InícioDicasFormação acadêmicaQual a diferença entre pós-graduação, mestrado e doutorado?

Qual a diferença entre pós-graduação, mestrado e doutorado?

Houve um tempo em que possuir apenas diploma de ensino superior bastava para se destacar no mercado de trabalho. Atualmente, com o mercado aquecido e com o aumento do número de graduados, cursar uma pós-graduação tem sido uma alternativa para quem procura se destacar.

À primeira vista pode ser difícil de entender quais são os tipos de pós-graduação e para que serve cada uma. No entanto, você pode ficar tranquilo. Vem com a gente neste post que vamos explicar tudinho! 

O que é uma pós-graduação?

Como o próprio nome sugere, é a formação que você segue após concluir a etapa da graduação. Ou seja, você pode cursar uma pós-graduação assim que concluir seus estudos em nível superior. Mestrado, doutorado, especialização, MBA, é normal que muita gente costume confundir estes cursos. Todos eles são cursos de pós-graduação, embora possuam diferenças. Vamos a elas.

A primeira diferença está relacionada à natureza dos cursos. No Brasil, eles são separados entre pós-graduações lato sensu e stricto sensu. São palavras que vêm do latim, que respectivamente significam sentido amplo e sentido estrito. 

Ou seja, cursos da categoria lato sensu possuem uma abordagem mais ampla, aprimorando conhecimentos adquiridos na graduação com ênfase em algum tema. São cursos que, em geral, buscam especializar alunos para o mercado de trabalho. Enquanto isso, cursos stricto sensu possuem apelo mais acadêmico, voltados à pesquisa e produção de novos conhecimentos. O Ministério da Educação reconhece cursos de mestrado e doutorado como stricto sensu, enquanto cursos de especialização e MBA (Master in Business Administration) são considerados lato sensu.

Agora que você já conhece os diferentes tipos de pós-graduação, vamos conhecer um pouco mais sobre cada uma delas!

O que é e como funciona um mestrado?

O mestrado acadêmico é uma pós-graduação ofertada por universidades e que tem duração de dois anos, conferindo o título de mestre a quem conclui o curso. Para ingressar em um mestrado, além de ter o ensino superior completo, é preciso ser aceito no programa de pós-graduação de seu interesse. Isso pode ocorrer de diversas formas, como provas, elaboração de projeto e entrevista.

Durante estes quatro semestres (dois anos), os alunos aprofundam conhecimentos adquiridos na graduação, com bastante discussões teóricas. É necessário também a realização de uma pesquisa que resultará na dissertação, um trabalho em que o mestrando deverá demonstrar domínio teórico e metodológico sobre determinado campo de pesquisa.

Além do mestrado acadêmico, existem programas de mestrado profissional. Neste caso, os debates são mais voltados à atuação profissional dos alunos, visando atender à demanda do mercado de trabalho.

E o doutorado, como funciona?

O doutorado possui algumas semelhanças com o mestrado e pode ser encarado como uma continuação dele. Trata-se de um curso stricto sensu e que exige, além do mestrado, um processo seletivo para quem deseja cursar. No entanto, sua duração é de quatro anos. Ao final desse tempo, o aluno aprovado recebe o título de doutor. 

Ao invés de elaborar uma dissertação, os doutorandos devem formular uma tese. A principal diferença é que em uma tese você deve apresentar uma nova descoberta, algo que contribua de forma inédita com os debates da comunidade científica. 

Tanto no mestrado quanto no doutorado, os alunos podem compor grupos de pesquisa, participar de projetos e eventos acadêmicos. Na metade dos cursos, é necessário qualificar a pesquisa em andamento. Isso significa que uma banca irá avaliar o trabalho parcial, apontar recomendações e avaliar se o candidato está apto para prosseguir com o trabalho. 

Além disso, muitos programas de pós-graduação exigem como parte da formação a aprovação em testes de proficiência em língua estrangeira. Por isso, é sempre bom dedicar algum tempinho para aprender um segundo idioma.

Como são os cursos lato sensu?

Aqui, estão contemplados os cursos de especialização e MBA. No Brasil, a legislação prevê que o tempo de duração mínimo deve ser de 360 horas. Neste sentido, são pós-graduações mais flexíveis, que podem durar de um semestre a dois anos. Além disso, as instituições não costumam exigir processos seletivos complexos, bastando ter diploma em nível superior. 

Diferentemente do mestrado e do doutorado, cursos de especialização não conferem títulos e, ao invés de diploma, o concluinte recebe certificado. Ainda assim, são cursos extremamente valorizados no mercado e cada vez mais procurados por quem deseja se destacar.

Normalmente, estes cursos possuem um tema estabelecido, que será o foco da especialização. No MBA, por exemplo, o foco dos estudos é o mundo dos negócios e da administração financeira. 

Independente de sua área de formação, existem pós-graduações lato sensu para diversos públicos e com diferentes objetivos. Clicando aqui, você confere pós-graduações ofertadas por instituições reconhecidas, como a Ampli e Unopar. São pós-graduações em gestão, negócios, humanidades, tecnologia, educação, entre outros temas.  

As especializações podem ser realizadas tanto de maneira presencial quanto a distância, desde que o aluno cumpra com a frequência de 75% de presença nas atividades. Ao final da formação, o aluno deve realizar uma monografia, na qual discorre sobre algum tema estudado na especialização. 

Que tal fazer uma pós-graduação?

Ufa! Agora você já conhece as possibilidades de pós-graduação disponíveis no Brasil. Se continuar estudando após a graduação está nos seus planos, você já pode começar a pensar no seu próximo passo profissional. 

A melhor escolha é aquela que mais se adequa aos seus objetivos. Mestrado, doutorado, especialização ou MBA, cada um tem suas características, suas exigências e ninguém melhor do que você para identificar qual se encaixa melhor com seus sonhos. 

Nós, aqui na Voomp, estaremos sempre torcendo pelo seu sucesso e pela continuidade de seus estudos. Obrigado por acompanhar nosso conteúdo, até o próximo post!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 2

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.