InícioPós-graduaçãoGestãoESG: descubra o curso de pós-graduação

ESG: descubra o curso de pós-graduação

Você já ouviu falar em ESG? A sigla, que se refere ao termo Environmental, Social and Governance, representa uma série de movimentos e ações que buscam alinhar produção, desenvolvimento econômico e sustentabilidade. Em português, ESG faz referência ao meio ambiente, à responsabilidade social e à governança.

Sem dúvida, zelar pelo meio ambiente é uma das grandes preocupações do século 21, o que tem mobilizado governos, ativistas, pessoas influentes e empresas a traçar estratégias de preservação ambiental. Desta forma, as ações de ESG buscam engajar diversos atores na cadeia produtiva, estabelecendo métricas de avaliação para as organizações. 

Com a crescente mobilização de empresas para se adequar às boas práticas de responsabilidade social e ambiental, profissionais com expertise na área têm encontrado mercados para se destacar e contribuir com o desenvolvimento da sociedade. 

Sabia que existem cursos de pós-graduação para quem deseja se especializar nas práticas de ESG? Neste post vamos falar sobre essas formações, então vem com a gente e confira!

ESG: como é a pós-graduação na área?

Como você já notou, as práticas de ESG são pensadas para serem implementadas em empresas que buscam atuar no mercado de forma socialmente responsável. Desta forma, os cursos de ESG são voltados principalmente para que gestores conheçam essas práticas e desenvolvam técnicas para executá-las em suas respectivas organizações.

Ou seja, nos cursos de especialização em ESG, os alunos são apresentados aos grandes desafios que o desenvolvimento sustentável apresenta. A partir desse conhecimento, os profissionais são preparados para tomar decisões, identificar oportunidades e agregar valor à organização através das práticas de ESG.

Assim, o profissional se torna apto para elaborar projetos e planejamentos que sincronizem a atividade econômica com a responsabilidade socioambiental. Uma das principais habilidades que a pós-graduação na área desenvolve é a de gerenciar riscos e atuar de acordo com métricas e indicadores técnicos

Além de gestores de empresas, o curso pode ser aproveitado por profissionais com formação prévia nas áreas de engenharia, geografia, biologia, entre outras formações que atuam com negócios e meio ambiente

Pós-graduação em ESG: saiba como é a modalidade EAD!

Nos últimos anos, muitos profissionais têm se interessado por formações mais flexíveis e que permitam que os estudos sejam conciliados com os compromissos do dia a dia. Assim, cursos na modalidade EAD se apresentam como uma ótima alternativa para quem deseja estudar com mais autonomia

Se você já possui boa parte da sua rotina preenchida, sem problemas, pode se especializar nas práticas de ESG sem precisar sair de casa, estudando como e onde quiser. Nesta modalidade, acompanhe as aulas com auxílio da tecnologia, seja através de celulares, tablets ou computadores. 

Então, se você busca aprimorar seu conhecimento nesta área e deseja ampliar suas possibilidades, a Voomp é o lugar ideal. Em nossa plataforma, você encontra as oportunidades perfeitas para crescer profissionalmente e se tornar uma referência em governança e meio ambiente

Conheça os cursos de ESG no markplace Voomp! 

ESG: quais matérias são estudadas na pós-graduação?

Os cursos de especialização em ESG se notabilizam por unir estudo teórico e prático em seu projeto pedagógico. Afinal, mais importante do que conhecer as boas práticas de sustentabilidade, é saber de que forma implementá-las e quais são as experiências que geram resultados.

Por isso, boa parte das matérias do curso se baseia em cases de sucesso e na análises de experiências bem sucedidas que envolvam gestão, desenvolvimento econômico e sustentabilidade.

De forma resumida, as matérias do curso apresentam uma visão global sobre as práticas de ESG, partindo dos seus princípios e passando pelas ferramentas de implementação e avaliação. E claro, tudo isso alinhado à elaboração de um planejamento estratégico de gestão.

Na prática, veja como são as matérias do curso ESG – Um novo olhar para os negócios, oferecido pela faculdade Anhanguera!

  • Custo de oportunidade e gerenciamento de risco 
  • Gestão de stakeholders e gerenciamento de crise 
  • Gestão de carreira 
  • Modelos de negócios sustentáveis 
  • Introdução à Agenda ESG 
  • Sustentabilidade Corporativa: o ESG no dia a dia da organização 
  • Manufatura enxuta e sustentável 
  • Fatores sociais, ambientais e de governança incorporados à gestão 
  • Gestão ESG – indicadores, metas e norteadores

Preço e duração: saiba mais sobre o curso de pós-graduação em ESG 

Muitas pessoas acreditam que cursar uma pós-graduação possui um custo muito alto. No entanto, será que é assim mesmo? Na prática, o valor pode variar muito de acordo com a instituição de ensino, a modalidade e o tipo do curso, dependendo da estrutura que ele demanda. Porém, é plenamente possível estudar sem comprometer as suas finanças.

Em nossa plataforma de cursos, você encontra especializações em ESG com mensalidades abaixo de R$ 150 e ainda aproveita para construir conexões profissionais com o mercado de trabalho durante o curso. Também vale destacar que você pode testar os cursos durante 7 dias. Assim, você pode ter certeza se a formação tem a ver com os seus objetivos! 

Quanto à duração do curso, você pode concluir sua pós-graduação em ESG em menos de um ano. Normalmente, pós-graduações lato sensu possuem duração reduzida, para que o profissional possa se capacitar e atuar de forma rápida. Na faculdade Anhanguera, os cursos de especialização em ESG têm duração a partir de 6 meses.

Então, agora que já conhece um pouco mais sobre o curso, que tal investir na sua carreira e apostar em um mercado em ascensão? Para os próximos anos, a tendência é que cada vez mais profissionais com capacitação em boas práticas de sustentabilidade sejam absorvidos pelo mercado, para liderar a implementação de novos modelos de negócio.

E aí, curtiu? Siga acompanhando nosso blog! Até a próxima.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 3 / 5. Número de votos: 2

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.