InícioPós-graduaçãoEducaçãoSaiba como é a especialização em Educação Infantil

Saiba como é a especialização em Educação Infantil

A educação é um direito e um processo contínuo ao longo das diferentes etapas da vida. Ela pode ser voltada às crianças, adolescentes e adultos, em diferentes níveis de ensino. Ou ainda pode ser direcionada às pessoas com necessidades especiais, como ocorre na Educação Especial.

Apesar de a Educação ser um desafio que nos acompanha a longo prazo, cada fase possui especificidades que requerem profissionais capacitados para atuar nelas. Assim ocorre com a Educação Infantil. 

Neste post, a Voomp irá compartilhar com você como é a especialização em Educação Infantil: qual o papel do profissional e o que se estuda no curso. Ficou interessado? Então acompanhe com a gente.

O que é a Educação Infantil?

A Educação Infantil é a especialidade que trabalha com os anos iniciais da escolarização. Essa primeira etapa contempla crianças com idade de 0 a 5 anos, normalmente em creches e pré-escolas. No Brasil, as matrículas em instituições educativas são opcionais para crianças até 4 anos de idade. A partir daí, é obrigação dos pais inserir a criança no ambiente escolar. 

Em contrapartida, a Educação Infantil é um direito previsto para as crianças. Logo, o Estado é responsável por fornecer espaços adequados para a educação nos anos iniciais. Uma boa estrutura com bons profissionais é fundamental para uma educação saudável e que explore todas as competências das crianças.

Nesta fase, entre 0 e 4 anos, os pequenos educandos desenvolvem habilidades motoras, cognitivas, sociais e emocionais, além de explorar o universo fora do círculo familiar. É um momento crucial para estimular as capacidades e tornar as experiências de descobertas agradáveis e lúdicas, papel que compete ao educador infantil. 

Outras atribuições também fazem parte do trabalho do educador infantil. Ele é responsável por planejar e preparar materiais didáticos para atividades e estimular a participação de alunos. Para além da sala de aula, o profissional ainda cuida de questões como higiene e alimentação, orientando as crianças sobre hábitos saudáveis. 

Por fim, o profissional da área deve sempre estar atento, com muita responsabilidade e carinho. Para além das habilidades teóricas e metodológicas, são características ideais do perfil do educador infantil.

O que você precisa saber sobre a especialização em Educação Infantil

A especialização em Educação Especial é uma pós-graduação lato sensu, onde o profissional refina suas habilidades para atuar na primeira etapa de educação das crianças. Neste curso, os conteúdos são abordados visando a capacitação do aluno para atuar em situações práticas do ambiente de trabalho.

Como é comum nas pós-graduações lato sensu, a duração desse curso não é muito longa. Não há uma determinação de tempo padrão, podendo variar de acordo com a instituição que oferta o curso. No entanto, a maioria ocorre entre 6 meses e 1 ano. 

Como a duração das especializações não é muito longa, os valores também não costumam ser muito caros. A especialização pode ser realizada de forma presencial, na qual o aluno realiza todas as atividades na estrutura da instituição de ensino, ou então no formato EAD, recomendado para quem possui menos flexibilidade na rotina e deseja estudar em casa. 

Nesse formato, você pode iniciar sua pós-graduação em Educação Infantil gastando menos de R$ 200 por mês. Algumas instituições reconhecidas oferecem o curso, e você pode conferir clicando aqui.

O principal público-alvo desta especialização são pedagogos e administradores de espaços de educação infantil. Além de habilitar os profissionais para a educação diária de sala de aula, a especialização prepara o profissional para pensar na parte organizacional e estratégica de uma creche.

Educação Infantil: o que se estuda nesta especialização? 

De forma geral, os estudos desta especialização concentram-se na formulação de metodologias de ensino adequadas para crianças entre 0 e 4 anos. Desta forma, os educadores podem desempenhar o trabalho de diferentes maneiras, trabalhando com artes, movimentos corporais e até mesmo com tecnologias

Um dos principais temas de estudo é a ludicidade, que deve estar presente na grande maioria das atividades. Desde os ensinamentos relacionados ao dia a dia, como escovar os dentes, até a parte intelectual, como aprender o alfabeto, por exemplo. Saber educar com brincadeiras e diversão é essencial nesta formação! 

Além disso, a especialização em Educação Infantil também fornece estudos sobre o gerenciamento de uma escola infantil. Nesta parte, estão concentrados os estudos sobre gestão escolar, planejamento de calendário, atividades e demais funções administrativas. 

A seguir, você confere algumas matérias presentes no curso de pós-graduação em Educação Infantil da Ampli:

  • Teorias de Desenvolvimento e de Aprendizagem
  • Ferramentas Tecnológicas como Objetos de Aprendizagem
  • Dança, Corpo e Movimento: a cultura brasileira na prática escolar
  • O Lúdico e o Contexto Educacional
  • Gestão Educacional
  • Fundamentos, Organização e Metodologia da Educação Infantil e do Ensino Fundamental
  • Literatura Infantojuvenil
  • Educação e Artes

Atuação profissional para especialistas em Educação Infantil

O profissional que se especializar em como educador infantil pode atuar diretamente em espaços onde crianças estejam sendo inseridas no ambiente educacional. Isso inclui berçários, que recebem crianças recém-nascidas, e creches, onde crianças até 4 anos frequentam. Nestes espaços, além do cargo de educador, os profissionais especializados podem ocupar cargos de gestão, onde são responsáveis pela direção da instituição. 

Já na fase escolar, o educador infantil pode trabalhar com turmas de pré-escola, que recebem jovens educandos de até 5 anos. Fora das instituições de ensino, educadores infantis também podem prestar serviços domiciliares, ajudando na formação de crianças em suas casas. 

Fazer uma pós-graduação pode abrir muitas portas. Além de você ficar em destaque no mercado de trabalho, tem a possibilidade de atuar com a educação em uma fase linda e desafiadora que é a infância. Mas e aí, gostou de conhecer um pouco mais sobre essa especialização?O conteúdo que preparamos para você termina aqui, mas você pode encontrar muito mais sobre os cursos de especialização em Educação Infantil clicando aqui. Ficamos felizes em ter você junto a gente!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 2

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.