InícioPós-graduaçãoEducaçãoPós em Psicomotricidade: como é o curso

Pós em Psicomotricidade: como é o curso

Os cursos de graduação voltados à Psicomotricidade, Educação Especial e Serviço Social formam uma gama de profissionais que são indispensáveis no acompanhamento de pessoas com necessidades especiais. Na área da Psicomotricidade, especialmente, a atenção é voltada para o desenvolvimento das habilidades emocionais, cognitivas e motoras

No entanto, além das graduações em cursos superiores, é possível dar um passo a mais e se tornar um especialista na área da Psicomotricidade. Desta forma, a pós-graduação neste ramo pode servir para diversas finalidades: seja para aprimorar o conhecimento, capacitar-se em uma nova área ou acrescentar qualificações ao currículo.

Que tal conhecer um pouco mais sobre o curso de pós-graduação em Psicomotricidade? 

Como é a pós-graduação em Psicomotricidade?

A pós-graduação em Psicomotricidade tem como principal objetivo fornecer conhecimentos práticos relacionados à atuação psicomotricista. São atividades práticas relacionadas ao atendimento de pessoas com dificuldades de desenvolvimento nas áreas motora, emocional e cognitiva.

Ao realizar a especialização em Psicomotricidade, o profissional adquire as credenciais exigidas para aplicar práticas pedagógicas que favoreçam o crescimento integral dos seus alunos, de forma inclusiva e especializada.

Durante o curso, são abordados temas de caráter multidisciplinar. Ou seja, diversos temas são conectados para o entendimento universal dos princípios da Psicomotricidade. São assuntos como Educação, Pedagogia e Neurologia, por exemplo. 

Por fim, vale mencionar que a pós-graduação em Psicomotricidade é um curso do tipo lato sensu. Isso significa que o foco não está na pesquisa e na produção de conhecimento acadêmico, mas na capacitação profissional voltada ao mercado de trabalho.

Como funciona a pós-graduação em Psicomotricidade EAD?

É comum que muitos profissionais desejem aprimorar os conhecimentos ou ir em busca de novos desafios, escolhendo assim cursar uma especialização. No entanto, a rotina de trabalho com a realidade dos estudos nem sempre é tão fácil. Porém, nós temos uma boa notícia para você: nunca foi tão fácil fazer uma pós-graduação.

Na pós em Psicomotricidade EAD, você utiliza a tecnologia como sua aliada, o que permite que você estude com mais flexibilidade. Na prática, isso significa que você pode acessar as aulas de forma totalmente online, em horários que tiver disponibilidade. Assim, os estudos podem ser perfeitamente conciliáveis com rotinas mais corridas. 

Confira os cursos de pós-graduação em Psicomotricidade EAD disponíveis aqui na página da Voomp!

Quem pode fazer a pós-graduação em Psicomotricidade?

De forma geral, o único pré-requisito para quem deseja cursar uma pós-graduação em Psicomotricidade é possuir um diploma em curso de nível superior. Tendo concluído uma graduação, qualquer pessoa pode se especializar nesta área.

No entanto, algumas áreas possuem mais familiaridade com os assuntos abordados na pós em Psicomotricidade. Desta forma, o curso é voltado principalmente para profissionais licenciados nas diversas áreas do conhecimento, assim como graduados em cursos como Psicologia, Pedagogia e Serviço Social

Qual a duração da pós-graduação em Psicomotricidade?

Como mencionamos, o curso de Psicomotricidade é uma pós-graduação do tipo lato sensu. Na prática, isso implica em um curso de duração curta, com uma formação mais dinâmica e objetiva. 

Existem diversas especializações em Psicomotricidade e a duração pode variar de acordo com a instituição. No entanto, a grande maioria dos cursos dura em média de seis a 12 meses.

Quais são as matérias estudadas na pós em Psicomotricidade?

O mercado de pós-graduações oferece diversas especializações na área da Psicomotricidade. Algumas delas possuem foco em questões de aprendizado, outras em questões neurológicas, entre outros temas. No entanto, a grande maioria das pós-graduações em Psicomotricidade possui um núcleo comum de matérias, relativas aos fundamentos básicos da área.

Desta forma, você encontrará no curso assuntos como etapas de desenvolvimento, aprendizagem e metodologias de ensino inclusivas. Além, é claro, das matérias sobre contextos educacionais, cultura e ludicidade aplicadas ao ensino. 

Confira como é a grade curricular da especialização em Educação Especial e Psicomotricidade, ofertado pela Ampli:

  • Movimentos Sociais e Diversidade 
  • A Operacionalização da Educação Inclusiva 
  • Dança, Corpo e Movimento: a cultura brasileira na prática escolar 
  • Normatização e Padronização do Trabalho Científico 
  • O Lúdico e o Contexto Educacional 
  • Teorias de Desenvolvimento e de Aprendizagem 
  • Sociologia da Educação 
  • História da Educação 
  • Legislação Educacional

Quanto custa a pós em Psicomotricidade?

Os valores da pós em Psicomotricidade podem ser encontrados na faixa de R$ 150 a R$ 200 por mês. Vale destacar que esta é apenas uma média e os valores podem variar de acordo com a instituição de ensino.

Muito mais do que um gasto, os custos com a especialização em Psicomotricidade podem ser considerados um investimento. Afinal, com uma pós em seu currículo, suas chances de se destacar no mercado de trabalho crescem significativamente. 

Psicomotricidade: como é o mercado de trabalho para quem tem pós-graduação nesta área?

O mercado de trabalho reserva oportunidades de atuação diversificadas para quem atua no segmento da Educação Especial e da Assistência Social. ONGs, empresas, instituições públicas e escolas compõem um repertório diverso de espaços de trabalho voltados para psicomotricistas. 

No entanto, a pós-graduação pode fazer toda a diferença na sua carreira. Atualmente, com um um mercado exigente e uma concorrência bem preparada, seguir investindo na sua formação pode ser o segredo para alcançar o sucesso profissional

Desta forma, psicomotricistas com pós-graduação encontram melhores chances de ocupar os cargos mais concorridos e, consequentemente, alcançar os melhores salários do segmento. 

E aí, o que você está esperando para dar o próximo passo na sua carreira e fazer uma pós-graduação?

Invista em você e conte com a gente para dar um Voomp na sua carreira. Obrigado por acompanhar nosso conteúdo até aqui e até a próxima!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.