InícioGraduaçãoEngenhariaFaculdade de Engenharia Química: saiba tudo sobre este curso!

Faculdade de Engenharia Química: saiba tudo sobre este curso!

Muitos dos utensílios que usamos em nosso dia a dia são oriundos de processos industriais, onde matérias-primas são transformadas em objetos finais. Neste processo, engenheiros químicos participam nas operações químicas e físicas dos materiais. 

Que tal conhecer um pouco mais sobre a Engenharia Química? Se liga no conteúdo que a Voomp preparou para você!

Como é a faculdade de Engenharia Química?

O curso de Engenharia Química é responsável por formar profissionais que atuarão em processos industriais dos mais diversos ramos. O curso oferece uma formação que habilita os formandos a trabalhar com máquinas, reatores e motores, manipulando os processos para otimizar a produção.

A Engenharia Química é um curso bastante complexo, desafiador, mas que traz muitas recompensas. Se você gosta de trabalhar com raciocínio lógico, equações matemáticas e pesquisa científica, este curso pode ter tudo a ver com você! 

Muita gente ainda confunde o curso de Engenharia Química com Química, o que é normal. No entanto, são formações bem diferentes e que direcionam os profissionais para áreas distintas. No curso de Engenharia Química, as interações e composições de elementos químicos não são o grande tema de estudo, mas sim os processos produtivos que contam com esses elementos. 

Em sua atuação, o engenheiro químico irá identificar falhas e resolver problemas em equipamentos industriais, bem como realizar projetos e viabilizar o sistema produtivo de uma fábrica. Por isso, é importante conhecer bem as etapas de uma fábrica e os materiais mais utilizados. E claro, possuir habilidades como ser um bom líder, ter visão estratégica e trabalhar bem em equipe. 

O curso pode ser realizado de forma presencial e semipresencial. Como se trata de uma faculdade que exige muitas atividades práticas, o aluno que optar pelo ensino a distância deve realizar práticas com frequência no polo de ensino em que está vinculado.

Quanto tempo dura a faculdade de Engenharia Química?

A faculdade de Engenharia Química tem a duração de aproximadamente cinco anos. Durante esse tempo, você pode aproveitar a faculdade da melhor maneira que tiver. Além das aulas tradicionais, você encontra muitas atividades de formação complementar participando de eventos acadêmicos, intercâmbios e grupos de pesquisa.

Ah, e prepare seu jaleco e seus equipamentos! Você frequentará muitos laboratórios durante esses cinco anos de curso. Seja nas aulas da faculdade ou no seu estágio, a prática é uma parte fundamental.

Além do estágio e das aulas, o aluno de Engenharia Química precisa realizar um Trabalho de Conclusão de Curso para obter o diploma. O TCC pode ser uma pesquisa autoral, propondo uma nova descoberta na área, ou então uma monografia, onde você mostra bastante domínio sobre algum tema da Engenharia Química. 

Faculdade de Engenharia Química: o que se estuda?

Nos dois primeiros anos de faculdade, os alunos entram em contato com as matérias conhecidas como ciclo básico, com matérias abordadas em quase todas as áreas da engenharia. Os estudantes praticam muitos exercícios de cálculo, colocando em prática conceitos de matemática, física e química.

Além disso, engenheiros químicos em formação aprendem como gerenciar e desenvolver processos químicos de produção, buscando aperfeiçoá-los. Boa parte dos estudos são voltados à atuação no setor industrial, entendendo o funcionamento de reatores e equipamentos utilizados em instalações de fábricas. São matérias como Termodinâmica e Resistência dos Materiais.

Também são componentes das grades curriculares estratégias para viabilizar projetos industriais, onde os alunos aprendem a avaliar a situação sociopolítica e econômica. Ou seja, tópicos de Administração e Economia compõem o conjunto de temas dessa faculdade. 

Confira algumas das disciplinas presentes no curso de Engenharia Química:

  • Cálculo E Dimensionamento De Reatores
  • Controle De Processos E Instrumentação Industrial
  • Desenho Técnico Projetivo
  • Fundamentos De Química Orgânica
  • Fundamentos De Termodinâmica Química
  • Laboratório De Engenharia Química
  • Legislação, Segurança Do Trabalho E Meio Ambiente
  • Máquinas De Fluxo
  • Termodinâmica Química Avançada

Quanto custa cursar a faculdade de Engenharia Química?

Muitas coisas pesam na balança na hora de escolher em qual faculdade cursar Engenharia Química. Como existem muitas faculdades, é importante analisar bem as ofertas, o conceito da instituição e a estrutura que ela oferece. Todos esses fatores interferem no valor, que pode variar muito em cada faculdade.

A média das mensalidades, no entanto, fica entre R$ 700 e R$ 1.300. Portanto, a dica é essa: analisar bem as ofertas e identificar qual faculdade tem o melhor custo-benefício. Uma indicação da Voomp é a faculdade Anhanguera, que oferece o curso com desconto na primeira mensalidade. 

Você ainda pode conseguir bons descontos participando de programas de bolsa estudantil na sua faculdade. Programas como FIES e PROUNI também são ótimas dicas de programas para quem deseja financiar as mensalidades ou viabilizar os estudos com bolsas integrais e parciais.

Me formei em Engenharia Química: como é o mercado de trabalho?

O grande setor de atuação de engenheiros químicos é a indústria. Mas isso não significa que as oportunidades são poucas. Há indústrias em todas as áreas e que demandam trabalhos desses profissionais, como a indústria alimentícia, cosmética, petroquímica, farmacêutica e tudo o que você imaginar! 

Neste ramo, engenheiros químicos podem atuar otimizando os processos físico-químicos da produção. Além disso, podem atuar em outras especialidades, como na Segurança do Trabalho, uma vez que possuem conhecimentos apurados sobre maquinaria, instalações e como lidar com elas. 

O profissional que deseja seguir estudando também tem uma boa oportunidade de carreira. Por ser uma área que busca inovação a todo momento, seguir uma carreira acadêmica ou atuar em algum centro de pesquisa pode ser uma boa escolha.

Destacamos ainda o potencial empreendedor na área da Engenharia Química. A criação de empresas startups tem se mostrado uma alternativa promissora. Nessas empresas, há bastante espaço para inovação e geração de impactos positivos no mundo dos negócios. 

Afinal, motivos não faltam para cursar Engenharia Química, não é mesmo? 🙂

Seja qual for o campo de atuação dos seus, estamos empenhados juntos no alcance de seus objetivos! Aqui na Voomp acreditamos no seu potencial e queremos crescer junto com você. Até a próxima!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.