InícioPós-graduaçãoGestãoEspecialização em Gestão de Projetos

Especialização em Gestão de Projetos

O mundo está repleto de ideias boas. São inovações em tecnologia, soluções para problemas climáticos ou para mobilidade urbana. No entanto, ideias boas não se concretizam espontaneamente. Você sabe o que elas têm em comum para dar certo? Um projeto!

Muito mais do que uma etapa protocolar, administrar um projeto é a chave do sucesso de muitas ideias inovadoras. Para isso, é interessante se especializar na área de projetos. Vamos, então,  conhecer como funciona a especialização em Gestão de Projetos?

Para que serve a Gestão de Projetos?

À primeira vista, o termo projeto pode soar um pouco vago. Afinal, é uma palavra frequente em nosso vocabulário e a utilizamos para fazer referência a sonhos ou intenções. No entanto, no mundo corporativo, os projetos são fundamentais para guiar as ações de uma empresa.

Um projeto é composto por diversos elementos. Inicialmente, há uma justificativa para que ele nasça: seja otimizar um processo, reduzir custos ou resolver algum problema. Um projeto também sugere planejamento, incluindo prazos, metodologias e, finalmente, objetivos a serem alcançados

A Gestão de Projetos é justamente a área de atuação que visa coordenar e executar todas as etapas de um projeto, desde sua elaboração até a sua conclusão. Especialistas na área são responsáveis por traçar estratégias, encontrar as melhores formas de executá-las e orientar todo o recurso humano disponível.

Nas últimas décadas, as técnicas de gestão de projetos têm se desenvolvido e os profissionais da área têm sido muito requisitados em um mercado competitivo. Afinal, as empresas precisam ter dinâmicas de trabalho e produtividade alinhadas com seus propósitos. Uma competência que um especialista em Gestão de Projetos tem muito a agregar. 

Especialização em Gestão de Projetos: como funciona?

A especialização em Gestão de Projetos é uma pós-graduação lato sensu bem ampla, voltada para públicos de diferentes formações e carreiras. Projetos são comuns em diversos tipos de ambientes de trabalho. 

Escolas, hospitais, indústria, empresas de serviços. Portanto, trata-se de um curso com um público-alvo muito diverso. Apesar da diversidade, a especialização tende a abordar muitos conceitos de Administração e Psicologia, como gestão de pessoas e recursos humanos. 

Existem diferentes cursos de Gestão de Projetos, por isso, o tempo de especialização pode variar. Você encontra cursos com duração entre 5 meses e 1 ano, podendo cursar tanto na modalidade presencial quanto EAD, na qual você estuda de forma on-line e de onde você quiser. 

De modo geral, o perfil do profissional especializado em Gestão de Projetos é de liderança e proatividade. Além disso, é preciso ter uma boa comunicação no trabalho, uma visão ampla sobre conjuntura e ter uma boa capacidade de tomar decisões.

Especialização em Gestão de Projetos: o que é estudado? 

Quando pensamos em gestão, alguns temas estão diretamente relacionados. São conhecimentos acerca de planejamento, organização, otimização de recursos. Neste caso, os estudos são aplicados à execução de projetos, que podem ser de diferentes naturezas. 

De modo geral, o estudante de Gestão de Projetos amplifica os estudos sobre gestão de recursos humanos, avaliação de riscos, métricas de produtividade e solução de contratempos. Estudos sobre ferramentas que auxiliam na gestão também estão presentes nos currículos. O profissional de Gestão de Projetos frequentemente utiliza softwares e programas como seus aliados. 

Confira algumas disciplinas ofertadas no MBA em Gestão de Projetos oferecido pela Uniderp:

  • Gestão de aquisições e contratações
  • Gestão de comunicação e pessoas
  • Gestão de custos
  • Gestão de integração e escopo
  • Gestão de riscos em projetos
  • Ferramentas de software para gestão de projetos
  • Gestão por processos e qualidade
  • Gerenciamento estratégico de projetos
  • Gestão do cronograma em projetos

Os conteúdos programados podem variar de acordo com a especialização. Existem algumas variações nas especializações, mudando o foco de atuação da gestão de projetos. Na Ampli, por exemplo, você encontra os cursos Gestão de Projetos e Pedagogia e Desenvolvimento Humano em Gestão de Projeto. Já a Unopar oferece o curso Gestão de Projetos Sociais.

Você pode conferir estes cursos e muito mais clicando aqui.

Possibilidades de atuação profissional

Um gestor (ou gerente) de projetos possui um vasto campo de atuação, não se limitando a apenas um setor específico. O profissional pode gerenciar, entre outras possibilidades, projetos culturais, científicos, sociais e corporativos

A profissão de gerente de projetos cresceu muito nas últimas décadas e não parece estagnar tão rapidamente. O conhecimento técnico de um gestor de projetos é essencial para que os métodos de práticas de trabalho de um ambiente estejam alinhados do início ao fim. Por isso, empresas de diferentes tamanhos e ramos de atuação têm contado com este profissional.

O profissional ainda pode acompanhar diferentes projetos de diferentes instituições. Trata-se de uma área com um ótimo potencial empreendedor, na qual você pode abrir seu próprio negócio e prestar consultorias. É muito comum que empresas precisem reduzir custos, se reinventar, aumentar a produtividade e otimizar processos. 

Se você possui grandes aspirações, pretende trabalhar liderando equipes e está sempre buscando crescer, o mercado de trabalho para especialistas em Gestão de Projetos tem tudo a ver com seus objetivos. 

E aí, curtiu conhecer essa especialização? Sem dúvidas, a pós-graduação em Gestão de Projetos é bem versátil e pode ser cursada por diferentes áreas profissionais. E claro, ainda conta com um mercado de trabalho muito promissor!

A gente vai ficando por aqui. Siga acompanhando o site da Voomp para mais conteúdos como esse. Até mais! 

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.