InícioGraduaçãoBiomedicinaFaculdade de Biomedicina: como funciona?

Faculdade de Biomedicina: como funciona?

Com o avanço dos estudos biológicos aplicados à detecção de doenças, suas causas e seus tratamentos, em meados do século XX a Biomedicina foi concebida como uma ciência própria. Desta forma, o curso proporciona a possibilidade de se estudar e pesquisar objetos da biologia com ênfase na promoção da saúde humana.

Ficou curioso? Então acompanhe o conteúdo que a Voomp preparou para você conhecer como é a faculdade de Biomedicina, com tudo o que você precisa saber antes de ingressar no curso! 

Como é a faculdade de Biomedicina

O curso de graduação em Biomedicina busca formar profissionais que possam atuar de forma geral na promoção da saúde e na prevenção de doenças. Assim, a faculdade prepara biomédicos para realizar tarefas como coleta de materiais para análise laboratorial, pesquisas em biotecnologia e análises físico-químicas de matérias básicas para a população, como o ar e a água.  

Ao final do curso, o objetivo é que o formando tenha capacidade científica e intelectual para desenvolver atividades de análises clínicas, moleculares e ambientais, levando em conta a realidade social e cultural em que se encontra. Para que isso ocorra, são constantes as atividades práticas em laboratórios.

Ao cursar Biomedicina, você realiza estudos e trabalhos conectados com diversos campos do conhecimento. São áreas como Biologia, Medicina e Química, fundamentais para a compreensão do universo da Biomedicina e sua constante evolução.

Por ser uma área em crescimento, muitos estudantes têm procurado a faculdade de Biomedicina. A maioria dos cursos é ofertada em caráter de bacharelado, no entanto, há a possibilidade de cursar licenciatura em Biomedicina. Essa habilitação forma profissionais capacitados para atuar na Educação Básica e na Educação Profissional como professores. Bacana, não acha?

Quanto tempo dura a faculdade de Biomedicina?

De acordo com a determinação do Ministério da Educação, a carga horária mínima da graduação em Biomedicina é de 3.200 horas. Neste tempo, estão incluídas as atividades teóricas, práticas, estágio e trabalho de conclusão de curso. 

Não há uma norma que determine um número mínimo de semestres, então isso pode ficar de acordo com a instituição de ensino. No entanto, a maioria dos cursos possui duração de 4 anos. Em casos de curso de licenciatura em Biomedicina, pode haver um acréscimo de um ou dois semestres. 

Vale lembrar que esta é uma duração indicada pelos cursos, caso você cumpra a integralização das matérias como é sugerido. Você pode atrasar alguma matéria ou passar por algum imprevisto, mas fique tranquilo. Isso não irá prejudicar sua formação. Você tem liberdade para organizar seu cronograma de faculdade e o tempo em que precisará para se formar 😉

O que se estuda na faculdade de Biomedicina?

Como já mencionamos aqui, os estudos da faculdade de Biomedicina estão muito conectados com outros campos do conhecimento. Essa multidisciplinaridade visa conectar o estudante de forma completa com a promoção da saúde em nível individual e coletivo, levando em conta a realidade epidemiológica regional.

Desta forma, o Ministério da Educação determina os componentes curriculares  divididos em 4 grupos: Ciências Exatas, Ciências Biológicas e da Saúde, Ciências Humanas e Sociais e Ciências da Biomedicina. 

Os conteúdos que compõem as Ciências Exatas no curso de Biomedicina são referentes aos processos técnicos e metodológicos envolvendo conceitos de Química, Matemática e Física. Já as matérias das Ciências Biológicas e da Saúde incluem estudos sobre moléculas, células, funções de tecidos, órgãos e funcionamento geral do corpo humano. Além disso, estão contemplados estudos sobre processos bioquímicos, microbiológicos e imunológicos.

Nos conteúdos de Ciências Humanas e Sociais, os graduandos recebem uma formação sobre elementos inerentes à relação indivíduo e sociedade. Esse estudo visa garantir uma visão complexa sobre tópicos como cultura, comportamento, ética e gestão.

Por fim, nas Ciências da Biomedicina, estão inclusos fundamentos teóricos e práticos sobre saúde, meio ambiente, genética, biologia molecular e epidemiologia. No geral, são conteúdos mais específicos da faculdade de Biomedicina. 

Algumas matérias mais frequentes nas principais faculdades são:

  • Análises Físico-Químicas E Microbiológicas De Alimentos
  • Biologia Molecular E Biotecnologia
  • Líquidos Biológicos
  • Patologia Geral
  • Saúde Pública
  • Toxicologia

Quem faz faculdade de Biomedicina pode trabalhar em que?

O mercado de trabalho para biomédicos se encontra em ascensão. Com os avanços na área, a demanda por profissionais tem crescido ao longo dos anos. Diante deste cenário, pessoas formadas em Biomedicina podem atuar em diferentes áreas.

Em análises clínicas e laboratoriais, biomédicos podem coordenar a realização de exames, realizar análises microbiológicas de diferentes gêneros e trabalhar com saneamento básico. Um setor que tem crescido bastante é o da Biomedicina Estética. Neste ramo, profissionais podem atuar na prevenção de reações a procedimentos estéticos, como preenchimento labial e harmonização facial. 

Tanto em empresas privadas como em instituições públicas, o campo da pesquisa se mostra bastante promissor também. São cada vez maiores os esforços para prevenir doenças e epidemias, requerendo estudos e uso de novas tecnologias na Biomedicina.   

Por fim, o profissional biomédico pode atuar em outros serviços, como em Acupuntura, em Bancos de Sangue, em Farmacologia e Análises Genéticas. Uma boa especialização pode garantir um futuro de muito sucesso na sua carreira!  

E quanto custa a faculdade de Biomedicina?

Você pode encontrar ofertas de cursos de Biomedicina a partir de R$ 450 reais por mês. É claro, cursos na modalidade presencial tendem a ser mais caros, por disporem de sua estrutura para a realização das aulas. Nesta modalidade, as mensalidades podem passar de R$ 1.000. 

No entanto, no ensino semipresencial, você não fica para trás. O diploma tem o mesmo valor e as atividades práticas são realizadas em laboratórios presenciais. Ou seja, você só estuda a parte teórica do curso a distância. Você pode conferir ofertas de faculdades bem conceituadas que oferecem o curso de Biomedicina em ambas as modalidades clicando aqui.

Programas como o FIES, voltado para o financiamento das mensalidades, e o PROUNI, que oferece bolsas de estudos, podem ser boas alternativas se você deseja obter descontos para alavancar sua carreira.

Hoje ficamos por aqui e estamos muito contentes de ter sua companhia! Obrigado por acompanhar nosso conteúdo, estaremos sempre procurando ajudar você a expandir os seus horizontes rumo à carreira de biomédico. Conte com a Voomp! 😉

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 2

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.