InícioPós-graduaçãoEnfermagemCurso de Especialização de Enfermagem em Home Care: transforme vidas

Curso de Especialização de Enfermagem em Home Care: transforme vidas

A especialização em enfermagem Home Care é uma formação para os profissionais da saúde que buscam atender os seus pacientes em suas casas. Dessa forma, é um caminho para quem deseja montar uma carreira na área na profissão de Enfermagem Home Care.

Curso de Enfermagem em Home Care

Uma enfermagem Home Care é o que vai fazer com que as pessoas da área da saúde sejam aptas para atuar na casa dos clientes. Nesse sentido, grande parte dos cursos oferecem essa formação online.

A carga horária varia, pois existem dos mais básicos até os que são bem completos. Além disso, eles ensinam como fazer o serviço de Home Care de acordo com as leis do governo.

Formação necessária para atuar nessa carreira

Uma pessoa que busca atuar no Home Care precisa, antes de tudo, ter formação no técnico em enfermagem. Nesse sentido, não é preciso ter uma graduação de cinco anos, como é o caso dos atendentes particulares que têm jornadas integrais de trabalho.

Benefícios da especialização Home Care

A área de saúde com o foco em Home Care possui vários benefícios, por exemplo, a autonomia. Além disso, tem uma série de pontos positivos que fazem com que as pessoas optem por esse caminho:

  • Elas São Livres Para Fazer os Próprios Horários
  • Podem Escolher os Tipos de Pacientes Que Vão Atender
  • Atuam em Locais Privados com Mais Conforto

Ainda, o Home Care permite um laço mais próximo com o paciente. Nesse sentido, acompanhar o dia a dia de uma forma mais humana é muito bom para o bem-estar do mesmo e do enfermeiro.

Principais tipos de pacientes

As pessoas com doenças graves e deficiências tanto físicas quanto mentais podem ser pacientes do atendimento Home Care. Contudo, a grande maioria daqueles que priorizam esse modelo são os idosos e as crianças.

Vale dizer que isso não é uma regra, afinal, indivíduos de todas as idades e gêneros passam por cirurgias e não podem se mover até um enfermeiro de posto de saúde. Portanto, cabe ao profissional decidir a sua base de atendidos de acordo com a sua vontade.

Qual é o conteúdo de um curso Home Care?

Um curso de especialização em enfermagem Home Care tem como conteúdo os principais conceitos e objetivos da área. Nesse sentido, eles ensinam a história da prática e até questões mais técnicas, como:

  • Preceitos do Home Care
  • Regulações e Leis da Área
  • Roteiros Para Visitas aos Pacientes
  • Prescrições e Alta do Cliente
  • Métodos e Técnicas Para Fazer um Bom Serviço

A formação é destinada para os que já possuem técnico em enfermagem ou outras áreas médicas. Dessa forma, o foco é total nos benefícios e desafios que envolvem a vida de um profissional que atende em casa.

Quais os desafios da especialização em enfermagem Home Care?

Os principais desafios de um enfermeiro Home Care estão relacionados à estrutura do seu serviço. Com isso, a pessoa precisa buscar as próprias ferramentas que vão fazer parte do cuidado com o paciente, além de outras situações, como as burocracias que fazem parte do serviço e a locomoção até a casa do paciente e outros gastos pontuais

Vale dizer que, em muitos casos, a família de um paciente discorda do atendimento realizado. Dessa forma, é preciso ter uma boa noção de como guiar a relação com as pessoas que estão no processo para que tudo ocorra bem.

Aluguel de equipamentos

Os utensílios do Home Care variam de preço por cada tipo de problema que o cliente apresenta, ou seja, é mais comum que sejam alugados. Nesse sentido, os enfermeiros da área precisam gastar tempo e dinheiro na escolha do que usar em cada caso.

Cuidados com os idosos

É preciso maior cuidado com os idosos nos casos de Home Care, já que seu estado é, em suma, mais delicado do que o de um paciente de outra faixa etária. Nesse aspecto, o foco deve ser manter o paciente feliz e ir de acordo com os limites que a saúde dele permite.

Diferenças entre Home Care e enfermagem particular

Os enfermeiros particulares são os que precisam de uma graduação em sua área. Por outro lado, os profissionais do Home Care devem ter, apenas, um ensino técnico.

É comum que neste último sejam feitos grupos de vários atuantes de áreas médicas diferentes para um mesmo paciente. Portanto, eles revezam ao atender o cliente e o levam para os postos para fazer uma análise geral de como anda o processo.

Telemedicina

A telemedicina é uma forma de aproximar o paciente do profissional da saúde por meio de consultas online. Nesse sentido, não se trata de um Home Care nem de um enfermeiro particular.

Como fazer a especialização em enfermagem Home Care?

O profissional que quer fazer a especialização em enfermagem Home Care precisa concluir, antes de tudo, o técnico na sua área. Após isso, ele deve buscar o curso em uma instituição de ensino que seja autorizada pelo Ministério da Educação.

Esse curso pode ser feito tanto online quanto presencial e varia por função do local que o oferta. Portanto, caso você queira ter mais autonomia no seu trabalho de enfermagem, o Home Care é uma boa opção para atuar.

Confira outros de nossos conteúdos

Nós da Voomp estamos muito contentes que você ficou até aqui. No entanto, preparamos diversos conteúdos interessantes na nossa página. Então, continue conosco e aproveite ao máximo, caso queira saber mais sobre o mundo da Enfermagem e Medicina.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 2

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.