InícioPós-graduaçãoEducaçãoSaiba como é a especialização em Educação Especial

Saiba como é a especialização em Educação Especial

Para que a educação seja universal e atenda a todas as pessoas de forma inclusiva, as orientações para o atendimento especializado às pessoas com deficiência vem evoluindo constantemente.

Neste ramo, a especialização em Educação Especial tem contribuído ao formar diversos profissionais capacitados a este tipo de trabalho. Neste post, vamos mostrar para você como é essa pós-graduação.

O que é Educação Especial?

Educação Especial é um ramo da educação que presta atendimento especializado aos alunos portadores de necessidades especiais. O objetivo dessa especialidade é poder garantir uma educação de qualidade e de forma inclusiva, considerando as particularidades de cada educando. 

Educadores especiais atuam junto a alunos com diferentes graus de necessidades, podendo ser tanto na escola como fora dela. Ao longo do tempo, os esforços para que pessoas com necessidades especiais fossem incluídas em espaços tradicionais de ensino cresceram significativamente. Esse movimento fez com que o ambiente escolar passasse por adaptações, visando garantir o bem-estar e o conforto de todos os educandos. 

Como é a especialização em Educação Especial?

A especialização em Educação Especial é uma pós-graduação lato sensu, onde o estudante adquire formação adequada para trabalhar com pessoas portadores de necessidades especiais, respeitando suas particularidades. Para cursá-la, é necessário possuir um diploma de graduação em nível superior. 

Nesta especialização, são abordados elementos teóricos e metodológicos sobre questões pedagógicas, visando integrar o aluno com necessidades especiais aos espaços de ensino regular. A formação de profissionais neste ramo é ampla e contínua. Antes de realizar a pós-graduação, você pode graduar-se em licenciatura em Educação Especial

O curso de especialização, no entanto, pode ser feito por profissionais de formações variadas, não somente por educadores. Vale destacar que muitas empresas possuem programas para integrar funcionários com necessidades especiais. Ou seja, os conceitos aprendidos no curso podem ser aplicados até mesmo fora do espaço educacional. 

Para acolher alunos e planejar atividades que explorem seus potenciais, o profissional deve ter empatia, carinho, solidariedade e muita responsabilidade. São habilidades humanas fundamentais, para além do domínio técnico.

A especialização tem duração entre 6 meses e 2 anos, podendo ser realizada tanto na forma presencial como no ensino a distância. Se você trabalha ou dispõe de uma rotina mais corrida, o curso no formato EAD pode ser uma boa alternativa para conciliar a pós-graduação com suas atividades. No entanto, existem diversas especializações no campo da Educação Especial, vamos conhecer algumas? 

Atendimento Educacional Especializado e Educação Especial

Trata-se da especialização mais abrangente, que visa capacitar os profissionais de geral acerca das múltiplas necessidades especiais. São estudos sobre pedagogia, uso de tecnologias, ambientação e os diversos tipos de deficiências, como visual, intelectual, física e auditiva.

Educação Especial com Ênfase em Comunicação Alternativa

É a especialização que aborda com maior profundidade as questões ligadas à comunicação dos portadores de necessidades especiais. O profissional aprende a estabelecer técnicas que facilitem a interação, seja ela através de leitura corporal ou facial.

Educação Especial com Ênfase em Deficiência Auditiva

Neste curso, o profissional adquire formação necessária para atuar junto às pessoas portadoras de deficiência auditiva. Assim, o profissional se capacita de forma completa para prestar suporte à educação de pessoas surdas.

Educação Especial com Ênfase em Transtornos Globais do Desenvolvimento 

Especialização voltada ao trabalho frente aos transtornos que afetam a socialização de crianças, podendo chegar a prejudicar a concentração e a coordenação motora. 

Enfim, essas são apenas algumas das possibilidades de pós-graduação em Educação Especial. Ainda existem outras especialidades nessa área, o que mostra um campo de atuação muito grande. Você pode encontrar esses cursos em instituições como a Unopar, Uniderp, Unic, Unime, Anhanguera e Pitágoras.

Educação Especial: o que é estudado? 

Uma das principais atribuições do profissional da Educação Especial é entender como se manifestam os diferentes tipos de deficiências nos educandos. Por isso, o estudo sobre as múltiplas deficiências é parte central da especialização. A partir disso, o profissional desenvolve habilidades de como proceder nas diversas situações possíveis no ambiente de ensino.

Ou seja, também são fundamentais os estudos sobre pedagogia, didática e ambientação para pessoas com necessidades especiais. São matérias que visam fornecer conhecimento e experiência para que o profissional possa incluir o educando da melhor forma possível. 

Além disso, na especialização você estuda conteúdos sobre legislação e políticas públicas voltadas aos portadores de necessidades. Confira algumas matérias presentes nas principais pós-graduações da área:

  • Avaliação e intervenção pedagógica 
  • Psicologia do desenvolvimento e da aprendizagem 
  • Psicomotricidade e desenvolvimento motor 
  • Neurociências e o processo de aprendizagem 
  • Legislação e políticas públicas de inclusão e multiculturalidade 
  • Tecnologia assistiva e comunicação alternativa

A atuação profissional do educador especial

Boa parte dos profissionais que cursam essa especialização destinam-se para o ambiente escolar, é verdade. Afinal, a formação trabalha bastante questões de socialização, inclusão e aprendizado para pessoas com necessidades especiais, tanto no ensino público quanto no privado. 

Neste campo de atuação, o profissional pode atuar nos mais diversos níveis de ensino, desde a educação infantil, passando por ensinos fundamental e médio, até mesmo no ensino superior. É o espaço no qual deve-se aplicar os procedimentos metodológicos adequados, de acordo com as diretrizes de ensino para cada caso de deficiência. 

Fora do ambiente escolar, no entanto, os profissionais da Educação Especial também encontram oportunidades. Empresas que possuem mais de 100 funcionários são obrigadas a contratar portadores de necessidades especiais. Desta forma, a empresa precisa também tornar o ambiente acolhedor, inclusivo e adaptado para todos os trabalhadores.

Por fim, podemos dizer que a pós-graduação em Educação Especial, além de ser um impulso na sua carreira, fornece uma formação para profissionais essenciais na sociedade, com múltiplas possibilidades de atuação.

O nosso conteúdo fica por aqui, mas esperamos ter ajudado você a conhecer como é essa especialização. Conte sempre com a Voomp para expandir seus horizontes! 🙂

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.