InícioGraduaçãoAgronomiaConheça o curso de Agricultura Orgânica

Conheça o curso de Agricultura Orgânica

Frente ao desafio de equilibrar produção agrícola e sustentabilidade, a Agricultura Orgânica tem cada vez mais despertado a atenção de produtores e consumidores. Em diversas cidades do Brasil, feiras orgânicas consolidam-se e sugerem uma forma alternativa de se relacionar com os alimentos. 

Sem a utilização de agrotóxicos, sementes geneticamente modificadas ou produtos sintéticos, o grande objetivo dos produtores é levar à mesa dos consumidores alimentos mais saudáveis e naturais

No entanto, para harmonizar produção agrícola com conceitos de agricultura orgânica, é preciso ter bastante conhecimento sobre as técnicas e práticas na área. Que tal ficar por dentro sobre como funciona a faculdade de Agricultura Orgânica? A Voomp mostra para você! 

Como é o curso de Agricultura Orgânica?

O curso de Agricultura Orgânica está situado dentro do campo de conhecimento da Agronomia. Com estudos sobre solos, sementes, culturas e técnicas de produção, os profissionais formados no curso adquirem uma ótima bagagem para atuar na cadeia de produção da agricultura orgânica. 

O curso é considerado do tipo superior tecnólogo. Ou seja, é voltado à formação prático-profissional dos estudantes, sem tanto foco em pesquisa, como ocorre nas faculdades do tipo bacharelado.

De forma geral, o curso é destinado para perfis de estudantes que se interessem por práticas de produção agrícola, sustentabilidade e alimentação saudável. Mais do que uma formação, para muitas pessoas a Agricultura Orgânica representa um estilo de vida!  

Como funciona o curso de Agricultura Orgânica EAD?

Já imaginou realizar uma graduação estudando de casa e nos horários que você possui mais disponibilidade? Em geral, é assim que funcionam os cursos na modalidade de ensino a distância (EAD). 

Nos últimos anos, a modalidade cresceu de forma significativa, tornando-se uma alternativa para estudantes que procuram por mais autonomia e flexibilidade para encaixar os estudos na rotina de trabalho.

No curso de Agricultura Orgânica EAD, você estuda as mesmas matérias da modalidade presencial. A principal diferença está no modo como você faz isso. No EAD, utiliza-se a tecnologia para isso, pode ser por computadores, tablets ou celulares

Ah, vale lembrar! O curso de Agricultura Orgânica EAD possui a mesma validade do curso presencial. Para que seja valorizado, no entanto, é importante que a instituição de ensino seja reconhecida pelo MEC. Achou interessante? Confira os cursos de Agricultura Orgânica EAD disponíveis aqui na Voomp!  

Qual a duração do curso de Agricultura Orgânica?

O curso de Agricultura Orgânica, em caráter de tecnólogo, costuma ter duração de dois anos. Dependendo da instituição, pode haver variação no tempo necessário de curso, fazendo com que chegue a dois anos e meio ou três anos de faculdade.

A duração relativamente breve da formação tecnóloga tem sido um grande atrativo para muitos profissionais que procuram se capacitar e entrar no mercado de trabalho, isso em um curto espaço de tempo. Trata-se de um ótimo caminho para quem quer se especializar em uma área ou então trocar seu campo de atuação

O que é estudado no curso de Agricultura Orgânica?

A busca por alternativas na produção agrícola requer uma série de conhecimentos e habilidades voltadas à produção orgânica. Assim, como ocorre na agricultura convencional, é preciso conhecer características de solo, hidrografia e meio ambiente de forma geral.

No que diz respeito às técnicas de produção em Agricultura Orgânica, o curso disponibiliza matérias que favorecem o domínio de formas alternativas de adubação, fertilização do solo, combate às pragas e conservação dos alimentos orgânicos.

Outro assunto bastante estudado no curso é o conjunto de leis, decretos e instruções normativas que regulamentam os orgânicos no Brasil. Afinal, para ser considerada orgânica, a produção passa por uma série de critérios rigorosos de avaliação.

Confira algumas matérias que fazem parte do curso de Agricultura Orgânica

  • Introdução à Agroecologia
  • Legislação, Meio Ambiente e Agroecologia
  • Manejo e Conservação de Solos em Sistemas Orgânicos
  • Produção e Conservação de Sementes
  • Produção Vegetal em Sistemas Agroecológicos
  • Conservação de Alimentos Agroecológicos
  • Manejo Alternativo de Pragas, Doenças e Plantas Daninhas
  • Manejo da Propriedade Orgânica
  • Políticas Públicas e Agroecologia

Quanto custa a faculdade de Agricultura Orgânica?

Para cursar a faculdade de Agricultura Orgânica, o investimento gira em torno de R$ 150 por mês na modalidade a distância. Em algumas instituições, é possível adquirir bolsas de estudo ou obter descontos de acordo com a sua nota no processo seletivo.

Além de possuir preços acessíveis, o curso de Agricultura Orgânica tem duração de aproximadamente dois anos, ou seja, possui menos mensalidades se comparado a outros tipos de curso superior. 

Agricultura Orgânica: como é o mercado de trabalho nesta área?

Como já mencionamos, o crescimento da Agricultura Orgânica tem se transformado até mesmo em um estilo de vida para muitas pessoas. Ou seja, muitos consumidores estão cada vez mais adeptos da alimentação mais saudável e do fomento da produção sustentável. 

Esse movimento tem proporcionado um mercado bastante interessante para quem atua na área da Agricultura Orgânica. Visto que há bastante demanda, atuar com a produção de alimentos orgânicos é uma oportunidade bastante interessante. 

No entanto, se a produção não é o seu principal foco, existem outras oportunidades no segmento. Uma das possibilidades é trabalhar com a coordenação e gestão de feiras orgânicas, que cada vez mais ganham espaço.

Em instituições públicas, é possível atuar formulando políticas públicas para o setor e também em órgãos de regularização da produção orgânica. Neste meio, você irá visitar propriedades, avaliar as técnicas de produção e emitir certificações sobre alimentos orgânicos. 

Enfim, não restam dúvidas de que a produção orgânica tem sido cada vez mais valorizada, o que é uma ótima notícia para quem produz, quem se alimenta e quem de alguma forma faz parte da cadeia. Que tal fazer parte dela e se tornar um tecnólogo em Agricultura Familiar?

Siga acompanhando nosso conteúdo e conte com a Voomp para dar o próximo passo na sua carreira profissional. Até o próximo post!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.