InícioGraduaçãoGestão de PessoasCurso de Coaching: fique por dentro da formação!

Curso de Coaching: fique por dentro da formação!

Motivação, energia, desempenho! Todos esses itens fazem parte de uma rotina profissional saudável e que gera resultados, tanto pessoais como para a organização. Contudo, essa rotina ideal pode não florescer de forma espontânea, o que tem levado muitas empresas a contarem com o trabalho de coaches.

Mediante técnicas de coaching e desenvolvimento, os profissionais especializados buscam gerir equipes e extrair suas potencialidades ao máximo. Além de proporcionar um ambiente de trabalho mais agradável, contribui com a autoestima e a busca pelos resultados.

Embora muitas pessoas busquem aprimorar os conhecimentos em Coaching por meio de palestras e workshops, existem graduações de nível superior que são destinadas especificamente a este tema. Você encontra no curso uma formação completa sobre os diversos assuntos que o coach deve dominar.

No post de hoje, mostraremos como funciona a graduação na área de Coaching. Então, vamos lá, conheça a faculdade de Coaching e Desenvolvimento Humano! 

Coaching e Desenvolvimento Humano: como é a graduação?

O curso de Coaching e Desenvolvimento é ofertado em caráter de curso superior tecnólogo. Ou seja, o projeto pedagógico da formação é voltado à rotina prático-profissional dos estudantes. Quem já possui um curso de nível superior e se interessa pelo tema, pode considerar cursos de pós-graduação e cursos livres.

De forma geral, a graduação em Coaching e Desenvolvimento Humano é bem diversificada e reúne saberes de diversas áreas. Neste curso, são abordados fundamentos de Psicologia, Gestão de Pessoas e Empreendedorismo.

Por meio de estudos de temas destas áreas, o profissional reúne as condições para melhorar a qualidade de vida de seus clientes em diversos campos, seja no trabalho ou em comportamentos do dia a dia, visando sempre a evolução e o desenvolvimento pessoal ou coletivo.

O Curso de Tecnologia Coach e Desenvolvimento Humano é voltado especialmente para perfis que gostem de atuar com de pessoas, valores, missões e busquem sempre por resultados. Uma profissão que tem tudo a ver com as áreas de gestão de pessoas e de negócios.

Como é o curso de Coaching a distância?

Nos últimos anos, os cursos EAD têm crescido bastante e despertado o interesse de muitos estudantes que procuram por mais flexibilidade nos estudos. No curso de Coaching e Desenvolvimento Humano, você estuda 100% a distância, sem a necessidade de frequentar a instituição de ensino.

Em relação ao curso de caráter presencial, a grande diferença é que o ensino ocorre de forma online. Na plataforma de ensino da sua instituição, você acessa aulas, conteúdos e as tarefas que o curso exige.

Enfim, se não dispõe de muito tempo livre e ainda assim deseja se formar no curso de Coaching, sem problemas, pois o curso EAD permite que você tenha mais flexibilidade nos seus horários. Sendo assim, você pode estudar sem comprometer sua rotina de compromissos.

Confira os cursos de Coaching EAD disponíveis aqui na Voomp!

O que se estuda no curso de Coaching?

As matérias que compõem a matriz curricular da faculdade de Coaching e Desenvolvimento Humano são destinadas especialmente a tópicos de gestão, comportamento e desenvolvimento de habilidades como comunicação, inteligência emocional e performance. 

Além do acúmulo teórico, os estudos da graduação favorecem que os alunos adquiram uma expertise para transmitir valores como liderança, foco e determinação em busca de objetivos.

Confira quais matérias fazem parte da grade curricular do curso de Coaching e Desenvolvimento da faculdade Pitágoras!  

  • Auditoria e Consultoria em RH
  • Avaliação de Performance
  • Coaching de Inteligência Emocional
  • Coaching e Mentoring
  • Comportamento Organizacional e Negociação
  • Desenvolvimento de Pessoas
  • Design Thinking e Inovação dos Modelos de Negócios
  • Dinâmicas e Jogos Vivenciais
  • Gestão de Carreira
  • Gestão de Pessoas
  • Liderança e Coaching Evolutivo
  • Programação Neurolinguística
  • Técnicas e Ferramentas de Coaching

Quantos anos dura o curso de Coaching?

O curso de Coaching é uma ótima formação para quem deseja se capacitar de forma rápida e prática para atuar em cargos de liderança e gestão de pessoas. Afinal, sua duração é um tanto curta se comparada com outros cursos de nível superior. 

Boa parte dos cursos de Coaching no mercado tem duração de no máximo dois anos. No entanto, esse tempo pode variar em algumas instituições. Em faculdades como Anhanguera, Unopar e Pitágoras, a graduação em Coaching e Desenvolvimento Humano tem duração de três semestres.

Quanto custa o curso de Coaching?

Assim como a duração do curso varia de acordo com a instituição de ensino, os valores praticados também sofrem essa variação. Fatores como a estrutura da faculdade, os serviços oferecidos e a modalidade ensino estão diretamente relacionados ao preço final.

Apesar das variáveis, é possível encontrar cursos de Coaching com preços bastante em conta. Aqui na Voomp, você encontra a graduação na área em diversas faculdades, com preços que ficam na média de R$ 130 a R$ 150 por mês.

Outro fator que contribui com o preço acessível é a duração do curso de Coaching. Por durar em média três semestres, você terá menos mensalidades ao longo de sua formação. Vale a pena, não?

Quais são as possibilidades de atuação profissional para Coaches?

O trabalho de coaching cresceu de forma significativa nos últimos anos. Entre as principais razões, estão o surgimento de novos profissionais e o interesse do público em ser assessorado em várias áreas da vida. 

Neste contexto, coaches podem auxiliar pessoas em diversos segmentos. Os mais populares atualmente são assuntos financeiros, comportamentais e de carreiras profissionais. Por ser capacitado para atuar com o gerenciamento de recursos humanos, serviços de coaching e mentoria para trabalhadores têm sido cada vez mais frequentes.

Desta forma, o profissional pode atuar tanto em serviços individuais, voltados ao planejamento de ações que propiciem melhor qualidade de vida,  como atuar no meio organizacional, especialmente em departamentos de RH. 

Ao se graduar nesta área, além de auxiliar as pessoas, você também acaba crescendo profissional e pessoalmente. Dê o próximo passo na sua carreira! Siga acompanhando nosso conteúdo por aqui e expanda seus horizontes com a Voomp!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.