InícioPós-graduaçãoEngenhariaEngenharia de Transportes: conheça a especialização

Engenharia de Transportes: conheça a especialização

A Engenharia é uma formação que permite aos seus profissionais diversas possibilidades de atuação. Afinal, os engenheiros são responsáveis por desenvolverem soluções nos mais variados âmbitos da sociedade, desde questões de produção de energia, passando por inovações tecnológicas até a  construção civil. 

Contudo, alguns cargos exigem de seus profissionais um conhecimento bastante apurado sobre uma determinada área e suas especificidades. Neste caso, muitos profissionais buscam investir na realização de cursos de pós-graduação, visando aprimorar o aprendizado em uma área específica e manter-se atualizado sobre os novos problemas da engenharia. 

Um desses setores que buscam por mão-de-obra especializada é o de transportes, e é sobre ele que iremos falar no texto de hoje. Siga com a gente até o final e saiba como funciona a especialização em Engenharia de Transportes

Engenharia de Transportes: como é a especialização?

O curso de especialização em Engenharia de Transportes é uma pós do tipo lato sensu, voltada especialmente para a capacitação profissional de seus alunos. Diferentemente do que ocorre em cursos stricto sensu, onde o foco está na pesquisa, o aprendizado na especialização ocorre de forma mais prática, a partir das principais soluções que o profissional irá desenvolver no mercado.

Na Engenharia de Transportes, a especialização ocorre de maneira multidisciplinar, onde diversos conceitos e aplicações são correlacionadas no intuito de resolver problemas relacionados ao trânsito, à mobilidade urbana e ao tráfego de diferentes tipos de meio de transportes.

Para isso, o profissional irá aprender ao longo da especialização conteúdos relativos ao sistemas de transportes, à engenharia de tráfego, à segurança ferroviária e à sua infraestrutura. Ao final da especialização, espera-se que o profissional seja capaz de contribuir para o desenvolvimento de soluções para o sistema de transportes do país, a partir de obras e projetos

A especialização é voltada para profissionais com diploma em cursos de nível superior. Neste aspecto, é importante que o aluno interessado na realização da pós-graduação em Engenharia de Transportes tenha domínio sobre conceitos básicos da Engenharia, como cálculos, estruturas, física e química

Pós-graduação EAD: saiba como funciona essa modalidade

A especialização em Engenharia de Transportes pode ser realizada na modalidade de ensino a distância. Mas como isso funciona na prática? Através da plataforma online disponibilizada pela instituição de ensino, os alunos realizam todas as atividades exigidas pelo programa do curso, o que inclui aulas, avaliações e exercícios.

Ainda que muitas pessoas não saibam, a especialização em Engenharia de Transportes EAD possui o mesmo reconhecimento do curso presencial, sendo uma ótima oportunidade para quem possui rotinas mais corridas e precisa estudar em horários e espaços flexíveis. No curso EAD, você pode acompanhar as aulas onde e como desejar

No marketplace Voomp, você pode começar a estudar agora mesmo! Acesse a plataforma e saiba como é a especialização de Engenharia de Transportes na prática

Conheça a grade curricular do curso de Engenharia de Transportes

As matérias do curso de Engenharia de Transportes têm como principal objetivo oferecer aos estudantes o que há de mais atualizado e moderno em termos teóricos e práticos, no que diz respeito ao planejamento de sistemas de transporte. 

Apesar de oferecer uma visão ampla sobre transportes em geral, o curso é bastante focado em soluções urbanas, com foco no aprimoramento da segurança e do tráfego em cidades. Assim, as matérias estudadas estão constantemente relacionadas aos princípios de mobilidade, acessibilidade e eficiência de sistemas públicos e privados de transportes.  

A seguir, confira como são as matérias do curso de especialização em Engenharia de Transportes da faculdade Anhanguera:

  • Tecnologia e gerenciamento do trânsito
  • Segurança viária
  • Gestão da mobilidade e acessibilidade urbana
  • Princípios da engenharia de tráfego
  • Sistemas de transportes
  • Projetos de engenharia de tráfego
  • Gestão de carreira
  • Planejamento Urbano e de Transportes
  • Transporte Público Urbano

Duração, preço: o que é preciso saber sobre a especialização em Engenharia de Transportes?

Agora que você já sabe o que o curso proporciona aos seus alunos e quais são os principais objetivos da formação, é hora de conhecer sobre outras informações importantes, como o tempo de especialização e quanto custa a pós nesta área.  

De acordo com as grades curriculares das instituições de ensino que oferecem o curso, a duração costuma ser breve. Em média, é possível concluir a especialização a partir de seis meses, ou seja, você pode obter seu certificado em até um semestre

Quanto aos valores do curso, a faixa de preço pode variar de acordo com a instituição e a modalidade de ensino. Na média, cursos EAD são mais acessíveis, uma vez que não exigem a utilização da estrutura física da faculdade. Nesta modalidade, você encontra o curso com mensalidades a partir de R$ 100 na Voomp e ainda pode fazer um teste gratuito por sete dias. Não deixe de conferir!

Especialização concluída: quais as possibilidades de atuação? 

A especialização em Engenharia de Transportes cumpre um papel muito importante na formação de profissionais que ocuparão cargos que demandam serviços qualificados. Afinal, o planejamento e o desenvolvimento de soluções para o setor de transportes possui impacto em toda a sociedade.

Assim, o profissional especializado em transportes torna-se apto para atuar tanto no setor público, no planejamento da mobilidade urbana e no aprimoramento dos sistemas de transporte público e privado, como em empresas privadas de engenharia que executam serviços voltados à infraestrutura e à segurança de transportes

Enfim, fato é que investir na sua formação profissional é sempre uma ótima ideia. Além de você ficar cada vez mais perto da sua realização, também se torna uma referência na sua área. 

Esperamos que tenha curtido o nosso conteúdo e entendido sobre o curso de Engenharia de Transportes. Obrigado por seguir com a gente até aqui e até a próxima! Vem para a Voomp!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 2 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.