InícioGraduaçãoEngenharia Ambiental5 maiores tendências de Engenharia Ambiental

5 maiores tendências de Engenharia Ambiental

A Engenharia Ambiental se preocupa com o meio ambiente e a relação dele com a sociedade. Não é somente cuidar da natureza, mas saber usar seus recursos naturais de forma sustentável. Isso ajuda a mantê-la e também a produzir riquezas. Sob esse ponto de vista, esse campo de estudo já é uma tendência, visto que se alinha com as preocupações atuais de preservação ambiental.

Mas tem outros pontos a serem analisados. A própria Engenharia Ambiental vem evoluindo ao longo dos anos, acompanhando o desenvolvimento tecnológico e a devastação do ambiente. Por outro lado, ela pensa em como usar a natureza a favor – dela e nosso – para que todos saiam ganhando.

Dessa forma, vamos ver o que é o curso de Engenharia Ambiental, qual é a grade curricular, e as tendências dessa carreira para os próximos anos.

O curso de Engenharia Ambiental

A graduação é oferecida na modalidade bacharelado e tem duração de quatro a cinco anos. A grade curricular tem disciplinas que falam de climatologia, hidrologia, resíduos sólidos, manejo de águas pluviais e avaliação de impactos ambientais. Afinal, ele vai lidar com esses assuntos no dia a dia.

Mas há matérias mais generalistas, que ajudam o futuro engenheiro na sua profissão. Algumas delas são administração, matemática, economia, eletricidade, física e química. Como o profissional de Engenharia Ambiental lida com números, contas e também com a natureza, ele precisa ter uma formação mais abrangente.

Ele também tem aulas de planejamento urbano e rural, visto que ele vai atuar nos processos de impacto ambiental de novos empreendimentos. A legislação ambiental merece ser vista em detalhes. Há uma série de leis e normas que regem a atuação de resíduos sólidos, manejo florestal e ocupação do solo. Esses procedimentos precisam ser feitos seguindo as leis, para que os projetos de novas obras possam ser aprovados.

Por conta dessa área ampla de atuação, o profissional de Engenharia Ambiental tem um campo extenso de trabalho. Para ajudar, é uma área em expansão, que demanda cada vez mais profissionais habilitados. Veja algumas das tendências da Engenharia Ambiental e fique de olho!

Gestão Ambiental

Essa é uma das principais áreas nas quais o engenheiro vai atuar. É aqui que ele precisa analisar as possibilidades de exploração econômica de uma determinada área, sem deixar de lado a preservação ambiental.

Ele precisa analisar como fazer a prospecção de minérios, recursos vegetais ou hídricos, de forma a ter o mínimo impacto no ambiente. Caso seja necessário, ele pode elaborar planos para fazer uma compensação ambiental, para diminuir os prejuízos.

Ele pode atuar também com as comunidades locais, que podem se tornar colaboradores do projeto e ajudar na preservação. Isso também traz progresso para o local, visto que todos poderão trabalhar e ter uma renda.

Tecnologia Ambiental

A tecnologia é parte muito importante no desenvolvimento de novos métodos de trabalho, e na Engenharia Ambiental não seria diferente. É outra área em expansão, ainda mais por conta do aumento da preocupação de governos e empresas na preservação do meio ambiente.

Novas substâncias, técnicas e conhecimentos só têm a agregar. Pode ser uma nova forma de tratar os rejeitos das empresas e do esgoto doméstico, por exemplo. Ou um novo jeito de extrair minérios ou madeiras sem impactar a área ao redor. E ainda fazer alguma compensação ambiental.

Até novos equipamentos que otimizem o uso de matéria-prima natural, para evitar o desperdício e reduzir o consumo entram na lista. Ou o reaproveitamento de sobras e materiais que iriam para o lixo.

Geotecnia Ambiental

É uma área híbrida, que une a Engenharia Civil com a Ambiental. A Geotecnia já faz o estudo dos solos para determinar a melhor forma de se construir um prédio ou casa. O que a Geotecnia Ambiental faz é elaborar estudos para que haja o mínimo impacto ambiental. E aqui falamos da extração de madeira, areia e o uso de água.

Além disso, esse campo procura evitar ou minimizar os impactos que uma nova construção possa ter com a natureza ao redor. Da mesma forma, é necessário estudar como a geração de resíduos sólidos vai afetar o ambiente e como evitar que isso aconteça.

É uma área que vem recebendo mais atenção por parte da construção civil, visto que a legislação para construir em áreas próximas às de preservação ambiental são muito rígidas. É onde entra o trabalho do engenheiro ambiental. Ele precisa elaborar projetos que minimizem os problemas futuros, dentro do que a lei exige.

Ecodesign na Engenharia Ambiental

A tecnologia novamente é uma grande aliada da Engenharia Ambiental. Com desenhos inovadores, os engenheiros podem projetar ambientes, serviços e produtos que sejam mais amigáveis com o meio ambiente.

Isso significa elaborar produtos que usem materiais recicláveis ou sustentáveis, bem como com desenhos que facilitem o uso. No caso de ambientes, verifica-se, por exemplo, o aproveitamento da luz solar para diminuir o uso de iluminação artificial. O desenho também leva em consideração a circulação de ar, para evitar o uso de ar condicionado. Além disso, a utilização de materiais de construção mais naturais faz a obra entrar em harmonia com o ambiente.

Gerência de Relações Ecológicas

É uma área que tem recebido atenção especial, por conta da sua importância. Na Engenharia
Ambiental, não basta somente focar no impacto ambiental de um empreendimento. É importante também verificar o quanto a população ao redor sofrerá algum tipo de prejuízo. Aqui, as relações ecológicas funcionam como uma ponte dos moradores locais com a natureza.

Fazer planos educativos, que mostrem a eles o quanto é vantajosa a preservação das áreas ao redor, bem como levar capacitação para que eles possam trabalhar em programas socioambientais. Um exemplo são as populações que têm seu sustento na exploração de determinado recurso vegetal, animal ou mineral.

Um trabalho educativo pode trazer a eles técnicas mais avançadas de exploração, junto com a recuperação das áreas que já foram atingidas ou degradadas. No final, todo mundo ganha: os moradores, cujos produtos adquirem valor agregado por serem amigos do meio ambiente. E a natureza, que será recomposta aos poucos, pelas pessoas que melhor a conhecem.

Gostou desse conteúdo? Então fique com a gente e leia também sobre O que faz o profissional de Engenharia Ambiental.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.