InícioGraduaçãoDesenvolvimentoDevOps: saiba como é o curso

DevOps: saiba como é o curso

O termo DevOps tem origem no inglês, representando a união de duas palavras: desenvolvimento e operações. Na prática, o DevOps funciona como uma metodologia que busca oferecer dinamismo às aplicações aos sistemas, promovendo soluções digitais especialmente para quem atua com negócios. 

Em uma empresa, a implementação do DevOps resulta em uma maior integração entre as equipes de trabalho. Ou seja, os responsáveis por gerir bancos de dados, segurança de aplicações e seus desenvolvedores atuam de maneira conjunta. Desta maneira, o DevOps exige um trabalho colaborativo e que pode trazer ótimos resultados para uma organização. 

Continue a leitura até o fim e saiba como é o curso que prepara os profissionais para atuarem com excelência neste segmento!

Como é o curso DevOps?

Nos últimos anos, visando atender à demanda de profissionais no mercado de trabalho, o curso de DevOps surgiu com a proposta de preparar seus alunos para atuarem a partir desta metodologia. O curso pode ser realizado tanto como um Curso Superior de Tecnologia (CST) ou na forma de uma pós-graduação.

Durante a formação, os alunos desenvolvem a capacidade de manipular sistemas e ferramentas digitais, com foco no desenvolvimento ágil e eficiente de softwares, o que é uma habilidade essencial do profissional DevOps. Além das habilidades técnicas, soft skills relacionadas ao trabalho coletivo também são aprimoradas ao longo do curso. 

Por fim, o curso permite que o profissional se forme com domínio sobre as operações de automatização de processos, assim como sobre o aperfeiçoamento de sistemas de segurança e de infraestrutura na área de TI. 

O trabalho com Ciência de Dados também é uma das principais características desta formação, o que aumenta ainda mais as possibilidades de atuação do profissional.

EAD: saiba como é o curso de DevOps nesta modalidade

A modalidade de ensino à distância ainda gera muitas dúvidas entre aqueles que desejam iniciar uma graduação. Afinal, para muitos, a modalidade é uma novidade. Em termos práticos, os conteúdos aprendidos no curso e o reconhecimento do diploma são os mesmos independente da modalidade de ensino.

A principal diferença em relação aos cursos presenciais se dá na maneira como o ensino ocorre. No curso de DevOps EAD, o aluno não tem a necessidade de frequentar presencialmente a instituição de ensino. Ou seja, a graduação ocorre de forma online, onde são acessadas as disciplinas, os materiais didáticos e os professores podem ser consultados. 

Na Voomp, você tem a possibilidade de conhecer ótimos cursos de DevOps que permitem o seu crescimento profissional sem sair de casa. Você pode conferi-los clicando aqui

Quais matérias são estudadas no curso de DevOps?

As matérias da grade curricular do curso de DevOps seguem uma sequência lógica, onde os primeiros semestres são destinados ao estudo de conhecimentos básicos da área de TI. À medida que o aluno avança no curso, são introduzidos conteúdos mais complexos e que exigem um bom domínio das matérias estudadas no início do curso. 

Desta forma, nos semestres iniciais, destacam-se matérias como linguagens de programação, lógica computacional, projeto de software e desenvolvimento de banco de dados

Posteriormente, são estudados de forma teórica e prática fundamentos aplicados do trabalho de um desenvolvedor de operações, como monitoramento de indicadores, segurança e auditoria de sistemas e desenvolvimento de automação

E claro, também vale destacar conteúdos como infraestrutura ágil, uma vez que a velocidade é umas das principais marcas do trabalho de um profissional DevOps. Confira a lista de matérias a seguir, do curso de DevOps da faculdade Anhanguera, e saiba como é a grade curricular nesta área!

  • Algoritmos e Programação Estruturada
  • Análise e Modelagem de Sistemas
  • Análise Orientada a Objetos
  • Arquitetura e Organização de Computadores
  • Desenvolvimento e Monitoramento de Dashboards
  • Entrega e Implantação Contínua
  • Governança de Tecnologia
  • Infraestrutura Ágil
  • Integração Contínua
  • Linguagem de Programação
  • Linguagem Orientada a Objetos
  • Lógica Computacional
  • Modelagem Banco de Dados
  • Monitoramento e Indicadores
  • Programação e Desenvolvimento de Banco de Dados
  • Projeto de Software
  • Qualidade e Automação de Testes
  • Redes e Sistemas Distribuídos
  • Segurança e Auditoria de Sistemas

Curso DevOps: saiba quanto custa e qual a duração 

Além de conhecer como funciona a formação na área de DevOps, saber quanto tempo você irá destinar para a sua formação e quanto irá gastar é muito importante. Afinal, isso permite um bom planejamento e com certeza um ótimo aproveitamento na faculdade.

Na área de DevOps, é possível formar-se em um tempo relativamente curto, o que é uma ótima notícia para quem busca uma rápida inserção profissional em um mercado bastante aquecido. Em geral, os cursos de tecnologia em DevOps possuem duração de 3 a 4 semestres, ou seja, no máximo 2 anos

Outro aspecto bacana do curso é o investimento. Na Voomp, você encontra cursos tecnólogos em DevOps que variam de R$ 100 a R$ 200 mensais, além de oferecerem descontos na primeira mensalidade. Bacana, não é mesmo?

Mercado de trabalho: como está a área de DevOps?

Nos últimos anos, o mercado da tecnologia cresceu de forma significativa, o que ocasionou em uma alta demanda por profissionais com habilidades específicas para este segmento. Essa necessidade de profissionais pode ser vista não só na área de DevOps, mas em outras especialidades relacionadas.

De modo geral, não existe uma formação exata para atuar como desenvolvedor de operações. No entanto, como as empresas têm buscado por profissionais qualificados, a formação no curso de DevOps pode ser um grande diferencial na hora de conquistar uma oportunidade.

Nesta área, empresas de tecnologia e demais organizações que apostam no desenvolvimento de soluções digitais são os principais locais onde o profissional irá atuar. Como muitas empresas têm investido em tecnologia para crescer, o profissional DevOps encontra um cenário repleto de oportunidades. Então, que tal investir na sua formação e apostar em uma área com um futuro promissor? Dê um Voomp na sua carreira e vamos promover a transformação juntos! Até a próxima.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.