InícioGraduaçãoEngenhariaEngenharia Ambiental: descubra como é a faculdade

Engenharia Ambiental: descubra como é a faculdade

Com objetivo de promover a sustentabilidade no desenvolvimento da sociedade, o curso de Engenharia Ambiental tem como foco os estudos sobre questões ecológicas, econômicas e tecnológicas. Sem dúvidas, um trabalho fundamental para a saúde do nosso planeta. 

Que tal conhecer a faculdade que forma os profissionais que desempenham este trabalho? A Voomp te acompanha e te ajuda a ficar por dentro de como funciona a sua próxima faculdade!

A faculdade de Engenharia Ambiental 

O curso de graduação em Engenharia Ambiental está situado nas áreas de Ciências de Tecnologia e Ciências do Meio Ambiente. Como ocorre nas diversas especialidades de engenheiros, os profissionais formados neste curso devem formular estratégias para solucionar problemas de engenharia. Neste caso, soluções aplicadas ao meio ambiente e à gerência de recursos naturais.   

Engenheiros ambientais são responsáveis por muitas funções essenciais à sociedade. São atividades como estudos de previsão de impactos ambientais, planejamento de construções sustentáveis, licenciamento e gestão ambiental. Nos trabalhos de planejamento urbano, atuam avaliando níveis de poluição do ar, da água e do solo.

Ou seja, a faculdade de Engenharia Ambiental forma profissionais que atuam em diversas frentes, fornecendo um conhecimento plural e variado sobre tecnologia e meio ambiente. Dada a crescente preocupação da sociedade com a sustentabilidade das ações humanas ao longo do tempo, o curso de Engenharia Ambiental tem crescido bastante.

Quanto tempo dura a faculdade de Engenharia Ambiental?

O curso de Engenharia Ambiental costuma ter duração de 5 anos. Durante esses 10 semestres, os alunos desenvolvem atividades teóricas e práticas, com realização de estágio obrigatório, atividades extracurriculares e o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).

Durante este tempo de formação, o graduando pode integrar projetos institucionais, monitorias, participar de congressos acadêmicos e de grupos de pesquisa. Além disso, o aluno pode realizar estágio não-obrigatório, desde que o período do estágio não ultrapasse 2 anos no total.

A duração de 5 anos costuma ser estipulada pelas faculdades com base na sequência sugerida de matérias. Dependendo da instituição, é possível adiantar ou atrasar matrículas, o que pode afetar o tempo de duração do curso. 

O que se estuda no curso de Engenharia Ambiental?

É muito comum que não haja diferença significativa entre os primeiros semestres dos cursos de Engenharia. Normalmente, no início da graduação, as matérias possuem caráter introdutório sobre princípios matemáticos e de engenharia

Alguns conteúdos básicos presentes nas disciplinas da faculdade são: Economia, Física, Matemática e Estatística, Administração, Gestão e Desenho Técnico. Há, também, os chamados conteúdos profissionalizantes. São matérias sobre temas como Segurança do Trabalho, Climatologia, Hidrologia e Termodinâmica.

Além de conteúdos técnicos e aplicados ao meio ambiente, tópicos sociais e de humanidades também compõem a grade curricular. Estudos sobre antropologia, questões culturais, sociedade e sustentabilidade.

Conheça algumas das disciplinas mais frequentes nas grades curriculares de Engenharia Ambiental:

  • Álgebra e Cálculo
  • Ciência dos Materiais
  • Geologia
  • Legislação Ambiental
  • Planejamento e Gestão Ambiental
  • Química Ambiental

E quanto custa a faculdade de Engenharia Ambiental?

Por ser um curso que utiliza muitas ferramentas, laboratórios e equipamentos de tecnologia de ponta, os valores das mensalidades de Engenharia Ambiental são um pouco mais caros do que a maioria dos cursos. Você encontra mensalidades que, em média, giram em torno de R$ 1.500 reais. 

No entanto, existem cursos oferecidos por boas universidades que podem custar um pouco menos. A dica da Voomp é fazer uma boa pesquisa, colocar todos os benefícios na balança e escolher qual a melhor faculdade de Engenharia Ambiental para você. 

Existem algumas dicas para você obter bons descontos nas mensalidades. Uma boa nota no ENEM ou no vestibular pode te habilitar a concorrer em programas de bolsas em universidades, como ocorre no PROUNI. Já no FIES, você cursa sua faculdade e começa a pagá-la somente depois de formado. Interessante, não é mesmo? 

Como é o mercado de trabalho para engenheiros ambientais?

O profissional formado em Engenharia Ambiental sai capacitado para atuar em diversas frentes. Como já mencionamos, os cuidados com o futuro do meio ambiente têm crescido ao longo do tempo, o que se reflete em ações de empresas, ONGs e instituições governamentais. Sendo assim, o Engenheiro Ambiental pode trabalhar com gestão de projetos ambientais, coordenando o tratamento de elementos do meio ambiente e avaliando riscos

Também cabe ao Engenheiro Ambiental prevenir desastres ambientais, realizando avaliações técnicas e emitindo pareceres. No serviço público, são profissionais fundamentais para atuarem no planejamento sanitário e urbano, atendendo às demandas das cidades sem prejudicar a natureza e garantindo bem-estar à comunidade.

Com o constante crescimento de cidades, realização de obras que interferem na paisagem e a necessidade de garantir condições sanitárias para a população, o trabalho de Engenheiros Ambientais está longe de se tornar dispensável. Ou seja, há uma boa projeção de demanda de trabalho para as próximas décadas. Se você deseja cursar a faculdade de Engenharia Ambiental, nós ficamos muito entusiasmados com sua escolha! 

Enfim, ficamos contentes em ter sua companhia até aqui. Obrigado por acompanhar nosso conteúdo, estaremos sempre procurando ajudar você a expandir os seus horizontes. Conte com a Voomp! 😉

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 2.5 / 5. Número de votos: 2

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.