InícioPós-graduaçãoGestãoSaiba tudo sobre a Especialização em Gestão Pública

Saiba tudo sobre a Especialização em Gestão Pública

Atuar no serviço público é um desafio e tanto! Esse é um espaço de interesse social e coletivo, onde o profissional precisa ter domínio de suas atribuições para atender bem à comunidade. 

Neste sentido, um curso de especialização na área pode ajudar bastante. Quer saber como funciona a especialização em Gestão Pública? Então acompanhe a Voomp, vamos compartilhar tudo com você neste post!

Como é a especialização em Gestão Pública?

A especialização em Gestão Pública é um curso de pós-graduação lato sensu, voltado ao âmbito da gestão pública e que busca capacitar profissionais para atuarem com os processos típicos do serviço público. Desta forma, os alunos irão aperfeiçoar as habilidades para construir projetos, realizar procedimentos administrativos e, entre outras atividades, atender às necessidades da sociedade. 

O setor público é bem amplo e contempla diversos serviços prestados aos cidadãos. Portanto, existem diversas especializações de Gestão Pública. Algumas delas possuem características mais gerais e outras buscam refinar os conhecimentos em setores como os de educação, saúde e administração.

As especializações em Gestão Pública, dada a variedade, podem ter diferentes durações. O curso de MBA em Gestão Pública da Unopar, por exemplo, tem duração de 10 meses. Já a especialização em Direito Administrativo e Gestão Pública da Ampli possui 8 meses. Ou seja, não há uma regra sobre o tempo de duração, mas costumam ser cursos rápidos, que podem ser realizados em até 1 ano.

Ah, e se você tem pouco tempo disponível, mas ainda assim quer se especializar nesta área, sem problemas! Você encontra ótimos cursos no formato de ensino a distância. Nesta modalidade, você pode estudar do seu jeito, da sua casa e no seu horário!

Clicando aqui, você confere alguns cursos de especialização em Gestão Pública. São cursos diversos e para todos os interessados. Não deixe de conferir!

Para quem se destina a especialização em Gestão Pública? 

O curso de especialização nesta área pode ser feito por profissionais de diferentes ramos. Não há uma exigência quanto a isso e muito menos uma restrição. No entanto, o curso é muito procurado por aqueles que de alguma forma atuam junto à esfera pública.

Neste sentido, profissionais graduados em Direito, Administração, Educação, Ciências Contábeis e Ciências Sociais costumam ser o principal público-alvo. Além disso, o curso tem tudo a ver com profissionais que já atuam nesta área, como servidores públicos e agentes políticos.

O que se estuda em Gestão Pública?

O principal objeto de estudo em uma especialização em Gestão Pública são as atividades comuns do setor, como o planejamento e execução de políticas públicas, prestação de contas, entre outros processos. 

Os primeiros bimestres, no entanto, são focados na aprendizagem de conceitos básicos. Neste momento, o aluno estudará conteúdos de matemática, comportamento organizacional, contabilidade e legislação. Logo em seguida, são abordados conteúdos relativos ao trabalho mais técnico do profissional. São englobados assuntos como análise da conjuntura política, assessoramento e consultoria

Como já mencionamos, o serviço público reúne diversos espaços de trabalho. Logo, as especializações voltadas para determinadas áreas buscam capacitar o profissional para atuar de acordo com os requisitos que ela exige. No curso de Gestão Pública Escolar, por exemplo, os alunos estudam temas como legislação educacional, políticas públicas de educação básica e uso de tecnologias em ambiente escolar.

Vale a pena fazer uma especialização em Gestão Pública?

Cada vez mais a sociedade exige transparência e eficiência com a utilização dos recursos públicos. Estar alinhado com as demandas da população é praticamente um requisito nessa área. Portanto, seguir estudando e aprimorar o conhecimento técnico é essencial.  

Na gestão pública, é comum que leis, diretrizes e decretos atravessem mudanças ao longo dos anos. Sendo assim, estar atualizado sobre o regimento de órgãos públicos e estar atento às novas tendências e tecnologias é um diferencial e tanto!

Outro atrativo está no preço. Embora não haja um valor padronizado nas especializações desta área, podemos dizer que não são cursos muito caros. No formato de EAD, os cursos são ainda mais acessíveis. Com menos de R$ 200 mensais, você pode começar a investir na sua pós-graduação. 

Ou seja, motivos não faltam para você expandir seus horizontes e dar o próximo passo em direção à pós-graduação. 

Mercado de trabalho para especialistas em Gestão Pública

Apesar da especialização ser voltada à gestão pública, isso não impede que o profissional possa atuar em outros espaços. Muitos dos conhecimentos adquiridos na especialização são valorizados no mercado de trabalho privado, o que é um ponto muito positivo. 

Desta forma, o especialista em Gestão Pública poderá atuar também em empresas, chefiando departamentos, elaborando projetos, realizando processos administrativos contábeis e financeiros. Outras oportunidades podem ser encontradas em ONGs e outras organizações que captam recursos através de editais públicos.

Por fim, logicamente, o serviço público se apresenta como espaço de atuação. Prefeituras, secretarias, assembleias legislativas, instituições de ensino e saúde. Enfim, seja concursado, em cargo eletivo ou comissionado, a verdade é que a especialização em Gestão Pública tem muito a contribuir com a atuação profissional. Esperamos que você tenha aproveitado nosso conteúdo para sanar todas as dúvidas sobre a especialização em Gestão Pública. Conte conosco para explorar o universo da graduação e pós-graduação!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.