InícioPós-graduaçãoGestãoPós-graduação em Gestão de Custos: conheça o curso

Pós-graduação em Gestão de Custos: conheça o curso

A saúde de uma organização está associada diretamente a diversos tipos de gestão, desde os recursos humanos até os recursos patrimoniais. Projetos, pessoas, logística, finanças, negócios, tudo deve passar uma administração de qualidade para que uma empresa consiga obter seus resultados desejados.

Uma dessas áreas que têm peso muito importante é a gestão de custos, e é sobre isso que falaremos no post de hoje. Aqui na Voomp, o aluno confere a como é o curso de especialização nessa área, quais são as principais habilidades que o profissional desenvolve e quais são as possibilidades de atuação no mercado de trabalho.

Gestão de custos: como é a pós-graduação na área?

O curso de Gestão de Custos é uma pós-graduação lato sensu das áreas de Administração, Gestão e Contabilidade. Isso não impede, contudo, que profissionais de outras áreas possam cursar a especialização, apenas que os conteúdos abordados na pós desenvolvem habilidades analíticas e gerenciais.

Ao longo da trajetória de ensino, o profissional encara uma jornada de estudos que o capacitará para fazer análises apuradas do mercado, realizar leituras de cenários, elaborar estratégias financeiras, gerir recursos e entregar relatórios e balanços que servirão para elaborar planos e ações.

Desta forma, a pós em Gestão de Custos forma profissionais que são peças-chave em organizações que buscam atingir um bom grau de competitividade. Com os conhecimentos adquiridos, o profissional reúne as credenciais para ocupar cargos de coordenação e liderança, viabilizando projetos e o desenvolvimento financeiro sadio de uma organização.

Quanto ao público-alvo, o curso é indicado especialmente para profissionais graduados nas áreas de Administração, Contabilidade, Economia e Empreendedorismo, que tenham nas áreas comercial, contábil e financeira seu principal campo de atuação.

Como é o curso de Gestão de Custos na modalidade EaD?

É muito comum que profissionais que desejam realizar uma pós-graduação já estejam inseridos no mercado de trabalho. No entanto, em busca de atualização e crescimento profissional, nem sempre é fácil conciliar estudos com compromissos profissionais. Nesse ponto, a especialização em Gestão de Custos a distância é uma ótima alternativa.

Isso porque o curso pode ser realizado de forma totalmente online e com flexibilidade de horários, de modo que o aluno pode estudar onde e como quiser. Usando dispositivos de tecnologia como computadores e celulares, algumas faculdades oferecem até mesmo a opção de fazer download das aulas para acompanhar de modo offline.

Ou seja, no ambiente virtual da especialização EaD, o aluno encontra tudo o que precisa para se capacitar profissionalmente. Isso inclui aulas, tutores especializados, atividades práticas e materiais didáticos. Conheça um pouco mais sobre a pós em Gestão de Custos EaD aqui na Voomp!

Quais são as principais matérias da pós em Gestão de Custos?

Como mencionamos, a especialização em Gestão de Custos é destinada principalmente para profissionais de áreas como Administração, Economia e Contabilidade. Desta forma, a pós reúne em sua grade curricular principalmente matérias dessas áreas. São assuntos como gestão de projetos, gestão financeira, análise mercadológica e demonstrações contábeis, entre outras.

O curso também oferece em suas matérias uma visão ampla sobre gestão de negócios, abordando os principais conceitos de marketing, vendas, negociação, estratégia empresarial e comportamento do consumidor.

Conheça algumas matérias presentes na pós de Gestão de Custos em instituições como Anhanguera e Ampli:

  • Gestão Financeira
  • Gestão Estratégica de Custos
  • Planejamento Estratégico Orçamentário
  • Gestão de Vendas
  • Estratégia Empresarial como Vantagem Competitiva
  • Gestão de Custos Logísticos
  • Análise das Demonstrações Contábeis
  • Métodos Quantitativos de Apoio à Decisão
  • Marketing Estratégico e Inteligência Competitiva
  • Análise Mercadológica e Comportamento do Consumidor
  • Técnicas de Gerenciamento de Projetos
  • Gestão de Pessoas e Plano de Recrutamento e Seleção

Qual a duração da especialização em Gestão de Custos?

De forma geral, cursos de especialização lato sensu são formações de curta duração, em que o aluno consegue se aprofundar em um determinado tema em poucos meses. O período pode variar de acordo com a instituição, mas, na média, leva entre 6 e 10 semestres.

Durante esse período, o profissional deve realizar as atividades propostas, ser aprovado nas disciplinas e, na grande maioria das instituições, apresentar à banca um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).

Qual o valor do curso de Gestão de Custos?

Valores de cursos de pós-graduações sempre podem variar de acordo com a instituição de ensino. Diversos fatores podem influenciar o preço das mensalidades, como a modalidade de ensino, a qualificação do corpo docente e os recursos oferecidos pela instituição. No caso do EaD, o aluno economiza bastante, pois não arca com um valor maior de mensalidade se comparado com o modelo presencial.

No entanto, existem opções interessantes, com ótima relação custo-benefício e boas alternativas de pagamento. Aqui na Voomp, o aluno encontra pós-graduação em Gestão de Custos EaD com mensalidades que variam entre R$ 100 e R$ 250. Além disso, é possível realizar testes grátis e avaliar se a especialização realmente tem a ver com seus objetivos. Interessante, não é mesmo?

Pós-graduação concluída: o que esperar do mercado de trabalho?

O profissional com especialização em Gestão de Custos é preparado para atuar em diversas instituições, tanto na gestão pública como do meio privado. Com base em seus conhecimentos, o gestor de custos pode atuar em departamentos contábeis e financeiros, promovendo o equilíbrio fiscal, a distribuição de recursos, o planejamento estratégico de uma empresa e a sua transparência.

E não é apenas isso: o especialista em Gestão de Custos também pode empreender e oferecer seu próprio serviço de forma autônoma ou em sua própria empresa. Serviços como consultoria comercial e assessoramento de gestão financeira costumam ser algumas das principais atividades.

Independentemente da área de atuação escolhida, o graduado em pós-graduação costuma ser bastante valorizado no mercado de trabalho. É um investimento na carreira que tem ótimos retornos em termos de reconhecimento profissional!

Enfim, agora que você conhece um pouco mais sobre essa especialização, que tal dar o seu próximo passo? Siga nos acompanhando e vamos juntos em busca dos seus objetivos! Até a próxima!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.