InícioPós-graduaçãoEnfermagemEspecialização de Enfermagem em Urgência e Emergência: tudo sobre

Especialização de Enfermagem em Urgência e Emergência: tudo sobre

Atender pacientes em situação de urgência é sempre um trabalho desafiador e que carrega consigo uma responsabilidade muito grande. Afinal, cada decisão e cada segundo faz diferença no atendimento emergencial.

Além de os profissionais possuírem inteligência emocional para lidar com pacientes em estado grave, uma boa formação técnica é fundamental para que tudo ocorra com sucesso. Neste post, vamos compartilhar com você como é a especialização que prepara profissionais para atuarem nesse tipo de situação.

Acompanhe a leitura e saiba como é a especialização de Enfermagem em Urgência e Emergência. 

O que é Enfermagem em Urgência e Emergência?

A área de Urgência e Emergência é uma especialidade do ramo da saúde que se encarrega do atendimento de pacientes que se encontram em quadros graves decorrentes de diversas causas, como doenças, acidentes e ferimentos.

Ou seja, uma das principais atribuições desse campo de atuação é a prestação de primeiros-socorros, seja ele dentro ou fora de unidades hospitalares. Os profissionais especializados nessa área estão presentes tanto no serviço público como no serviço privado, através de unidades de Pronto Atendimento e Serviço de Atendimento Médico de Urgência (Samu) ou plano de saúde privados. 

Por meio de avaliações, primeiros-socorros, diagnósticos e encaminhamentos, a área é responsável por salvar milhares de pacientes na iminência de morte. Por isso, os profissionais que atuam com Enfermagem em Urgência e Emergência costumam ter um maior controle emocional, capacidade de raciocínio em situações críticas e boa tomada de decisão

Como é o curso de especialização de Enfermagem em Urgência e Emergência?

O curso de especialização de Enfermagem em Urgência e Emergência é uma pós-graduação lato sensu da área da saúde. Ou seja, o curso tem como objetivo preparar profissionais com aporte teórico e prático, de modo que possam desempenhar seus trabalhos com segurança e domínio da área escolhida.

Ainda que a graduação em Enfermagem aborde o tema da Urgência e Emergência, as faculdades costumam oferecer uma formação de caráter generalista, com o objetivo de preparar seus alunos para atuarem nos diversos segmentos da Enfermagem. Desta forma, a especialização é uma ótima maneira de se aprofundar na área de Urgência e Emergência e atender às demandas que ela exige.   

Sendo assim, durante o curso, os enfermeiros estudam procedimentos e protocolos, tanto na teoria como na prática, com simulações de situações possíveis em um atendimento emergencial. Apesar de o grande público-alvo ser o profissional da Enfermagem, não há impeditivos para que outros profissionais da saúde realizem o curso. Por ser uma pós-graduação, a única exigência é que o aluno tenha concluído um curso de nível superior.

Como funciona a especialização de Enfermagem em Urgência e Emergência EAD?

Se você valoriza autonomia e flexibilidade para desenvolver seus estudos, o curso de Enfermagem em Urgência e Emergência a distância é uma excelente alternativa. Nessa modalidade, além de não precisar frequentar presencialmente a instituição de ensino, você tem a oportunidade de manejar seus horários e locais de estudo, podendo conciliar com outras atividades do seu dia a dia. 

Vale destacar que as aulas são realizadas de maneira 100% online, onde você acessa os conteúdos do curso através da plataforma de ensino da sua instituição. São textos digitais, apresentações, vídeos e avaliações que garantem que você se capacite com toda a qualidade possível.

Achou interessante? Conheça os cursos de Enfermagem em Urgência e Emergência EAD disponíveis aqui na Voomp!

O que é estudado na especialização de Enfermagem em Urgência e Emergência?

O curso de especialização em Enfermagem em Urgência e Emergência fornece aos seus alunos uma ampla formação sobre as diversas situações de atendimentos de pacientes graves e em risco de morte. Desta forma, o curso busca contemplar os diferentes tipos de atendimentos, como atendimento cirúrgico, pré-hospitalar e clínico. 

Além dos procedimentos técnicos de saúde, o curso também oferece matérias sobre gestão de serviços de emergência, permitindo que profissionais possam liderar, coordenar equipes e unidades de atendimento. Conheça um pouco mais sobre as matérias da especialização através da grade curricular do curso da Faculdade Anhanguera!

  • Gerenciamento dos serviços de emergência
  • Políticas públicas em urgência e emergência
  • Assistência de enfermagem em emergências cirúrgicas e psiquiátricas
  • Assistência de enfermagem em trauma
  • Assistência de enfermagem no atendimento pré-hospitalar
  • Assistência de enfermagem em emergências obstétricas e pediátricas
  • Assistência de enfermagem em emergências clínicas 
  • Suporte básico e avançado de vida

Qual a duração da especialização em Urgência e Emergência?

Por ser um curso lato sensu, o curso de especialização de Enfermagem em Urgência e Emergência não costuma ser muito longo. Apesar de não haver um tempo de curso fixo e determinado para as instituições, as especializações na área duram aproximadamente de seis meses a um ano. Na faculdade Anhanguera, por exemplo, as opções são de seis ou dez meses. Ou seja, uma ótima oportunidade para se capacitar de forma efetiva e rápida.

Quanto custa a especialização de Enfermagem em Urgência e Emergência?

Um ponto bastante positivo da especialização é que você não precisa arcar com tantos custos se comparado com os valores da graduação. Assim, já pode investir na sua formação e continuar estudando sem precisar realizar gastos exorbitantes.

De forma geral, as mensalidades das especializações de Enfermagem em Urgência e Emergência ficam entre R$ 150 e R$ 200. Além de possuir um valor mais acessível, os cursos não possuem longa duração, o que implica em menos mensalidades até a obtenção do certificado. 

Onde atuar como enfermeiro especialista em Urgência e Emergência? 

Com a especialização concluída, o profissional se credencia para atuar nos diversos espaços de atendimento de saúde emergencial. Entre eles, estão as Unidades de Pronto-Atendimento, centros cirúrgicos, clínicas, SAMU e Unidades Básicas de Saúde. Enfim, as possibilidades de atuação são diversas, tanto na rede pública de saúde como na rede privada.

Se você se interessa pelo ramo da saúde e tem interesse em trabalhar com serviços de urgência e emergência para socorrer pacientes, nada melhor do que realizar uma especialização para aprofundar seus conhecimentos e construir um bom currículo! 

Conte com a Voomp para trilhar sua carreira de sucesso! Siga acompanhando nosso blog e fique por dentro de tudo sobre pós-graduação e mercado de trabalho. Até breve!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.