantil e boas avaliações dos estudantes.

Alguns exemplos de locais assim são as faculdades Anhanguera, Unopar e Pitágoras. Elas oferecem essa graduação, que é do tipo bacharelado e tem duração de cinco anos, por valores a partir de R$399,90, provando que não é preciso pagar caro para ter uma educação de qualidade.

Como é de nível superior, para ingressar nessa graduação, é preciso que o estudante tenha concluído o ensino médio. Ele também precisa ser aprovado em um processo seletivo, como o vestibular ou por avaliação da nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

O curso de Biomedicina é do tipo bacharelado e, normalmente, acontece na modalidade presencial. Isso porque essa graduação conta com muitas aulas práticas, portanto, é preciso ter o apoio de laboratórios completos.

Para se formar e ter em mãos o diploma, é preciso apresentar um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) para uma banca examinadora e ainda fazer vários estágios supervisionados. Neles, o estudante irá colocar em prática o que aprendeu e experimentar um pouco do dia a dia do trabalho.

Quais as principais disciplinas do curso de Biomedicina?

Por ser de longa duração, o curso de Biomedicina conta com muitas disciplinas. Todas elas são de extrema importância, pois preparam o estudante para enfrentar todos os desafios do mercado de trabalho.

Justamente por ter uma grade curricular bem ampla, algumas instituições costumam separar as matérias vistas em dois grupos ou ciclos. O primeiro é o básico, que foca em ensinar os conceitos da saúde.

O segundo é o profissionalizante. Este já é voltado para ensinar habilidades que são esperadas do biomédico, como análises clínicas e diagnósticos por imagem. Dito isso, nós separamos a seguir algumas das principais disciplinas vistas em Biomedicina. São elas:

  • Bacteriologia Clínica
  • Biomedicina Estética
  • Genética Médica
  • Imunologia Clínica
  • Farmacologia
  • Patologia Geral
  • Práticas em Saúde
  • Saúde Pública
  • Princípios Físico-Químicos Laboratoriais
  • Líquidos Biológicos
  • Micologia e Virologia
  • Estágios Supervisionados e muitas outras

Gostou de saber um pouco mais sobre o curso de Biomedicina e as possibilidades de carreira para um biomédico? Então aproveite os outros conteúdos que nós preparamos na Voomp sobre essa graduação para você e fique informado sobre tudo o que precisa saber sobre ela!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.8 / 5. Número de votos: 32

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.