InícioPós-graduaçãoGestãoCurso de Lean Manufacturing: conheça a pós-graduação

Curso de Lean Manufacturing: conheça a pós-graduação

Você já ouviu falar em Lean Manufacturing? O termo em inglês, que significa Manufatura Enxuta, busca maximizar a eficiência dos processos produtivos de forma que isso não implique em aumento de gastos e desperdícios.

Ou, em uma linguagem simples, o principal objetivo das técnicas de Lean Manufacturing é fazer mais com menos. A partir de um conjunto de estratégias e metodologias, o Lean Manufacturing constitui um sistema de gestão cada vez mais adotado por setores produtivos.

No segmento da indústria, por exemplo, em que a produção ocorre em larga escala, as técnicas de Lean Manufacturing são essenciais. 

Gostou? Então, fique por dentro de como funciona o Lean Manufacturing e como o curso pode te ajudar a crescer no mercado! 

Lean Manufacturing: como é o curso?

O curso de Lean Manufacturing pode ser exercido no formato de pós-graduação lato sensu. Situada nas áreas de Gestão e Negócios, o curso busca fornecer conhecimentos sobre o método de produção lean, que visa otimizar produções sem aumento de custos. Na maioria das instituições, o curso é oferecido como um MBA.

Durante o curso, o aluno estuda questões relacionadas aos conceitos de lean manufacturing, o que inclui matérias sobre valores de produtos, custos de produção, logística e métodos de melhoria da produção

O curso de MBA em Lean Manufacturing pode ser feito por qualquer pessoa, desde que tenha concluído uma formação de nível superior. Em geral, o curso é voltado especialmente para profissionais que atuam no setor produtivo, sejam eles donos de negócios, gestores ou engenheiros.  

Como é o curso de Lean Manufacturing a distância?

Uma dúvida muito frequente entre estudantes é se há muita diferença entre cursos presenciais e cursos a distância, o que é muito normal. Em termos de conteúdo, não há nenhuma diferença, uma vez que as mesmas matérias do curso presencial são estudadas no EAD. 

A principal diferença é no modo como o aluno acessa as aulas. No modelo EAD, você pode fazer isso com maior flexibilidade e em horários alternativos. Além disso, um ponto positivo da faculdade de Lean Manufacturing é que praticamente todo o trabalho prático é feito por meio da internet. Ou seja, você reúne estudos e prática em um só lugar. 

Se você não possui muito tempo livre na sua rotina e precisa fazer o curso totalmente a distância, você não perde nada. Conheça as pós-graduações em Lean Manufacturing aqui na Voomp!  

O que se estuda no curso de Lean Manufacturing?

As matérias estudadas no curso de MBA em Lean Manufacturing buscam aprimorar o domínio dos profissionais quanto às estratégias de redução de custos, desperdícios e maximização da produtividade. É claro, sem deixar de ter em vista a qualidade dos produtos.

Desta maneira, o curso oferece matérias sobre os princípios do Lean Manufacturing e técnicas de gestão e implementação da manufatura enxuta. Por ser um curso de caráter prático, no MBA você irá conhecer diversos cases de execução das técnicas lean.

Confira como é a grade curricular de matérias no MBA em Lean Manufacturing da faculdade Anhanguera:

  • Gestão de carreira
  • Gerenciamento estratégico de projetos
  • Princípios lean 
  • Método lean startup 
  • Gestão da qualidade e produtividade 
  • Lean UX 
  • Manufatura enxuta e sustentável 
  • Ambientação
  • Análise e modelagem de negócios (babok/product owner) 
  • Processos de certificação da qualidade

Quanto tempo dura o curso de Lean Manufacturing?

As pós-graduações lato sensu costumam ser mais curtas, visando preparar o profissional rapidamente para que ele execute os conhecimentos adquiridos no mercado de trabalho. Desta maneira, você irá encontrar pós-graduação em Lean Manufacturing que duram entre seis e dez meses, dependendo da instituição de ensino que oferta o curso. 

Em pouco tempo de formação, você se prepara para enfrentar um mercado em crescimento e com ótimas oportunidades de emprego. Apesar de ser um curso curto, é possível adquirir todas as habilidades necessárias para se destacar! 

Qual o custo do curso de Lean Manufacturing?

O valor especialização em Lean Manufacturing pode variar bastante de acordo com a instituição de ensino e com a modalidade. Neste caso, o ideal é unir qualidade com preço acessível e cursar pós-graduações que oferecem bom custo-benefício. 

Em instituições reconhecidas como a Anhanguera, o valor das mensalidades fica na média de R$ 150. Caso você não tenha certeza sobre o curso, a Anhanguera permite que você realize um teste grátis por sete dias. Assim, você pode avaliar o curso antes de efetivar o investimento na pós-graduação.

Me formei em Lean Manufacturing: onde posso trabalhar?

Aumentar a produção, evitar desperdícios, manter a qualidade dos produtos e atender às demandas dos consumidores com serviços de valor. Essas quatro ações costumam nortear o funcionamento de empresas que almejam ser competitivas no mercado. E é justamente com essa missão que especialistas em Lean Manufacturing se inserem no mercado. 

Dominando processos de gestão e otimização de cadeias produtivas, o profissional com conhecimentos de técnicas de Lean Manufacturing tem sido bastante valorizado e cada vez mais desejado no mercado.

Especialmente em espaços produtivos como a indústria, esses profissionais têm ocupado cargos importantes e que demandam uma apurada visão estratégica. Por meio dos processos de melhoria contínua, o profissional contribui para redução de tarefas desnecessárias e a produção em excesso, colaborando com práticas de produção sustentáveis e sob demanda.  

Não perca tempo! Se tem interesse em trabalhar com empreendedorismo, gestão de negócios e otimização de produção, o MBA em Lean Manufacturing tem tudo a ver com você. Conte com a Voomp para expandir os horizontes. O seu próximo passo profissional começa aqui!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.