InícioPós-graduaçãoEducaçãoDocência no Ensino Superior: saiba como é a carreira

Docência no Ensino Superior: saiba como é a carreira

A docência é uma das carreiras mais tradicionais, estando presente nos mais diversos segmentos da sociedade. Seja no ensino básico, médio, superior ou até mesmo em outros espaços como escolas de idiomas e de música, sendo o papel do docente essencial para a qualidade do ensino. 

No entanto, cada espaço de trabalho apresenta suas próprias características. Embora a grande função da docência seja ensinar, as metodologias e obrigações profissionais variam de lugar para lugar. 

Neste post, você conhecerá como funciona a carreira de docente no Ensino Superior. Ou seja, como é o trabalho de quem atua como professor em instituições como faculdades e universidades. Acompanhe nosso post e saiba mais!

Como é a carreira de docência no Ensino Superior?

A carreira de docente no Ensino Superior é uma das mais prestigiadas por quem deseja atuar com ensino, por algumas razões: além de ser uma carreira que oferece ótimas oportunidades profissionais e boas estruturas de trabalho, os salários são bastante atrativos.

Por outro lado, o prestígio também pode ser atribuído ao reconhecimento que docentes recebem, tanto de alunos como da sociedade em geral. Historicamente, a figura de um docente é tida como referência de liderança, respeitada pelos conhecimentos que possui. No ensino superior, os conhecimentos são ainda mais específicos e rigorosos, o que é bastante valorizado.

De modo geral, a carreira de docente no Ensino Superior é cercada de desafios e responsabilidades. Afinal, professores de instituições de ensino superior são responsáveis por formar profissionais em cursos de graduação. Em contrapartida, também pode ser bastante satisfatória e de grande importância social. 

Docência no Ensino Superior: como é a profissão?

O trabalho docente no Ensino Superior é desenvolvido em um espaço de natureza acadêmica. Na prática, isso significa que, além de ensinar, os docentes se ocupam com tarefas de pesquisa, orientação de alunos, avaliação e coordenação de projetos diversos.

Uma das características do ambiente acadêmico é a possibilidade de desenvolver pesquisas e inovação, independente da área de formação do docente. Desta forma, além da sala de aula, professores de Ensino Superior também atuam coordenando atividades didáticas e de investigação em espaços como laboratórios.

Apesar das especificidades do Ensino Superior, algumas atribuições são clássicas da carreira docente. São atividades como planejar aulas, fomentar discussões, elaborar avaliações e conduzir o aprendizado das turmas em que é responsável. 

Como se tornar um docente no Ensino Superior?

Seja pelo reconhecimento social, pela remuneração interessante ou pelo desejo de atuar com ensino, a carreira docente no Ensino Superior cada vez mais desperta o interesse de profissionais de diversos segmentos. No entanto, por sua natureza acadêmica, é comum que as pessoas tenham dúvidas sobre como se tornar um docente no Ensino Superior.

O primeiro passo da sua trajetória nessa carreira deve ser definir qual a área em que você deseja lecionar. Você pode se tornar um professor de qualquer ciência, seja Engenharia ou Biologia. No entanto, a sua escolha guiará a sua formação, a começar pela graduação. Esta é uma escolha importante, uma vez que você deve possuir ensino superior na área em que deseja ser docente.

Desde a graduação, vale a pena você investir no seu currículo acadêmico, que pode ser um grande diferencial na hora de conquistar sua vaga como docente. No ambiente acadêmico, são valorizadas experiências como participação em projetos de pesquisa, publicação de artigos e apresentação de trabalhos em congressos. 

Outro requisito é possuir uma pós-graduação. Em instituições públicas, a exigência é que você tenha pós-graduação stricto sensu, como mestrado e doutorado. Já em instituições privadas, você deve ter concluído ao menos um curso lato sensu para poder exercer a docência, o que inclui especializações e MBA. Que tal conhecer a pós-graduação em docência no Ensino Superior?

Pós-graduação em docência do Ensino Superior

Se você tem o sonho de construir uma carreira docente no Ensino Superior, realizar uma pós-graduação sobre o tema é um ótimo investimento! Aqui na Voomp, você encontra diversos cursos de especialização sobre docência e metodologias de ensino nas mais diversas áreas do conhecimento.

Os cursos servem tanto para quem deseja atuar no ensino privado como no ensino público, afinal, são conhecimentos que serão bastante praticados durante a atuação profissional. 

Além de especializações voltadas para determinadas áreas de docência como Administração, Ciências da Saúde, Engenharia e Gestão, você encontra pós-graduações sobre metodologias de ensino. São cursos como Docência e Diversidade, Docência Virtual e Ensino Lúdico.

Curso de Docência no Ensino Superior

Outra ótima opção de pós-graduação é a especialização em Docência no Ensino Superior. Neste curso, você adquire uma visão geral sobre a prática de ensino em instituições como as faculdades. Nesta pós-graduação, os profissionais são capacitados para atuar com o que há de mais atual em nível de metodologias, práticas, recursos didáticos e pedagógicos.

Uma das principais características das pós-graduações lato sensu é a curta duração dos cursos. Você pode concluir a especialização em Docência no Ensino Superior em até cinco meses, ou seja, em menos de um semestre. Em pouco tempo você pode estar se credenciando para a docência no Ensino Superior!

Enfim, agora você já sabe como é a carreira docente no Ensino Superior e como dar os primeiros passos para uma jornada de sucesso rumo ao seu sonho. Continue acompanhando o blog da Voomp e conte com a gente para expandir seus horizontes. Até o próximo post!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.