InícioPós-graduaçãoEnfermagemEspecialização em Enfermagem: Principais cursos

Especialização em Enfermagem: Principais cursos

Ter uma especialização em enfermagem pode fazer toda a diferença em um mercado de trabalho sempre mais competitivo. Mas, existem muitos cursos que capacitam para atuar em hospitais. Assim, é essencial entender as opções para conseguir escolher a melhor.

O que é a especialização em enfermagem?

É uma formação que irá capacitar ainda mais o profissional. Além disso, permite o aperfeiçoamento em determinada área de interesse. Ou seja, é um ensino mais específico, enquanto na faculdade o aluno recebe informações mais gerais.

Pós-graduação em enfermagem versus especialização

Uma dúvida muito comum entre aqueles que estão à procura do que estudar é se os dois são a mesma coisa. Nesse sentido, a resposta é bem simples. A verdade é que a especialização em enfermagem é um dos tipos existentes de pós-graduação.

Quanto tempo dura uma especialização em enfermagem?

Não é possível dizer com precisão porque cada um dos cursos pode ter uma carga horária diferente. Por exemplo, no ramo da Cardiologia, são exigidas 500 horas que são divididas entre aulas teóricas e parte de atuação prática.

Apesar das diferenças nas matérias e no tempo de duração, essa divisão vai existir em todos os campos. Dessa forma, os alunos terminam a formação prontos para atuarem na área escolhida.

Os principais cursos para especialização em enfermagem

A busca por melhorar o currículo e conseguir se destacar está cada dia maior. Portanto, muitos profissionais procuram por uma especialização em enfermagem. Desse modo, os três principais cursos são:

Ao escolher qualquer um desses, muitos tendem a olhar apenas para a parte financeira. Mas, é um erro pensar só nesse sentido e sem considerar as próprias aptidões. Assim, antes de decidir, leve em conta também quais são as suas qualidades pessoais e pontos fortes.

Preparo psicológico

Mais um aspecto muito importante para avaliar ao escolher um campo de atuação é o seu preparo psicológico. Ou seja, se você for particularmente sensível quanto à tratar de crianças, talvez não seja indicado optar por pediatria, por exemplo.

Trabalhar na área da saúde pode gerar um grande desgaste mental. Portanto, seja durante a especialização em enfermagem, ou mesmo na rotina profissional, não hesite em procurar ajuda psicológica caso sinta a necessidade.

Especialização em urgência e emergência

Trata-se de um preparatório para aqueles que desejam atuar diariamente em situações especiais. Assim, são especialistas em lidar com pacientes em perigo iminente. Dessa forma, a maior qualidade necessária é a capacidade pensar rápido e com confiança.

Áreas de atuação

Os que optam por estudar nessa direção estarão preparados para agir tanto dentro dos hospitais como fora. Então, são muitas as possíveis áreas de atuação. Alguns exemplos são:

  • No SAMU
  • Unidades de Saúde 24 Horas
  • Na Emergência Hospitalar

Cada dia a medicina apresenta novas descobertas. Assim, aqueles que escolhem essa especialização em enfermagem precisam sempre estar atualizados e ter diferentes conhecimentos técnicos.

Terapia Intensiva

Os profissionais que trabalham na Unidade de Terapia Intensiva, ou UTI, lidam diretamente com os pacientes em situação grave e em risco de vida. Dessa forma, é provável que precisem manusear diferentes equipamentos, como, sondas e respiradores.

UTI pediátrica e Neonatal

Mesmo que se trate do mesmo tema, é um curso diferente porque as crianças precisam de cuidados especiais. Nesse sentido, este é um ramo onde existe uma maior necessidade de tato e delicadeza para se comunicar com os familiares.

Enfermagem obstétrica

O foco principal desta especialização em enfermagem é a saúde da mulher grávida e no período pós gravidez. Assim, os especialistas atuam, de modo específico, durante as seguintes situações

  • Acompanhamento pré-natal
  • Parto
  • Puerpério

Essa é uma área de grande importância, e assim como na pediatria, exige muita sensibilidade. Ou seja, é um momento muito delicado para a maior parte das pacientes e o profissional precisa estar preparado para, muitas vezes, oferecer conforto.

Vantagens em fazer uma especialização em enfermagem

São inúmeros os benefícios em tomar a decisão de se aperfeiçoar profissionalmente. Desse modo, caso você esteja na dúvida, saiba que esta escolha poderá te trazer muitas vantagens como:

  • Melhorar seu currículo
  • Permitir encontrar novas e melhores oportunidade de trabalho
  • Ficar ainda mais capacitado

Por fim, cada novo conhecimento adquirido te ajudará a ser um melhor profissional.

Como se especializar em enfermagem?

Basta escolher qualquer uma das áreas disponíveis. Além disso, hoje em dia existem diversas instituições que oferecem a possibilidade de fazer o curso na modalidade semipresencial.

É uma ótima opção, especialmente para quem já trabalha no ramo e, dessa forma, possui pouco tempo para estudar. Seja como for, existem inúmeras possibilidades para aprender e se aprimorar. Assim, vale a pena investir na sua carreira e no seu conhecimento.

Não pare de estudar

Mesmo que você já tenha uma carreira profissional é muito importante se manter atualizado. Visando isso, nós também preparamos diversos conteúdos sobre Enfermagem aqui no blog, confira!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.