InícioGraduaçãoBiomedicinaComo empreender em Biomedicina?

Como empreender em Biomedicina?

De início, quando imaginamos empreender em Biomedicina, a maioria das pessoas pensa a gestão de algum tipo de clínica ou laboratório. Pois saiba que esse setor vem se destacando no universo do empreendedorismo.  Felizmente, o profissional pode empreender em Biomedicina e ter o seu próprio negócio inovador, ampliando suas possibilidades de carreira.

Dessa forma, se você pretende cursar Biomedicina e fazer a diferença na vida das pessoas, é importante entender porque empreender nessa área é uma boa opção. De certo modo, a maioria dos aspirantes a empreendedores na Biomedicina acredita que um dia abrirá uma empresa, mas geralmente não sabe como.

Abrir uma empresa não pode ser de forma casual. Na verdade, requer um planejamento significativo e muitos eventos devem convergir simultaneamente para o sucesso. Algumas pessoas descrevem a convergência bem-sucedida de tempo e oportunidade como “serendipidade”, outros chamam de “acaso” ou “sorte”. Como quer que você chame, preste atenção às palavras de Louis Pasteur, que disse: “o acaso só favorece a mente preparada”. Assim, saber o que fazer primeiro pode acabar sendo muito desafiador, pois há muitas coisas a serem realizadas.

De acordo com o Conselho Federal de Biomedicina (CFBM), quem se forma na área e quer empreender em Biomedicina tem 35 habilitações diferentes para escolher, que vão desde análises clínicas à estética. Como você deve imaginar, todas as opções podem ser promissoras, uma vez que o sucesso profissional depende muito do quanto o biomédico poderá se dedicar ao seu empreendimento. Porém, obviamente, há setores que têm maiores probabilidades de sucesso para quem tem vontade de empreender.

Confira um pouco mais sobre como empreender em Biomedicina.

Comece a empreender a partir de uma necessidade real do mercado

Antes de mais nada, boas ideias não passam de apenas isso se não forem aplicadas adequadamente no mercado. No entanto, nem todas as ideias produzem o efeito desejado. Nesse sentido, reconheça que existem muitas tecnologias interessantes ainda em busca de uma necessidade de mercado. Desse modo, esteja certo de que há uma necessidade real do mercado para o seu futuro produto. Além disso, certifique-se de que a tecnologia de interesse seja protegida por propriedade intelectual. Em seguida, proteja os ativos, direitos e compromissos dos inventores e pessoal-chave que têm o know-how necessário para tornar bem-sucedida a tecnologia que você usará para empreender.

Por outro lado, na área de Biomedicina, uma das possibilidades é investir em auditoria. Ao fazer uma especialização no setor, o profissional estará capacitado para avaliar os procedimentos realizados em unidades de saúde. Logo, você poderá abrir o próprio empreendimento tornando-se um consultor. Afinal, a partir de sua avaliação, conseguirá prestar orientação, identificando o que precisa ser mudado, alinhando os custos e, assim, promovendo melhorias.

Dessa maneira, empreender em Biomedicina é totalmente compatível. Assim, aproveite para conhecer os cursos de especialização para biomédicos. Nesses, você poderá identificar oportunidades no segmento para conseguir investir em sua futura empresa.

É importante se especializar para empreender em Biomedicina

De maneira geral, após identificar um nicho para empreender em Biomedicina, o próximo passo é se especializar. De forma que o conhecimento será fundamental para conquistar o sucesso. Nessa perspectiva, uma pós-graduação fará toda a diferença. Para os que desejam apostar no setor de consultoria, o curso de auditoria oferece todo o conhecimento necessário, por exemplo.

Nesta especialização, o profissional terá contato com as disciplinas:

  • Introdução à Auditoria em Saúde,
  • Auditoria de Custos de Saúde,
  • Auditoria de Assistência de Saúde,
  • Auditoria de Qualidade,
  • Bioética na Atuação Profissional.

Portanto, a partir desta formação, o biomédico poderá aplicar o conhecimento teórico nos serviços de auditoria, identificando os pontos críticos nas instituições de saúde com a finalidade de alinhar custos e promover melhorias. Além disso, esse profissional também irá desenvolver competências para que consiga estruturar processos para ações de auditoria em hospitais, laboratórios, órgãos públicos e clínicas, se tornando qualificado como consumidor.

Porém, com tantas opções promissoras para empreender em Biomedicina, é comum que ainda haja dúvida sobre qual nicho escolher. Para que isso ocorra da melhor forma, o primeiro passo para quem quer trabalhar na área obviamente é cursar uma graduação em Biomedicina. Nas faculdades mais renomadas, o curso conta com uma grade curricular que traz não somente conhecimentos técnico-científicos, mas também empreendedorismo e inovação, além de uma infraestrutura e um corpo docente compatíveis com o mercado de trabalho.

Ao decorrer da faculdade, é relevante que o aluno já busque experiências práticas até encontrar um nicho promissor de atuação com o qual se identifique. Isso irá definir o caminho para que possa investir em uma especialização. Como dito anteriormente, durante o curso é importante que o aluno tenha consciência de sua área de afinidade na Biomedicina.

Um bom advogado e uma estratégia de marketing e negócios bem planejada

Possuir um advogado como parceiro é fundamental, pois esse profissional será a pessoa que irá fornecer aconselhamento e orientação. Assim, ele o ajudará a navegar pelas questões corporativas e de negócios durante todos os estágios de estabelecimento e crescimento de sua empresa. Na primeira semana após sua empresa iniciar, você terá o número de telefone dessa pessoa gravado na memória. Portanto, o advogado precisa ser alguém em quem você confie e com quem consiga trabalhar. Acima de tudo, um profissional com muitos anos de experiência em assessoria à empresas de Biomedicina.

Outra coisa importante é possuir um plano de negócios bem escrito que descreva claramente o problema e a necessidade de mercado, além de como seu produto ou serviço irá resolvê-lo, quanto seu dinheiro vai gerar, o que você pretende fazer com o dinheiro, qual o retorno e a saída para o investidor e quem é o pessoal-chave dentro da empresa.

Dessa maneira, inscreva seu plano de negócios com a orientação de seu advogado. Ele o ajudará a converter isso em um documento de arrecadação de fundos. Em seguida, você buscará um público com os grupos de investidores adequados interessados em seu estágio e setor da indústria.

Por fim, ao empreender em Biomedicina, é preciso ficar atento aos seus planos de negócio, juntamente à sua área de atuação, baseada juridicamente. Deste modo, seu foco será em poder servir as pessoas e empresas da melhor forma possível, seja através de algum produto ou serviço.

De qualquer maneira, desejamos que você tenha uma boa sorte em sua jornada empreendedora no setor!

Continue nos acompanhando para mais informações que podem ajudar no seu desenvolvimento acadêmico e profissional, vem de Voomp!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 3.8 / 5. Número de votos: 4

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.