InícioPós-graduaçãoGestãoConheça o curso de Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde

Conheça o curso de Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde

O gerenciamento de resíduos derivados de serviços de saúde é um trabalho fundamental para garantir a segurança de todos os profissionais que, direta ou indiretamente, atuam na área da saúde. Sejam trabalhadores ou pacientes, ambos os grupos têm a saúde protegida pelo gerenciamento correto dos resíduos.

Em espaços que prestam serviços de saúde, a produção de materiais descartáveis contaminados é bastante significativa. São objetos utilizados em tratamentos de pacientes e que podem representar riscos não apenas às pessoas, mas também ao meio ambiente.

Desta forma, ainda que o trabalho de gestores de resíduos não seja tão exposto à sociedade como ocorre em outras profissões, a importância social e sanitária da profissão é significativa.

Neste post, você saberá como é o curso que forma os profissionais capacitados para atuar nesta área. Acompanhe o conteúdo que preparamos para você e fique por dentro do curso de Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde! 

O que são resíduos de serviços de saúde?

Resíduos de serviços de saúde são rejeitos de materiais utilizados em atendimentos hospitalares, tratamentos de pacientes e demais ações voltadas à saúde. Em muitos casos, esses resíduos podem representar riscos à saúde, o que demanda uma atenção especial.

Desta forma, os rejeitos dos serviços de saúde são classificados em diferentes categorias, de acordo com normativas de órgãos como a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) e o Conselho Nacional de Meio Ambiente (CONAMA). De acordo com esses órgãos, os resíduos são classificados da seguinte forma:

Grupo A 

No primeiro grupo, estão classificados os resíduos que possam conter agentes biológicos em sua superfície, como vírus e bactérias. Neste caso, os resíduos representam risco de contaminação em caso de contato. Por isso, devem receber todo o cuidado no seu manuseio. 

São objetos como seringas, lâminas, tecidos e demais objetos que possuem contato direto com sangue.

Grupo B 

O grupo B é reservado para resíduos de natureza química. Nesta classificação, estão descartes que podem oferecer riscos à saúde coletiva como também para o meio ambiente. São resíduos que requerem cuidados especiais no descarte e tratamento, sendo alocados em aterros especiais.

Alguns exemplos de rejeitos deste grupo são medicamentos e reagentes, que podem proporcionar inflamação, corrosão e intoxicação.

Grupo C  

É o grupo designado para descartes de natureza radioativa, que contenham radionuclídeos em excesso. Geralmente, são materiais utilizados em radioterapias e em laboratórios de exames de raio-x. 

Grupo D 

No grupo D estão os materiais que não oferecem risco de contaminação, seja ela química, biológica ou radiológica. Ou seja, são os resíduos mais comuns, semelhantes aos produzidos no cotidiano doméstico. São restos de alimentos, embalagens, papéis, entre outros materiais.

Grupo E 

Embora possam não apresentar riscos de contaminação, os materiais deste grupo requerem cuidados especiais, visto que são objetos perfurocortantes. Ou seja, estão inclusos materiais como agulhas, objetos pontiagudos, materiais de vidro, laminados ou semelhantes. 

Como é o curso de Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde?

O curso de Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde pode ser encontrado em caráter de tecnólogo. Ou seja, trata-se de um curso de nível superior com bastante foco na aplicação prática dos conceitos. Em geral, são cursos brevemente mais curtos que graduações do tipo bacharelado. 

A graduação em Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde é voltada principalmente para aqueles que desejam atuar com a promoção da saúde coletiva através de técnicas de coleta, tratamento e processamento dos resíduos.

O curso irá prepará-lo para estabelecer estratégias de gerenciamento desses resíduos, de modo que você domine propriedades biológicas, químicas e radiológicas de cada material. Além de conhecer a natureza dos objetos a serem descartados, você estuda normas, legislações e processos rotineiros dos ambientes que prestam serviços de saúde.  

Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde: como é o curso EAD?

Nos últimos anos, os cursos de graduação na modalidade de ensino a distância (EAD) têm crescido significativamente e representado uma ótima alternativa para os estudantes. Afinal, nesta modalidade você pode fazer a sua graduação de maneira mais flexível, acessando todos os conteúdos online e estudando no seu tempo disponível

Na Voomp, você encontra o curso de Gerenciamento de Resíduos de Saúde em diversas instituições conceituadas e conta com o que há de mais atualizado no ensino a distância. Conheça os cursos tecnólogos em Gestão de Resíduos de Serviço de Saúde da nossa plataforma

Quanto custa o curso de Gerenciamento de Resíduos de Saúde?

Cursos de graduação em Gerenciamento de Resíduos de Saúde podem variar bastante de acordo com a instituição de ensino. Além disso, outros fatores estão diretamente associados ao valor das mensalidades, como a modalidade de ensino e o tipo de graduação.

A boa notícia é que cursos tecnólogos, como é o caso do curso de Gerenciamento de Resíduos de Serviço de Saúde, costumam ser mais em conta do que cursos bacharelados. Em faculdades como Anhanguera, Unic e Unopar, as mensalidades custam menos de R$ 200. Ou seja, trata-se de uma graduação bastante acessível!

Concluí o curso de Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde: onde posso trabalhar?

Após concluir o curso de Gerenciamento de Resíduos de Serviço de Saúde, é hora de entrar com tudo no mercado de trabalho. No entanto, pode aparecer a dúvida: onde esses profissionais podem atuar?

Por trabalharem diretamente com a gestão de resíduos de serviços de saúde, os espaços de trabalho naturalmente estão concentrados na área da saúde. São locais como hospitais, laboratórios de análises clínicas, farmácias e clínicas odontológicas.

Além desses espaços, os profissionais podem atuar em agências de fiscalização sanitária, avaliando o descarte dos diversos tipos de resíduos em empreendimentos privados. São lugares como estúdios de piercing e tatuagem, por exemplo.

Ou seja, o mercado de trabalho é mais amplo do que parece! E aí, pensa em cursar a graduação em Gerenciamento de Resíduos de Serviço de Saúde? Aqui na Voomp a gente acredita em você e na sua busca pelo sucesso.

Siga acompanhando nosso blog e conte conosco para expandir os seus horizontes!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.