A enfermagem possui dezenas de especialidades. Todavia, cada uma complementa a outra já que todo o sistema de saúde pública ou privada acaba tendo diversos pontos de contato.
A princípio, a saúde no Brasil é oferecida e compartilhada entre o governo federal, os estados e os municípios. Neste último, reside a linha de frente no atendimento, a qual chamamos de saúde primária. Consequentemente, é nela que geralmente vamos encontrar o enfermeiro do posto de saúde.
Em suma, as atividades de um enfermeiro de posto de saúde são direcionadas para o cuidado das comunidades e seus profissionais estão espalhados pelos quatro cantos do país. Destaque para o seu trabalho de educação em saúde, prevenção e humanização do atendimento.
Geralmente, o enfermeiro leva cerca de 5 anos para finalizar a sua graduação em enfermagem. Com um futuro agente de saúde ligado às comunidades e suas necessidades é comum a busca por especializações ou pós-graduações ligadas à saúde primária.
O que você verá neste artigo:
Como se tornar um enfermeiro de posto de saúde?
O enfermeiro do posto de saúde é um dos responsáveis mais importantes por levar as ações que atendam às diversas necessidades de saúde para indivíduos e comunidades.
Basicamente, ele vai prestar serviços de um enfermeiro assistencial, ou seja, terá contato direto com pacientes e familiares quase que diariamente.
Por outro lado, também fará às vezes de um enfermeiro-chefe, já que poderá vir a gerenciar diversos outros profissionais de saúde. Exemplo disso: auxiliares e técnicos de enfermagem, agentes de saúde, psicólogos, terapeutas, entre outros.
Visto que ele atua em tantas outras áreas da enfermagem, é recomendado que o profissional tenha diversos cursos e especializações relacionadas à assistência, gerenciamento de equipes ou conhecimento com fins de aplicação específica no local onde atua. Exemplo disso são os enfermeiros de postos de saúde com conhecimentos voltados para locais com grande presença de comunidades indígenas ou quilombolas.
Consequentemente, existem centenas de cursos que ajudam na qualificação ligada à saúde básica, atendimento às famílias, recém-nascidos e crianças. Assim como a gestão de saúde pública, PSF, entre outras atribuições do dia a dia.
O que é o Programa Saúde da Família?
O Programa Saúde da Família (PSF) é uma iniciativa e estratégia do Ministério da Saúde (MS). Ele visa fornecer a atenção básica e assistência em um nível primário.
Logo, é dever do PSF e seus profissionais, garantir a universalidade de acesso aos serviços de saúde e a integralidade da assistência.
Neste contexto, vale afirmar que o acesso à Saúde, além da Educação, é um direito de todo o cidadão e está garantido na constituição do Brasil
Como é a equipe em um posto de saúde?
O enfermeiro do posto de saúde atua diretamente na atenção básica. Porém, ele não está sozinho na linha de frente e no dia a dia.
Basicamente, ele trabalha com outros profissionais de enfermagem. E, especificamente neste caso, atribuem tarefas e supervisionam o trabalho de técnicos e auxiliares de enfermagem. Logo, os diversos agentes comunitários de saúde próximos ou dentro de um ambulatório específico de bairro.
Em síntese, este profissional enfermeiro realiza atividades de educação continuada, e, também permanente, em meio a esta equipe multiprofissional. Com clínicos gerais, psicólogos, terapêuticos e fonoaudiólogos. Vale ressaltar também alguns médicos especialistas (pediatra, ginecologista, ortopedista, etc.) que fazem parte dos quadros de saúde de um município.
O que faz um enfermeiro de posto de saúde?
Do mesmo modo que as outras especialidades na enfermagem possuem suas atribuições específicas, o enfermeiro que trabalha junto ao posto de saúde ou enfermeiro da saúde da família também realiza atividades muito peculiares.
Basicamente, o que você deve saber sobre esta área da enfermagem são suas atribuições ligadas ao atendimento assistencial junto às famílias de determinada região, bairro, distrito ou localidade.
Além da necessidade de realizar uma orientação didática, muitas vezes até lúdica Sem falar nos acompanhamentos periódicos – aqui entendemos gestantes, pacientes crônicos, idosos, etc.
Portanto, no amplo campo de atuação junto às comunidades, famílias e indivíduos, podemos resumir assim as ações de um enfermeiro de posto de saúde:
-
Planejar, gerenciar e executar ações no âmbito da saúde individual e coletiva;
-
Supervisionar a assistência à saúde junto à população;
-
Realizar ações de promoção, prevenção, cura e reabilitação;
-
Implementar ações de saúde coletiva;
-
Levar até as localidades e pessoas as políticas públicas de saúde;
-
Educação em Saúde na comunidade;
-
Ajudar na capacitação das próprias comunidades;
-
Promover a saúde e a qualidade de vida;
-
Organizar e gerenciar os trabalhos dos agentes de saúde (visitas, relatórios e demais informações);
-
Cuidar da saúde da criança (crescimento e desenvolvimento infantil);
-
Ações de controle de natalidade;
-
Agendamento para atendimento em especialidades médicas;
-
Primeiros Socorros;
-
Acompanhamentos de pacientes com doenças crônicas
-
Administração de medicamentos de alto custo;
-
Ações básicas de controle da Hanseníase, Tuberculose, Hipertensão Arterial e Diabetes;
-
Promover a saúde da Mulher e o Planejamento Familiar, assistência Pré-natal e aleitamento materno;
-
Ações de prevenção às DSTs e Aids;
-
Cuidado à saúde do idoso e ações para promoção da longevidade.
Algumas considerações sobre o enfermeiro de posto de saúde
O enfermeiro de posto de saúde antes de tudo deve ser um profissional com alto grau de comprometimento com os pacientes. Aliás, isso se torna ainda mais evidente quando ele é o ponto de contato de uma comunidade isolada – o que é muito comum em nosso país em função das grandes distâncias.
Primeiramente, quando trabalhamos com saúde nos tornamos agentes da qualidade de vida e nos comprometemos com o lado humano de cada paciente. Destaque para isso são as políticas ligadas ao programa de saúde da família (PSF) com o HumanizaSUS. Em suma, ambas têm no acolhimento a essência do seu atendimento.
Em suma, o que faz o enfermeiro de posto de saúde pode parecer em um primeiro momento um campo de atividades ilimitadas e repletas de detalhes. Com certeza, isso é uma verdade.
Segundo, este enfermeiro especializado em saúde básica, PSF ou Posto de Saúde atua em várias frentes de trabalho. Dessa forma, damos como exemplo: gestão de pessoas e insumos, agente promotor da saúde e cuidador assistencial.
Enfermeiro do posto de saúde: pilar da saúde pública
Definitivamente, é um dos responsáveis da cadeia de atendimentos na estrutura de saúde brasileira.
Ao promover o atendimento de saúde básica e atenção primária, o enfermeiro do posto de saúde torna-se parte das comunidades. Consequentemente, acaba por conhecer não só todos que ali vivem. Assim como, suas necessidades. Em suma, ele se faz um canal de resolução de conflitos e problemas – o que destaca seu papel de protagonismo.
Portanto, escolher esta área da assistência em saúde em postos de saúde é tarefa especialistas com diversos conhecimentos em gestão.
Contudo, isso pode ser aprendido com a experiência e atitude. Afinal, lembre-se: na enfermagem você faz a diferença.
Leia mais:
O que faz um enfermeiro assistencial?