A gente já sabe que a vida de estudante não é fácil, não é mesmo? Muitas vezes, os estudantes passam por alguns perrengues antes de adquirir uma estabilidade financeira no mercado de trabalho. Neste caso, economizar um pouquinho em alguns serviços é muito bem-vindo. Para isso, uma opção bem interessante é se fazer valer da lei e adquirir uma carteira de estudante reconhecida pelas entidades responsáveis.
No entanto, existem muitas dúvidas sobre como funciona a carteira, como quem pode tirar, onde utilizá-la e quais as condições. Se você tem alguma dessas dúvidas, está no lugar certo para saber as respostas. Confira nosso conteúdo e entenda como quem faz pós-graduação têm direito à meia-entrada!
O que você verá neste artigo:
Para que serve a carteira de estudante?
A Carteira de Identificação Estudantil (CIE) ou Documento Nacional do Estudante (DNE) é o documento oficial para que os estudantes possam desfrutar dos benefícios a que têm direito. Desde que esteja com o prazo de validade em dia, o aluno que a possui pode acessar eventos culturais, educativos e recreativos com 50% de desconto no valor. Por isso, a lei que regulamenta os benefícios dos estudantes é chamada de Lei da Meia Entrada.
Além de possibilitar que mais pessoas frequentem atividades de lazer e cultura, a Carteira de Identificação Estudantil representa para os alunos um alívio financeiro. Desta forma, além de reservar uma parte dos seus ganhos para adquirir livros, materiais e equipamentos de estudo, você também pode ampliar suas alternativas de diversão. Interessante, não?
Sou pós-graduando: posso tirar a carteira de estudante?
Muitas pessoas acreditam que apenas estudantes de ensino médio e universitários têm direito a tirar a carteira de estudante. No entanto, nós temos uma boa notícia para você: a lei de direito à meia-entrada garante o benefício para estudantes de todos os níveis. Assim, tanto estudantes de escolas primária como de, secundárias, universitários e pós-graduandos podem ter a carteira.
Outra dúvida bastante comum é se a carteira vale para todos os tipos de pós-graduações. A resposta é sim! Desta forma, você pode estar em um curso de mestrado, doutorado, especialização ou MBA. Em qualquer um deles você tem direito à Carteira de Identificação Estudantil, desde que o curso seja reconhecido pelo MEC e tenha uma carga horária mínima de 360 horas.
O reconhecimento da instituição e do seu curso pelo Ministério da Educação é um critério muito importante. Isso significa que, na prática, cursos de idiomas, cursos preparatórios, formações pessoais e cursos livres de diversos temas não valem para adquirir a carteira.
Como tirar a carteira de estudante?
Para que você possa usufruir dos benefícios estudantis, é preciso emitir a Carteira de Identificação Estudantil em algumas das entidades responsáveis. No caso de pós-graduandos, a carteira estudantil pode ser solicitada junto à Associação Nacional de Pós-Graduandos (ANPG) ou às entidades estaduais e municipais filiadas.
Para isso, você deve comprovar sua matrícula e sua frequência na instituição de ensino em que estuda, além de informar alguns dados pessoais no momento da solicitação. Você pode fazer a solicitação online ou diretamente na sede das entidades responsáveis.
Além da pós-graduação, estudantes de outros níveis podem solicitar a carteira junto às suas respectivas entidades representativas, como a União Nacional dos Estudantes (UNE) e a União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (UBES).
Em geral, a Carteira de Identificação Estudantil tem um custo de R$ 40 + o valor do frete. No entanto, estudantes de baixa renda cadastrados no CadÚnico podem solicitar o documento com isenção da taxa de emissão.
Como aproveitar a carteira de estudante?
Quem não gosta de relaxar, fazer um programa diferente e aproveitar o momento de descanso, não é mesmo? Com a carteira de estudante, você pode aproveitar diversas oportunidades para se divertir pagando a metade do preço.
Curtir um cineminha, um show do seu artista favorito, um jogo de futebol no final semana ou visitar um museu. Provavelmente você se identificou com algum desses programas, certo? Essas são algumas das atividades em que se pode fazer valer seu desconto de estudante. Além disso, você obtém descontos em:
- Cineclubes
- Teatros
- Circos
- Eventos esportivos
- Eventos Culturais
- Eventos de lazer e entretenimento
Vale destacar que muitas empresas oferecem descontos exclusivos para estudantes de forma espontânea. Isso significa que, além das atividades previstas na lei, você pode usufruir de uma quantia muito maior de vantagens!
Como a carteira é válida em todo o território nacional, pode-se curtir os eventos com a metade do preço, não importa onde você estiver. Mas fique ligado: a carteira precisa estar com a data de validade em dia.
Conte com a Voomp para ser um estudante!
A plataforma Voomp é uma grande entusiasta da educação e, por isso, oferece um catálogo bastante diversificado de cursos de graduação e pós-graduação. Aqui, você encontra cursos de especializações e MBAs que, além de dar um salto na sua qualificação profissional, permitem que aproveite os benefícios garantidos aos estudantes de pós-graduação.
Em instituições como Anhanguera, Unopar e Pitágoras, você estuda com o que há de mais atualizado em ensino a distância, com flexibilidade e credibilidade para uma formação completa!
Confira algumas das áreas em que você pode fazer uma pós-graduação:
- Direito
- Administração
- Marketing
- Educação
- Gestão de Projetos
- Enfermagem
- Nutrição
- Tecnologia da Informação
Enfim, a gente vai se despedindo por aqui, mas esperamos ter ajudado a sanar todas as dúvidas sobre a carteira de estudante. Não perca tempo e aproveite a meia-entrada nos seus programas favoritos! Até a próxima!