InícioGraduaçãoEngenharia Ambiental8 maneiras de mudar o mundo sendo um engenheiro ambiental

8 maneiras de mudar o mundo sendo um engenheiro ambiental

Engenheiro ambiental é o profissional do futuro.

Como vivemos hoje e o impacto que isso pode gerar nas próximas gerações diz muito sobre a atuação deste profissional.

Por isso, no artigo de hoje falaremos das 8 diferentes maneiras que um engenheiro ambiental pode mudar o mundo através das suas ações. Acompanhe!

O que é Engenharia Ambiental?

A Engenharia Ambiental, também conhecida como Engenharia do Ambiente, estuda os problemas ambientais integradamente nas suas dimensões ecológica, social, econômica e tecnológica, visando à promoção do desenvolvimento sustentável.

Logo, se faz necessário entender a relação entre o homem e os fatores ambientais, de modo a identificar os impactos causados e pensar em formas de promover a sustentabilidade.

O que faz um engenheiro ambiental?

Primeiramente, sua missão é preservar os recursos naturais e promover um desenvolvimento mais sustentável para o meio ambiente.

Para isso acontecer, o engenheiro ambiental avalia os efeitos causados por estas atividades e elabora um planejamento de ações para minimizar seu impacto na natureza.

Sendo assim, para que este profissional possa desempenhar o seu papel existem algumas ações que ele realiza que podem ajudar a mudar o mundo e nós falaremos a seguir quais são elas.

8 maneiras de mudar o mundo sendo um engenheiro ambiental

De antemão, os conhecimentos e habilidades do engenheiro ambiental são parte integrativas para que o mundo possa se tornar um lugar melhor.

Por isso, a seguir listamos 8 maneiras disso acontecer:

1. Construção Civil

A primeira maneira de mudar o mundo é na construção civil.

Neste local, o engenheiro ambiental realiza análises de impacto e acompanha obras para verificar seus impactos no meio ambiente.

Além disso, ele é responsável por emitir laudos e pareceres técnicos.

E também, por conseguir as licenças ambientais necessárias para a construção.

2. Saneamento básico

Aqui o engenheiro ambiental atua no controle da qualidade do meio ambiente através de redes de monitoramento e de vigilância. 

Do mesmo modo, ele também desenvolve sistemas para a gestão e o tratamento de resíduos líquidos, sólidos e gasosos.

Apesar disso, sua relevância neste campo é importante, pois, o descarte incorreto do esgoto na natureza pode provocar diversos impactos ambientais.

Dentre estes impactos,  a redução da quantidade de oxigênio dissolvido nas águas e, consequentemente, a morte de peixes e a diminuição da diversidade biológica. 

Além disso, o engenheiro ambiental que atua no saneamento básico fazendo a análise dos riscos e dos impactos ambientais dos efluentes, quantificando como agridem a natureza e prejudicam o equilíbrio ecológico. 

3. Tratamento do lixo

Antes de tudo, o profissional de engenharia ambiental atua diretamente nas indústrias, com o intuito de evitar a produção excessiva de lixo.

Ou ainda, trabalhando em locais que fazem a coleta desses materiais.

Por exemplo, o excesso de lixo descartada de maneira inadequada gera sérios danos ao meio ambiente, prejudicando todo o equilíbrio ecológico. 

Por isso, o engenheiro ambiental acaba utilizando técnicas específicas para propõem soluções para a redução da produção excessiva dos resíduos sólidos em indústrias, reduzindo consequentemente o impacto que eles causam na natureza.

4. Gerenciamento de sistemas de distribuição de água

A principal função do engenheiro ambiental no gerenciamento das águas é desenvolver sistemas que possibilitem o menor desperdício durante a distribuição e o transporte desse recurso. 

Pois, somente através de análises dos cursos das águas e estudos sobre a melhor maneira de utilizá-las é possível não gerar desperdícios.

Logo, esse profissional também desenvolve sistemas para tratamento das águas residuais que, combinados com a tecnologia, acabam se adequando à qualidade necessária para poderem ser descartadas no meio externo ou ainda reutilizadas.

Por último, ele ainda trabalha com métodos para obtenção de águas provenientes de outras fontes, como a chuva, para elas serem utilizadas em diversos procedimentos, reduzindo e preservando esse recurso natural.

5. Sistemas de energia

A princípio, o engenheiro ambiental atua desenvolvendo maneiras de reduzir os danos causados ao meio ambiente para a produção de energia, analisando esses processos e encontrando formas alternativas que sejam menos agressivas.

Deste modo, ele acaba utilizando formas de produção de energia que não agridem o meio ambiente com tamanha intensidade, como a solar e a eólica. 

Embora, para isso acontecer, é preciso compreender qual a demanda de energia necessária e o potencial do local.

Pois, é possível que se reduzam as agressões ao meio ambiente, mas os gastos com matéria-prima se elevem e, consequentemente, se produza mais lixo, não obtendo nenhuma vantagem sustentável.

6. Planejamento e Gestão Ambiental

Quando se trata de planejamento e gestão ambiental, o profissional realiza estudos aprofundados sobre o impacto que as atividades econômicas geram no meio ambiente. 

Assim, a partir desses estudos, o engenheiro planeja as ações de exploração e utilização de recursos naturais para minimizar o impacto.

Logo, maneiras de reutilizar resíduos industriais com o propósito de otimizar a produção, reduzir gastos e minimizar os efeitos causados no meio ambiente também fazem parte da sua maneira de mudar o mundo.

7. Poluição ambiental

Desde já, reduzir os impactos ambientais causados pela poluição do ar acabam gerando campo de pesquisa para o engenheiro ambiental.

Para isso, ele procura soluções para melhorar a qualidade do ar e evitar que novos poluentes sejam lançados.

Assim, não só no auxílio da redução dos danos causados ao meio ambiente esse profissional preza, mas também pela qualidade na saúde dos seres humanos.

8. Recuperação de áreas degradadas

Por fim, quando se trata da recuperação de áreas degradadas o engenheiro ambiental realiza mapeamentos e levantamentos geográficos, assim como, elabora estudos sobre impactos ambientais em determinadas áreas.

Com a finalidade de, em áreas poluídas ou degradadas pela ação humana, ele possa desenvolver e executar projetos de recuperação ambiental.

Vá ainda mais longe como engenheiro ambiental

Agora que chegou até aqui é hora de ir ainda mais longe na profissão de engenheiro ambiental.

Sendo assim, aconselhamos a você a leitura de um artigo super completo do nosso portal sobre: A grade curricular do curso de Engenharia Ambiental. Leia e fique por dentro dessa profissão do futuro.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 2

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.