InícioGraduaçãoBiomedicinaO que estudar para o vestibular de Biomedicina?

O que estudar para o vestibular de Biomedicina?

Prestar o vestibular de Biomedicina é uma grande chance para o aluno que deseja seguir a carreira e se tornar um cientista. Dessa maneira, é crucial saber antes o que estudar para essa prova e obter uma boa nota. Portanto, acompanhe este guia completo.

O que estudar para o vestibular de Biomedicina?

Em geral, o aluno que fará a avaliação deve focar mais nas Ciências Biológicas. Ou seja, são matérias que incluem Biologia e Física e todos os seus tópicos mais importantes.

As duas disciplinas, do mesmo modo, possuem grande valor para essa faculdade. Afinal, muitas aulas do dia a dia se baseiam nas ideias que partem dessas áreas. Logo, além de prepará-lo para a prova, isso já ajudará na sua formação profissional.

Saiba mais sobre a Biologia

Essa palavra tem origem na Grécia e quer dizer estudo da vida. Portanto, trata de temas que analisam como vivem os seres vivos no planeta. Dessa forma,  se divide em outras três vertentes, sendo elas:

  • Forma e base destes seres: Anatomia;
  • Estudo dos animais: Zoologia;
  • Análises sobre como o corpo humano funciona: Anatomia Humana.

Outros ramos importantes

A prova para Biomedicina foca muito em assuntos de Biologia. Portanto, é interessante conhecer sobre outros temas que também costumam aparecer tanto no ENEM quanto no vestibular.

Ecologia

Aqui se estuda como as criaturas interagem entre si em um ambiente no qual vivem. Antes de tudo, é um ramo da Biologia que estuda esses conceitos desde tempos antigos. O ENEM, por exemplo, costuma cobrar muitos assuntos de ecologia como:

  • Espécie, Ecótipo e Habitar;
  • Nicho ecológico e Fatores abióticos e bióticos;
  • Relações ecológicas e, por fim, nível trófico.

Microbiologia

A área cuida de seres pequenos o bastante para ser vistos apenas via microscópio. Assim, esse é um dos principais tópicos muito presentes nas provas que abordam assuntos de Biologia.

Botânica

De modo geral, a botânica fala tudo em torno das algas, plantas e dos fungos. Além disso, trata de assuntos que incluem taxionomia, fitopatologia. Veja outros temas que costumam aparecer com frequência no vestibular de Biomedicina.

  • Ecologia vegetal;
  • O Reino Plantae.

A Química para o vestibular de Biomedicina

Quando se fala de Química, sabemos que o foco da área é o estudo da matéria. Dessa maneira, os tópicos em torno da mesma falam sobre como se constitui e, acima de tudo, se transforma a matéria.

O objeto maior desta área é tudo o que ocupa um espaço e tem massa. A princípio, sua composição é de átomos, que formam grupos e as mais variadas substâncias que existem. Acima de tudo, os conceitos mais gerais são:

  • Radioatividade e deslocamento de equilíbrio;
  • Chuva ácida, efeito estufa e ligações entre moléculas e entre átomos;
  • Pilha e eletrólise, PH e KS.
  • Reações inorgânica;
  • Conceito de mol e ligações químicas.
  • Álcoois (Desidratação, oxidação, adição e substituição);
  • Polimerização.

Biomedicina e Medicina não são a mesma coisa!

Um ponto crucial antes de fazer vestibular de Biomedicina é saber que essas duas profissões (Biomedicina e Medicina) não são iguais, pelo contrário. Assim, as tarefas do biomédico estão mais ligadas a trabalhos no laboratório.

Por isso, o biomédico não chega a fazer consulta com pacientes e nem prescreve remédios. Por sua vez, o médico, em geral, cuida de tratar e curar a doença que afeta uma pessoa. Porém, o profissional em Biomedicina tenta entender como a mesma age em cada corpo.

É por essa razão que quem trabalha no ramo exerce o papel de cientista para pesquisar medicamentos novos e realizar exames. Dessa forma, uma profissão tem impacto na outra, ainda que sejam bem diferentes.

Como passar no vestibular de Biomedicina

Agora você já viu o que estudar para essa prova e já conhece um pouco sobre a área, é hora do próximo passo no intuito de se preparar bem e entrar na faculdade. Assim, conheça essas 5 dicas para passar no exame:

  1. Pegue os dados no edital;
  2. Crie um cronograma de estudos;
  3. Procure provas mais antigas;
  4. Foque em Ciências Biológicas;
  5. Tenha um plano B.

1 – Pegue os dados no edital

Este pode ser tido como um passo inicial para o vestibular de Biomedicina. Afinal, no edital constará tudo o que você precisa saber sobre a prova. As regras, fases e as matérias que serão temas das questões são bons exemplos disso.

Vale a pena, portanto, ler o edital mais de uma vez para não esquecer nada. Além disso, algo que muitos candidatos fazem é anotar tudo, ou pelo menos os detalhes mais úteis, antes de dar início aos estudos.

2 – O vestibular de Biomedicina requer um cronograma de estudos

A próxima etapa após essa coleta de dados é criar um plano de estudos. Dessa maneira, é possível traçar uma rotina com os dias e horários que o aluno define. Acima de tudo, essa ação o ajuda a ter mais foco e ordem no dia a dia.

Junto do cronograma, é válido fazer um trabalho de pesquisa, elaborar anotações e resumos do conteúdo. Assim, fica bem mais fácil assimilar os conteúdos que por sinal são muitos.

3 – Procure provas mais antigas

Esta é uma forma de saber como o vestibular de Biomedicina será na prática. A princípio, várias faculdades dispõem testes antigos que o candidato pode fazer ao longo do seu tempo de preparação.

4 – As Ciências Biológicas e o vestibular de Biomedicina

O grande foco do curso, seja nos vestibulares ou na graduação, é a área de Ciências Biológicas. Dessa forma, é muito importante que você dê uma atenção especial aos conteúdos dessa área.

De fato, não dá para deixar de lado as outras disciplinas durante o estudo. No entanto, essa é uma boa chance de se preparar, com foco em ideias que pesam mais para o ramo da Biomedicina.

5 – Tenha um plano B

A dica final é evitar apostar todas as suas fichas em apenas um caminho. Ainda mais hoje, com tantas formas diferentes de ingressar no ensino superior. Logo, é uma ação que o ajudará a lidar com ansiedade e possíveis imprevistos.

Neste texto, você viu o que estudar para entrar na faculdade de Biomedicina. Além disso, com essas dicas, se preparar para a prova vai ficar muito mais simples. Então, é a sua vez de dar o próximo passo no intuito de conseguir ingressar no curso dos seus sonhos.

Continue nos acompanhando para mais informações que podem ajudar no seu desenvolvimento acadêmico e profissional, vem de Voomp!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.7 / 5. Número de votos: 28

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.