InícioPós-graduaçãoCurso de DPO (Data Protection Officer): como é a pós?

Curso de DPO (Data Protection Officer): como é a pós?

Você já ouviu falar em Data Protection Officer? Em português, a expressão é conhecida como encarregado de dados e designa os profissionais que atuam no gerenciamento e segurança de informações coletadas por empresas na internet. 

Nos últimos anos, a profissão adquiriu um caráter muito importante no Brasil, a partir da promulgação da Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais. A LGPD busca regulamentar a coleta e uso de dados de milhões de usuários na internet, garantindo a segurança e a privacidade das pessoas.

Que tal conhecer essa nova carreira e descobrir como é a formação que prepara os profissionais para atuarem nesta área? Vem com a Voomp e vamos descobrir! 

Como é o curso de DPO?

O curso de Data Protection Officer pode ser realizado em formato de pós-graduação lato sensu. Como principal objetivo, a formação visa capacitar profissionais para atuarem na área de Segurança da Informação e proteção de dados. Dada a emergência do setor, a pós em DPO tornou-se uma ótima alternativa para quem deseja entrar neste mercado.

Entre as habilidades que serão adquiridas no curso, estão o manuseio de softwares de coleta e salvaguarda de informações, assim como a prevenção de crimes cibernéticos. Também fazem parte do curso assuntos da área do Direito, relacionados a regulamentações e princípios de privacidade

Cabe ainda ao encarregado de dados o atendimento aos usuários titulares de informações coletadas, prestando informações sobre o uso e o destino desses dados. Por isso, além da parte técnica, o profissional irá desenvolver na pós-graduação fundamentos de comunicação e interação com usuários. 

Em geral, o curso destina-se aos profissionais que possuem familiaridade com serviços de tecnologia e ferramentas de gestão de dados, além de Direito Digital. São profissionais que atuam em áreas como Advocacia, Ciência de Dados, Computação e Tecnologia da Informação.  

Ensino a distância: como é o curso de DPO nesta modalidade?

Boa parte das pós-graduações em Data Protection Officer são oferecidas de modo EAD no Brasil. Esta tem sido uma tendência especialmente em cursos voltados à tecnologia e informação. Mas afinal, como funciona?

No EAD, você realiza o curso 100% a distância, sem a necessidade de frequentar um polo de educação para atividades práticas. Em relação aos cursos presenciais, a grande diferença é o modo como você acessa as matérias, que são as mesmas em ambas modalidades.

No EAD, o ensino ocorre de forma online, através do acesso a materiais didáticos e videoaulas disponibilizadas na plataforma de ensino. Em algumas instituições, os alunos podem acessar serviços de tutoria e biblioteca virtual. 

Mediante a pós em DPO a distância, você adquire maior flexibilidade para desenvolver seus estudos sem comprometer a sua rotina. Conheça os cursos de pós-graduação em DPO disponíveis aqui na Voomp!

Quanto tempo dura a pós-graduação em DPO?

Como geralmente ocorre em cursos de pós-graduação lato sensu, a duração da pós-graduação em DPO não é muito extensa. Afinal, o principal objetivo é fornecer conhecimentos práticos para que o profissional possa atuar rapidamente no mercado de trabalho.

No geral, as especializações na área possuem duração entre seis e dez meses. Vale ressaltar que essa é uma média e o tempo varia de acordo com a instituição de ensino. Contudo, raramente o curso dura mais do que doze meses.

Quais são as matérias estudadas no curso de DPO?

Na pós-graduação em DPO, os alunos encontram matérias que visam dar suporte para que o profissional atue na promoção da segurança e da privacidade dos usuários de internet. Dentro do conjunto de matérias, destacam-se principalmente assuntos relacionados à Tecnologia e ao Direito.

Desta forma, os alunos irão estudar fundamentos da Lei Geral de Proteção de Dados, salvaguarda e utilização das informações coletadas, segurança de redes e prevenção aos crimes virtuais. 

Confira as matérias que fazem parte da pós-graduação em Data Protection Officer da faculdade Anhanguera!

  • Lei Geral de Proteção de Dados 
  • Ambientação 
  • Governança de dados 
  • Certificação DPO 
  • Tecnologias descentralizadas 
  • Cibercrimes, responsabilidade penal e civil 
  • Interações entre big data e cloud computing 
  • Cybersecurity 
  • Compliance digital 
  • Fundamentos e regulamentação da privacidade e proteção de dados

Quanto custa a especialização em DPO?

O preço da especialização em DPO pode variar de acordo com alguns fatores. Entre eles, estão principalmente a instituição de ensino e a modalidade em que o curso é ofertado. Com uma boa pesquisa, você consegue encontrar ótimas opções que conciliam qualidade com valores acessíveis.

Em instituições como Anhanguera, o valor das especializações em Data Protection Officer custa entre R$ 150 e R$ 200. Além de conciliar qualidade com preços acessíveis, você pode fazer uma avaliação gratuita dos cursos nessas instituições caso esteja em dúvida se deseja se especializar nesta área. Interessante, não é mesmo?

Mercado de trabalho: onde pós-graduados em DPO podem atuar?

A profissão de encarregado de dados pode ser considerada bastante recente, fruto das mudanças na sociedade e de como os dados e informações passaram a ser produzidos, coletados e utilizados em larga escala na internet. 

Atualmente, a presença de profissionais DPO é obrigatória em empresas que gerenciam dados coletados na internet. O profissional pode pertencer à empresa ou prestar serviços de modo terceirizado, no entanto, a Lei Geral de Proteção de Dados determina a obrigatoriedade. Ou seja, há oportunidades em todos os segmentos do mercado.

Contudo, o mercado ainda conta com uma defasagem de profissionais especialistas na área. São poucos os que possuem formação qualificada para atender as demandas exigidas, o que resulta na valorização de quem reúne as credenciais necessárias.

Por isso, fazer uma pós-graduação em Data Protection Officer pode colocar você em uma posição bastante vantajosa no mercado, um forte concorrente nesta carreira em ascensão. Invista na sua carreira! Continue acompanhando nosso conteúdo e conte com a gente para expandir seus horizontes e dar um Voomp na sua vida profissional. Até a próxima!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.