InícioGraduaçãoEngenhariaSaiba como funciona a faculdade de Engenharia de Software!

Saiba como funciona a faculdade de Engenharia de Software!

As tecnologias estão em constante renovação e aperfeiçoamento, tudo isso de forma muito rápida. E nós, enquanto sociedade, usufruímos cada vez mais de serviços como aplicativos de delivery e de compras on-line. Você sabia que por trás desses serviços há muito trabalho dos engenheiros de software?

Neste post, vamos abordar como funciona o curso de Engenharia de Software! Que tal conhecer um pouco mais sobre a formação e a carreira de quem atua nesta área?

A faculdade de Engenharia de Software

Você sabe o que é um software? Tecnicamente, é o nome dado à programação que faz com que computadores processem informações e dados e ofereçam respostas. Pode parecer difícil de entender em um primeiro momento, mas o utilizamos a todo momento. Quando você entra na internet, por exemplo, está utilizando diversas interfaces programadas, como seu sistema operacional e o seu navegador.

Este é o trabalho desenvolvido por profissionais formados em Engenharia de Software: desenvolver programas, processar dados, testar a qualidade dos softwares e aprimorá-los. Softwares existem para várias funcionalidades, desde serviços básicos do cotidiano, como jogos e aplicativos, até programas complexos usados por governos. 

Para estudar nesta área, é preciso desenvolver algumas habilidades. Ter uma visão geral sobre todas as funções de um engenheiro de software e ter interesse por conhecer novas tecnologias e ferramentas são fundamentais. Ter conhecimento sobre a língua inglesa também é essencial, uma vez que boa parte do trabalho é desenvolvido neste idioma. 

Muita gente confunde Engenharia de Software com Engenharia da Computação, afinal, são áreas muito próximas e que se relacionam. Contudo, o curso de Engenharia da Computação é voltado ao estudo e desenvolvimento de hardwares (computadores, videogames, placas), componentes que interagem com os softwares. 

Ao concluir o curso, você torna-se bacharel em Engenharia de Software. A faculdade pode ser realizada de modo presencial ou EAD. Apesar de o curso exigir atividades práticas, muitas delas podem ser realizadas de sua própria casa, com acesso a um computador. 

Engenharia de Software: qual a duração do curso?

O curso de Engenharia de Software é uma das engenharias que tem menor duração. Você pode encontrar cursos com tempo entre quatro e cinco anos, dependendo do tempo proposto pela instituição de ensino. 

Neste período de formação, os alunos podem realizar diversas atividades além das aulas obrigatórias. Como ocorre na maioria das faculdades e, especialmente nos cursos de tecnologia, o conhecimento é conectado ao redor do mundo. Realizar um intercâmbio nesta área pode ser bem proveitoso. 

Muitas faculdades oferecem cursos de inglês através de projetos. Realizar um curso e aprimorar seu segundo idioma certamente irá ajudar bastante! Além disso, no final da graduação, os alunos devem apresentar um Trabalho de Conclusão de Curso e realizar um estágio, obrigatórios para a obtenção do diploma. 

Faculdade de Engenharia de Software: o que se estuda?

Antes de estudar os conhecimentos mais específicos do universo dos softwares, os graduandos recebem uma formação introdutória e diversificada em assuntos que serão a base do conhecimento. Nos primeiros semestres, conteúdos de matemática, lógica e cálculo são muito frequentes.

Vale observar que a faculdade de Engenharia de Software engloba conhecimentos de outras engenharias também. É normal que a grade curricular possua matérias em comum com cursos como Ciência da Computação, Análise e Desenvolvimento de Sistemas e Tecnologia da Informação.

Ao longo da faculdade, os estudantes aprendem a programar em diversas linguagens, construir softwares, identificar e resolver problemas. Você também encontra temas de estudos sobre gestão de projetos e análise e processamento de dados.  

Ficou curioso para conhecer algumas disciplinas deste curso? Tudo bem. Listamos algumas matérias presentes na grade curricular da faculdade Unime:

  • Algoritmos E Programação Estruturada
  • Computação em Nuvem
  • Desenvolvimento de Sistemas E-Commerce
  • Gerenciamento e Qualidade de Software
  • Linguagem de Programação
  • Lógica Computacional
  • Programação E Desenvolvimento De Banco De Dados
  • Programação Web
  • Projeto De Software
  • Sistemas Operacionais
  • Testes E Manutenção De Software

Qual o valor da faculdade de Engenharia de Software?

Se você deseja cursar uma faculdade de Engenharia de Software, temos uma boa notícia. A faculdade é uma das mais baratas na área das engenharias! Com menos de R$ 600 por mês, você pode cursar a faculdade de modo presencial. 

No entanto, se você procura por uma opção mais em conta ou possui menos flexibilidade no seu dia a dia, o curso no formato de Ensino a Distância (EAD) pode ser uma ótima alternativa. Assim, você realiza sua graduação de casa e arca com custos menores. Com menos de R$ 200, você já pode começar seus tão sonhados estudos!

Algumas faculdades reconhecidas no mercado oferecem o curso e possuem preços bem interessantes, confira aqui. Ah, e se você deseja obter descontos ou pagar sua faculdade somente depois da formatura, vale a pena conferir as possibilidades oferecidas pelos programas FIES e PROUNI.

Como é o mercado de trabalho para engenheiros de software?

Não há dúvidas de que há uma grande demanda por profissionais com formação e capacitação na área de desenvolvimento de softwares, programas e plataformas virtuais. Com o cenário mundial imposto pela pandemia, o ambiente digital passou por uma verdadeira transformação, crescendo em importância e expandindo horizontes. Esse movimento deu uma boa aquecida no mercado de trabalho. 

Desta forma, abrem-se portas para profissionais que tenham habilidade para programação, desenvolvendo aplicativos, plataformas de ensino, sites para internet, portais de e-commerce, entre outras ferramentas. 

O uso de bancos de dados para armazenar e analisar informações tem crescido bastante em diversos setores da sociedade. Neste ambiente, Engenheiros de Software podem trabalhar em empresas, indústrias e até mesmo instituições esportivas. Através da análise de dados, muitas decisões são orientadas. 

Start-ups de tecnologia também contam com a atuação de Engenheiros de Software. São espaços em que o profissional pode experimentar e desenvolver inovações tecnológicas aliadas ao empreendedorismo. 

Enfim, existem boas oportunidades para construir uma carreira de sucesso no mundo da tecnologia. A tendência é que o mercado de trabalho para engenheiros de software continue crescendo, o que é uma boa notícia!Chegamos ao final do nosso post e ficamos muito felizes de poder compartilhar tudo sobre a faculdade de Engenharia de Software com você. Esperamos que tenha gostado, até mais!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.