InícioGraduaçãoEngenhariaLean construction na construção civil: o que é e como otimizar processos

Lean construction na construção civil: o que é e como otimizar processos

Lean construction é uma metodologia de controle de qualidade que visa otimizar todo processo de construção civil. Tem como função principal realizar o planejamento e o controle das ações, desde o projeto até a entrega da obra.

O que é lean construction?

É uma metodologia cujo objetivo consiste em otimizar os processos de uma obra por meio da redução de desperdício de tempo e materiais. Ela tem raiz nos conceitos de lean manufacturing e da metodologia six-sigma (σ-sigma), muito usados nos processos de produção industrial. Como consequência, ela proporciona:

  • Aumento da produtividade
  • Melhoria da qualidade de entregas
  • Maior eficiência na rotina de trabalho

Lean construction na construção civil tem como ideia central manter somente o que é necessário para o bom andamento do projeto. Desse modo, tem-se a separação das atividades que agregam valor daquelas que só atrapalham e geram gastos excessivos.

Como adotar essa estratégia?

Antes de tudo, é preciso investir na digitalização do setor e organizar os sistemas construtivos. Em seguida, deve-se realizar treinamentos com os funcionários para melhorar o processo de produção e criar um fluxo de trabalho mais estável e confiável.

Realizar essas ações pode gerar, em curto e médio prazo, inúmeros benefícios às empresas, já que elas contribuem para elevar a reputação social e aumentar as margens de lucro de um negócio. Porém, aplicar esse método exige disciplina e organização de toda a equipe.

Maquinário eficiente

Para implantar o lean construction na construção civil é preciso que os colaboradores tenham acesso a equipamentos seguros e eficientes. Essa medida é fundamental para manter o cronograma e evitar acidentes no canteiro de obras.

A importância do lean construction na construção civil

No processo de construção tradicional tem-se a divisão dos processos sem considerar os custos e o tempo de execução do projeto. O pensamento enxuto da metodologia lean construction visa eliminar ações desnecessárias e qualquer atividade que gera muito desperdício.

O ideal dessa filosofia é oferecer um método de trabalho seguro e personalizado. Como consequência, o cliente tende a ficar mais tranquilo, pois sabe que tanto prazo quanto custos serão respeitados.

Quais são os princípios do lean construction na construção civil?

Proposta em 1995 pelo professor e pesquisador finlandês Lauri Koskela, a metodologia lean construction possui 11 princípios. Aqui listamos os seis mais usados na construção civil.

1. Eliminação do desperdício

Reduzir as perdas e melhorar a eficiência das atividades de conversão e fluxo é essencial para otimizar qualquer trabalho. É dever da equipe de projetos fazer uma análise para identificar quais são os processos que podem ser melhorados.

2. Valorização do projeto

O princípio do lean construction na construção civil tem como objetivo gerar valor aos clientes internos e externos de acordo com suas necessidades. Conhecer o público-alvo é fundamental para propiciar boas experiências. Para isso, é importante conhecer:

  • Costumes
  • Faixa etária
  • Área de construção
  • Preferências dos moradores locais

Essas informações são muito importantes para adequar o produto às exigências dos compradores. Além disso, é preciso comunicar as descobertas para outros profissionais da equipe com o intuito de aperfeiçoar a gestão de todos os projetos ao longo do tempo.

3. Diminuição da variabilidade

Um processo uniforme, ou seja, sem grandes alterações, traz mais satisfação às pessoas envolvidas por atender os propósitos de qualidade e corresponder aos critérios definidos. Por isso, diminuir essa variável é muito importante para evitar o acúmulo de tarefas e programas graves na produção da obra.

4. Otimização do tempo

Para instituir o lean construction na construção civil é necessário reduzir o tempo de ciclo de fatores como transporte, processamento, espera e inspeção. Deve-se concentrar os esforços em lotes menores para eliminar as interdependências dos projetos.

5. Transparência

Tornar os processos transparentes em todas as etapas da construção pode ajudar a diminuir os índices de falhas e ruídos na comunicação. Aplicar esse princípio significa manter uma busca constante por melhorias a fim de tornar o local de trabalho mais seguro.

6. Simplificação por partes

As tarefas auxiliares de preparação e conclusão de um projeto tendem a elevar as chances de interferências entre as equipes. Para que isso não aconteça, o ideal é realizar um planejamento eficaz que agregue as tarefas pequenas em atividades maiores com um grande número de pessoas.

Por que fazer o curso online de lean construction?

Aplicar melhorias no ambiente de produção e reduzir custos é o principal objetivo das empresas que decidem aderir ao lean construction na construção civil. Com isso, é possível aumentar a qualidade e a produtividade dos trabalhadores, sem contar o valor agregado aos clientes e diminuição de desperdícios.

Vantagens do curso

Ingressar em uma formação que aborda sobre essa metodologia é uma boa forma de impulsionar sua carreira e se destacar no mercado, pois esse método está vinculado de uma forma direta à satisfação dos indivíduos em relação a execução dos processos. Acesse o site da Voomp e descubra dicas incríveis sobre cursos de bacharelado e pós-graduação que são tendências no mercado. Confira também matérias sobre conceitos importantes que visam facilitar o preparo das pessoas em provas e concursos.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.