InícioPós-graduaçãoEngenhariaEspecialização em Engenharia em Segurança do Trabalho: como funciona?

Especialização em Engenharia em Segurança do Trabalho: como funciona?

No último século, presenciamos uma grande revolução nos métodos de trabalho. Antigamente, acidentes e doenças contraídas no espaço de trabalho eram muito mais frequentes. Hoje, felizmente, o panorama é outro, e os trabalhadores correm muito menos riscos ao desempenharem suas funções.

Você sabia que boa parte dessa transformação está associada ao trabalho de engenheiros em segurança do trabalho? Acompanhe nosso conteúdo e fique por dentro de tudo sobre essa especialização da engenharia!

O que é Engenharia em Segurança do Trabalho?

Engenharia em Segurança do Trabalho é a área do conhecimento que debate estratégias para reduzir danos à saúde durante as atividades de trabalho. Desta forma, os profissionais buscam garantir segurança para que acidentes, doenças e exposição à insalubridade sejam evitados pelos trabalhadores.

Engenheiros em segurança do trabalho são profissionais capacitados para coordenar equipes e realizar orientações técnicas e de prevenção aos acidentes. Para isso, o profissional deve ter amplo domínio sobre as condições do ambiente de trabalho e os potenciais riscos que equipamentos podem oferecer.

Com este conhecimento, os engenheiros desta área são credenciados para realizar vistorias, emitir laudos e pareceres. São avaliações que identificam os riscos presentes, quais equipamentos de proteção devem ser utilizados e as melhorias e reformas necessárias para que o trabalho seja feito da forma correta. 

As normas de segurança no trabalho são essenciais. Em alguns casos, elas garantem o funcionamento de setores que são muito importantes para a sociedade sem que os profissionais sejam expostos completamente ao risco. É o caso da construção civil, do trabalho com a saúde e do trabalho na indústria.

Como é a especialização em Engenharia em Segurança do Trabalho?

A especialização em Engenharia em Segurança do Trabalho é uma pós-graduação na área da Engenharia, classificada como um curso lato sensu. Isso significa que o curso oferece uma formação ampla e profissional sobre a atuação neste segmento da engenharia. Ao final do curso, o aluno recebe um certificado e é considerado especialista em Engenharia em Segurança do Trabalho. 

Como ocorre na grande maioria das pós-graduações lato sensu, a duração desta especialização não é muito extensa. Na Unopar, a duração do curso é de 10 meses. Ou seja, é uma ótima opção para você adquirir um diferencial no seu currículo e se credenciar para o mercado de trabalho. Tudo isso em menos de um ano. 

A especialização pode ser feita nas modalidades presencial e ensino a distância. Em ambas as modalidades, os cursos possuem o mesmo conteúdo e o certificado tem o mesmo valor. A diferença se reflete no preço. Especializações EAD tendem a ser mais acessíveis do que presencial. Com menos de R$ 200 por mês, você já pode cursar a especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho. 

A especialização pode ser feita por alunos diplomados em nível superior e o público-alvo são, principalmente, graduados nos diversos ramos da engenharia (de produção, civil, química) e até mesmo egressos de arquitetura. 

Por que fazer uma pós-graduação?

Houve um tempo em que ter apenas uma graduação era o suficiente para estar em vantagem no mercado de trabalho. Hoje em dia, os profissionais têm buscado cada vez mais capacitação, o que inclui a realização de cursos de idiomas e pós-graduações. 

O aumento da procura pelas especializações não se dá apenas pelo currículo. É preciso ter cada vez mais conhecimento para desempenhar um papel profissional de excelência. Uma especialização representa o aperfeiçoamento nos saberes adquiridos durante a graduação, tendo como foco um tema específico. 

Por essas razões, cursar uma especialização pode ser um grande passo na sua carreira. Afinal, quem não quer ser bem visto no mercado e reconhecido pelo seu conhecimento? Aqui na Voomp somos entusiasmados com a ideia de (r)evolução constante na sua formação!

Engenharia em Segurança do Trabalho: o que é estudado? 

De modo geral, a especialização oferece estudos que auxiliem na formulação de políticas de segurança no ambiente de trabalho. Com este objetivo, os currículos apresentam temas como condições de segurança, proteção contra incêndios e acidentes, higiene e ergonomia.

Os especialistas nesta área precisam conhecer diferentes tipos de materiais, saber identificar componentes tóxicos e dominar técnicas de avaliação do ambiente onde o trabalho ocorre. Ainda constam matérias interdisciplinares, onde são estudados tópicos sobre meio ambiente, psicologia, administração e direito.

Confira algumas das principais matérias presentes nas especializações em Engenharia em Segurança do Trabalho:

  • Ergonomia
  • Gerência de Riscos
  • Legislação e normas técnicas 
  • O ambiente e as doenças do trabalho 
  • Proteção contra incêndio e explosões 
  • Higiene do trabalho 
  • Prevenção e controle de riscos em máquinas, equipamentos e instalações 
  • Laudos e perícias em engenharia Segurança na construção civil

A atuação profissional do engenheiro de segurança do trabalho

O mercado de trabalho para especialistas em engenharia de segurança do trabalho é muito interessante e apresenta um leque de opções para o profissional. São muitos segmentos que demandam atenção especial aos seus trabalhadores, como empresas de coleta seletiva e hospitais, que têm materiais tóxicos como objeto de trabalho.

A construção civil também é um setor bastante lembrado quando se fala em segurança no trabalho. Isso ocorre em razão das grandes alturas que os trabalhadores encaram, bem como os diferentes tipos de estruturas e maquinarias. O especialista em segurança do trabalho tem um papel fundamental para que os trabalhadores atuem sem riscos à vida

Os profissionais especialistas nesta área ainda podem atuar realizando fiscalização, especialmente em instituições públicas. No setor privado, vistorias e elaboração de relatórios sobre condições de trabalho também podem ser feitas, visando o aperfeiçoamento do ambiente de trabalho.

Por fim, o profissional ainda pode atuar ministrando treinamentos para equipes. Isso significa instruir trabalhadores sobre como funcionam os equipamentos de proteção, qual o modo correto de utilizá-los e o que fazer em situações atípicas.

Resumindo, trata-se de uma carreira com bastante oportunidades, não é mesmo? Esperamos que você tenha gostado do nosso conteúdo e ficado por dentro de tudo sobre a especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho. Até mais! 🙂

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.