Ao procurar por vagas de emprego e oportunidades profissionais, é muito comum que entre as exigências estejam competências técnicas, habilidades práticas e um currículo de acordo com a área de atuação. No entanto, apesar de muito importantes, esses requisitos não são os únicos desejados por recrutadores.
Além das competências técnicas, o mercado de trabalho também exige habilidades pessoais, relacionadas ao perfil dos candidatos e que fazem toda a diferença em um ambiente organizacional. Por exemplo, a capacidade de se relacionar bem com equipes de trabalho. Você sabia que esse tipo de habilidade é chamado de soft skill?
Se você nunca ouviu falar neste termo, ou já ouviu e deseja saber um pouco mais sobre ele, este post é para você. Acompanhe a leitura e conheça um pouco mais sobre a importância das soft skills no mundo do trabalho!
O que você verá neste artigo:
O que são soft skills?
A expressão inglesa soft skills refere-se ao conjunto de atribuições de natureza comportamental, psicológica e emocional que os profissionais desenvolvem e que se manifestam no ambiente de trabalho. Ou seja, são competências mais subjetivas, manifestadas no dia a dia a partir das relações interpessoais.
No ambiente organizacional, as soft skills complementam as chamadas hard skills, que são as habilidades mais práticas e objetivas. Por possuírem um caráter técnico, as hard skills costumam ser visualizadas com mais facilidade e de forma mais palpável. No entanto, para que elas sejam executadas da melhor maneira, as soft skills são essenciais.
Há um bom tempo, o mercado de trabalho valorizava principalmente as competências técnicas dos profissionais. No entanto, com as transformações do mundo do trabalho, a capacidade de lidar bem com tensões, emoções e relações humanas tornou-se imprescindível. Atualmente, muitas pessoas consideram as soft skills tão importantes quanto as habilidades técnicas de um profissional.
Conheça alguns exemplos de soft skills
Como mencionamos, as soft skills são competências subjetivas e relacionadas à personalidade das pessoas, envolvendo questões emocionais e comportamentais. Mas na prática, quais são essas habilidades? Confira algumas das soft skills mais valorizadas no ambiente de trabalho!
Proatividade
Uma das habilidades mais requisitadas pelos recrutadores, a proatividade é um comportamento que impacta de forma muito positiva o ambiente de trabalho. O profissional proativo é aquele que costuma ter atitude no dia a dia, adiantando-se frente às demandas com personalidade e efetividade.
Em outras palavras, pessoas proativas não costumam esperar por ordens ou pedidos para resolver problemas que estão sob sua competência, o que torna a dinâmica de trabalho muito mais fluida e prática.
Boa comunicação
Embora possa parecer uma habilidade relativamente simples, a capacidade de se comunicar da forma adequada cumpre um papel muito relevante no ambiente de trabalho. A partir dela, é possível desenvolver as tarefas sem que haja ruídos ou mal-entendidos que possam atrapalhar a produtividade.
Ou seja, comunicar-se de forma clara, respeitosa e objetiva implica em facilitar o dia a dia de trabalho, contribuindo com a eficiência na realização de demandas.
Motivação
Se existe algo que pode prejudicar o rendimento profissional é a falta de motivação. Afinal, sem entusiasmo e gosto pela profissão, as chances de trabalhos serem realizados de forma inadequada aumentam significativamente.
Embora pequenas fases de desmotivação façam parte de uma carreira e possam ser contornadas, o mercado de trabalho valoriza bastante profissionais que se animam em busca de resultados e de superação. Em momentos de dificuldade, a motivação pode ser o segredo para a obtenção do sucesso.
Inteligência Emocional
Com alguma frequência, o ambiente de trabalho pode proporcionar momentos de pressão, tensão e conflitos de ideias. Neste momento, o profissional que detém uma boa inteligência emocional pode se sobressair, tomando decisões que contribuam com a harmonização do ambiente e que evitem problemas maiores.
Resumindo, a inteligência emocional diz respeito à capacidade do profissional lidar, tanto com as suas emoções como com a dos colegas. Em momentos de adversidade, o profissional com inteligência tende a tomar decisões mais seguras e racionais, o que pode fazer toda a diferença.
Organização
Não apenas no círculo de trabalho, mas em diversas esferas da vida, a organização é uma característica pessoal que facilita diversas ações. Normalmente, um profissional organizado tem ciência de seus compromissos e antecipa tarefas para que não acumulem e prejudiquem seu rendimento.
Além do mais, um profissional organizado costuma respeitar prazos, procedimentos e dificilmente é pego de surpresa. Pontualidade e assiduidade também são hábitos que atribuem ao profissional um perfil organizado.
Como desenvolver soft skills?
Muitas pessoas acreditam que soft skills são habilidades naturais das pessoas. Em alguns casos, isso pode ser verdade. No entanto, muitos profissionais aprimoram suas competências pessoais com muita observação, reflexão e prática ao longo do tempo. Desta forma, o desejo de crescer é o primeiro ponto para desenvolver as soft skills.
Conversar com colegas de profissão, amigos ou familiares também pode ser uma boa estratégia para mapear quais são as habilidades pessoais em que você manda bem e quais precisa melhorar. Outro ponto importante é dar tempo para o seu desenvolvimento. Muitas pessoas consideram mais difícil desenvolver soft skills do que hard skills, portanto, é preciso ter paciência com o seu crescimento.
Por fim, você também pode investir na sua formação e contar com o apoio de cursos especializados em soft skills. Ah, e o mais bacana: pode contar com a Voomp para desenvolver suas habilidades! Aqui na Voomp, você encontra cursos de pós-graduação em soft skills, em que pode estudar de forma online, como e onde quiser.
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