InícioGraduaçãoAgronomiaSaiba como funciona a faculdade de Agronomia!

Saiba como funciona a faculdade de Agronomia!

No Brasil, a produção agrícola e pecuária possui uma importância fundamental na economia, tornando o país um grande exportador de diversos gêneros de alimentos. Nesta cadeia, o papel dos agrônomos é super importante para que cada processo, desde antes do plantio, seja feito com excelência. 

Quer conhecer um pouco mais sobre como funciona a faculdade de Agronomia? Então você está no lugar certo! Neste post, a Voomp vai te mostrar as principais características dessa formação. Vamos juntos saber mais?

Como é a faculdade de Agronomia?

O curso de Agronomia está situado dentro das ciências agrárias, formando profissionais que desempenham um grande leque de habilidades no trabalho do campo. Entre elas, estão estudos de solos, realização de laudos e pareceres técnicos, além de desenvolvimento científico e tecnológico para o aperfeiçoamento dos processos de produção agrícola. 

O profissional formado em Agronomia desenvolve aptidão para lidar com diversos recursos da natureza, realizando projetos agroindustriais e o controle de qualidade. Trata-se de um curso em que fundamentos teóricos e práticos andam juntos durante toda a graduação. 

Quanto ao perfil esperado dos alunos de Agronomia, destacam-se competências como o interesse por novas tecnologias, uma boa capacidade de identificar e solucionar problemas e uma boa gerência de recursos, levando em conta questões como sustentabilidade e meio ambiente. 

Ao final do curso, o formando obtém o grau de bacharel. O curso é ofertado nas modalidades presencial e a distância, ambos com exigência de estágio e trabalho de conclusão de curso (o famoso TCC).

Quanto tempo dura a faculdade de Agronomia?

A grande maioria dos cursos de Agronomia no Brasil possui 5 anos de duração. Dependendo da faculdade, o curso pode sofrer alguma variação no número de semestres, mas a média fica em 10 semestres no total. Ao todo, a exigência é que o curso tenha 3.600 horas. 

Durante a etapa de formação, além de cursar disciplinas obrigatórias, os graduandos podem participar de projetos institucionais de pesquisa e de projetos com a comunidade. São exigidos nestes 5 anos de curso o cumprimento das horas complementares, que podem ser monitorias e participação em congressos, realização do estágio e o TCC, que pode ser um estudo aplicado realizado pelo aluno ou uma monografia sobre algum tema importante para a Agronomia.

Além do estágio obrigatório, muitos alunos aproveitam a grande demanda de agrônomos para entrar no mercado de trabalho enquanto graduandos, aplicando na prática conceitos e teorias adquiridas desde o primeiro momento da faculdade. Mas vale ficar atento: o tempo máximo de estágio estabelecido por lei é de 2 anos! 

O que se estuda na faculdade de Agronomia?

A faculdade de Agronomia costuma ter uma grade curricular bem diversificada, e isso é para que seja possível dar conta dos muitos conhecimentos necessários para a atuação do agrônomo. Boa parte do currículo é composto por matérias de caráter técnico, que exigem domínio de conhecimentos em disciplinas auxiliares, como matemática e química

No entanto, agrônomos em formação também estudam questões sociais do campo e temas como meio ambiente e sustentabilidade. Tendências de modernização e novas ferramentas tecnológicas também são conteúdos recorrentes nos estudos. 

Nos primeiros semestres, como ocorre na grande maioria dos cursos, os conteúdos são mais introdutórios. É o momento em que os graduandos adquirem conhecimentos básicos que serão fundamentais para o aprofundamento de temas específicos. 

Para exemplificar, vamos listar algumas matérias que são recorrentes nos principais cursos de Agronomia:

  • Agronomia, Ciência e Tecnologia
  • Biologia do solo
  • Bioquímica
  • Economia e Administração Rural
  • Fruticultura
  • Genética
  • Irrigação e Drenagem
  • Produção e tecnologia de sementes
  • Sociologia Rural

Como podemos visualizar, as disciplinas que compõem os currículos de Agronomia buscam dar conta de todo o universo da agricultura, contemplando questões de tecnologia, biologia, química, gestão e técnicas de produção.

Vale destacar que muitas faculdades possuem matérias e projetos que buscam atender à região em que estão localizadas, aplicando conceitos e técnicas agrícolas à determinadas características de solo e hidrografia locais. Bacana, né?

Como é o mercado de trabalho para agrônomos?

O mercado de trabalho para formados no curso de Agronomia é, sem dúvidas, um dos mais aquecidos no Brasil. Isso ocorre em razão do constante crescimento do agronegócio e sua cadeia de produção rural. Atualmente, o país é um grande exportador de alimentos como soja, café e carne, condição que acaba gerando muitos empregos para agrônomos.

No agronegócio, agrônomos têm espaço para trabalhar com o combate às pragas em lavouras, com comércio de insumos agrícolas, mecanização de processos de trabalho e tratamento de solos. De modo geral, o trabalho de agrônomos no agronegócio está voltado para a otimização da produção agropecuária.

Além do agronegócio, os profissionais podem atuar em outras esferas, como na indústria alimentícia, na indústria de insumos rurais e na administração de propriedades rurais. Projetos de sustentabilidade também podem ser geridos por agrônomos.

Desse jeito, podemos perceber que o mercado de trabalho para quem deseja se formar em Agronomia não vai nada mal, não acha? Outra notícia boa é que não há projeção para uma queda na demanda por agrônomos, ou seja, uma ótima escolha profissional! 

E quanto custa cursar a faculdade de Agronomia?

Em média, o curso de Agronomia na modalidade presencial custa em torno de R$ 700 a R$ 1.100. Esse valor pode variar entre universidades, considerando fatores como modalidade, a procura por vagas e os custos com manutenção de estruturas necessárias para o curso.

Já o curso de Agronomia semipresencial pode ser uma boa alternativa para quem deseja realizar a faculdade com qualidade, mas economizando um pouco mais. Nesta modalidade, o aluno estuda de casa, realizando apenas as atividades práticas de maneira presencial. Instituições de qualidade reconhecida como Unopar, Anhanguera e Pitágoras oferecem cursos semipresenciais com mensalidades mais acessíveis.

No entanto, se as mensalidades não couberem no seu bolso, não se desespere! Você pode conseguir alguns descontos e alternativas para realizar sua graduação. Através do FIES, você tem a possibilidade de financiar suas mensalidades. No entanto, se o que você procura é bolsa de estudos, o PROUNI pode te ajudar a obter ótimos descontos.
Hoje ficamos por aqui! Obrigado por ter acompanhado nosso post até o final! Esperamos que a gente possa ajudar você a trilhar seu caminho da faculdade de Agronomia até o sucesso. Aqui na Voomp, estamos sempre na torcida por você!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.