InícioPós-graduaçãoGestãoO que é terceiro setor? Conheça o conceito

O que é terceiro setor? Conheça o conceito

A sociedade é composta por organizações de diversas naturezas. Por exemplo, organizações vinculadas ao Estado, que são conhecidas como instituições públicas e prestam serviços para a sociedade a partir do recolhimento de impostos. Esse conjunto de instituições é conhecido como primeiro setor.

Por outro lado, temos a iniciativa privada. É onde se concentram as pessoas jurídicas, que buscam desenvolver atividades que ofereçam retorno financeiro. Aqui se enquadram segmentos como o comércio, a indústria e a prestação de serviços. Essa categoria é chamada de segundo setor.

E o terceiro setor, sobre o que trata? É exatamente sobre isso que iremos falar no texto a seguir. Então, acompanhe a leitura e confira o que é o terceiro setor e como ele funciona na prática!

O que é terceiro setor?

De forma simples e direta, podemos definir o terceiro setor como o conjunto de instituições que não fazem parte do mercado competitivo e também não possuem natureza pública, vinculadas ao Estado. Em geral, são organizações de natureza jurídica que atuam na sociedade civil sem ter finalidade lucrativa para funcionar. 

Alguns tipos de instituições que compõem o terceiro setor são associações, organizações sem fins lucrativos e grupos comunitários. São formas de atuação que costumam reunir pessoas com objetivos comuns, que buscam oferecer melhorias sociais para toda a população

O terceiro setor pode impactar a sociedade de diferentes formas. Normalmente, cada organização possui um propósito definido e um campo de atuação delimitado. Elas podem contribuir com o desenvolvimento de esportes, de soluções para saúde, para o meio ambiente e para cuidado com animais, por exemplo.

Como funciona uma instituição do terceiro setor?

Muitas pessoas se questionam sobre como funcionam as instituições do terceiro setor. Essa dúvida faz sentido, uma vez que sua natureza é um tanto diferente de como funcionam empresas e serviços públicos. Em primeiro lugar, como o terceiro setor se mantém financeiramente?

O financiamento do terceiro setor pode ocorrer de diferentes maneiras. Através de doações (tanto de empresas como de pessoas físicas), de subsídios governamentais e campanhas de arrecadação. Dada a sua natureza, vale destacar que a imensa maioria dessas instituições é isenta de tributos, para que seu desempenho não seja afetado. 

As organizações do terceiro setor ainda podem se organizar de várias formas. Algumas delas possuem estatutos, regimes internos, cargos de presidente ou então organizam-se de forma coletiva

Enfim, o terceiro setor também pode funcionar em parceria com o primeiro e segundo setor. Afinal, algumas organizações possuem muita tradição e são bastante conceituadas, podendo contribuir de maneira efetiva com o desenvolvimento de empresas e setores públicos

Como atuar no terceiro setor?

O terceiro setor pode oferecer experiências muito enriquecedoras, culturalmente, socialmente e profissionalmente. Através de iniciativas existentes, é possível trabalhar com diferentes formas de arte, de assistência social, lazer e defesa dos interesses coletivos da sociedade. 

No entanto, assim como no mercado de trabalho como um todo, espera-se que as pessoas engajadas sejam proativas e capacitadas para desempenhar suas funções no terceiro setor. Por não possuir fins lucrativos, as organizações podem admitir colaboradores tanto de forma paga como de forma voluntária.

Independente da forma, profissionais que atuam no terceiro setor devem apresentar boa capacidade de projetar e implementar ações que reverberam positivamente na sociedade. Para isso, espera-se um bom nível de entendimento social e cultural do país, com capacidade crítica e sensibilidade para promover transformações.

Além disso, funções de gestão em projetos sociais também requerem profissionais competentes para articular parcerias entre organizações do setor privado e do serviço público. Como mencionamos, muitas vezes esses setores podem atuar de forma conjunta, gerando impactos positivos na sociedade através de políticas públicas e fundações privadas.

Amplie suas possibilidades com a Voomp!   

Se o seu foco é aprimorar habilidades e buscar novos desafios na carreira, a Voomp é o lugar perfeito para você. Na Voomp, a transformação acontece a partir do conhecimento! 

Na plataforma é possível encontrar a formação ideal para atuar com projetos sociais e entrar com tudo no terceiro setor! Através da pós-graduação “Gestão em Organizações do Terceiro Setor e Projetos Sociais”, você irá aprimorar seus conhecimentos com apoio de profissionais especializados e conteúdos atualizados. 

Além disso, o curso pode ser realizado de forma online e concluído em seis meses. No entanto, para cursar, é preciso ter concluído algum curso de ensino superior. Conheça as matérias do curso de Gestão em Organizações do Terceiro Setor e Projetos Sociais, oferecido pela faculdade Anhanguera:

  • Contabilidade básica e aplicada às organizações sociais 
  • Gestão de projetos sociais: execução, monitoramento e avaliação 
  • Terceiro setor, voluntariado e responsabilidade social 
  • Organização e gestão do trabalho social
  • Fundamentos da questão social no Brasil
  • Contexto histórico e marco legal do terceiro setor
  • Estado e políticas públicas 
  • Empreendedorismo e empreendedorismo socioambiental 
  • Desenvolvimento de projetos sociais: planejamento, captação de recursos e redes sociais

Então, que tal estudar esses conteúdos e se preparar para grandes desafios? Conte com a Voomp! Somos movidos pela transformação! 

Esperamos que tenha curtido o nosso conteúdo. A gente fica por aqui e até a próxima!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.