InícioPós-graduaçãoEngenhariaTecnologia BIM: Entenda sua aplicação na construção civil

Tecnologia BIM: Entenda sua aplicação na construção civil

A construção civil é um dos setores mais aquecidos do mercado nos últimos anos. Ao mesmo tempo, o segmento também busca se reinventar e aprimorar seus processos de trabalho a partir da tecnologia, visando implementar metodologias que proporcionem segurança e eficiência no planejamento das construções. 

Uma dessas inovações é o sistema BIM, você já ouviu falar? Se você ainda não sabe o que ou deseja saber um pouco mais, está no lugar certo. Neste post, vamos compartilhar o que é essa tecnologia e como ela tem contribuído com a construção civil. Vem com a gente e saiba mais!

O que é a tecnologia BIM?

BIM, em tradução para o português, significa Modelagem de Informação da Construção. De forma geral, a tecnologia é utilizada para o planejamento de uma edificação, de modo que engenheiros e demais equipes de trabalho possam atuar em conjunto e de modo virtual. 

Sua principal contribuição ao trabalho de empresas de engenharia civil é a possibilidade de simular e projetar construções em 3D com alta precisão de dimensões, utilização de materiais, estruturas e demais detalhes de uma obra. 

O sistema BIM funciona a partir de softwares desenvolvidos para essa finalidade, onde diversos profissionais envolvidos com projetos de construção civil podem atuar de maneira colaborativa e digital, o que significa mais dinamismo e até mesmo redução de custos na etapa de planejamento. 

Como a tecnologia BIM é aplicada na construção civil?

Cada vez mais a tecnologia tem servido como aliada da sociedade. A partir de soluções inovadoras, empresas e clientes têm se beneficiado das vantagens proporcionadas. Na construção civil, as inovações da tecnologia BIM ocorrem a partir de programas especializados de engenharia

Contudo, para fazer uma boa utilização desses softwares, é preciso que equipes sejam capacitadas e diversos setores de uma empresa atuem de forma conjunta e conectada. Para construir uma edificação, é preciso elaborar projetos elétricos, mecânicos e hidráulicos, por exemplo, o que faz da utilização do BIM um trabalho de muitas mãos.

Assim, a partir da projeção em 3D, a tecnologia BIM permite a construção de projetos complexos, com diferentes camadas e simulações. Essa funcionalidade acaba aproximando os profissionais do resultado final desejado, uma vez que supera os projetos em duas dimensões e ainda pode gerar relatórios apontando potenciais falhas e interferências presentes no projeto inicial.

BIM: Quais são os principais benefícios do sistema?

Elaborar projetos que se aproximam do resultado real esperado pode trazer mais benefícios do que você imagina. Seja em questões de segurança das edificações ou na otimização financeira, a utilização correta da tecnologia BIM oferece eficiência e mais competitividade para empresas da construção civil. Confira algumas vantagens: 

Dinâmica de trabalho

Como já mencionamos, a implementação do sistema BIM pode causar um grande impacto na rotina de trabalho em uma empresa – para melhor, é claro. Isso ocorre porque o projeto se torna mais acessível às equipes de trabalho, que podem atuar em conjunto e a partir de informações integradas

Contudo, vale ressaltar que para isso é preciso entrosamento e que os profissionais sejam capacitados para manipular os softwares e suas funções. Assim, é possível tomar decisões mais precisas e com maior velocidade. 

Segurança dos projetos 

Sem dúvidas, a produção de relatórios e avaliações é um dos pontos mais fortes das vantagens oferecidas pelo sistema BIM. À medida que os profissionais desenvolvem seus projetos, a tecnologia tem a capacidade de apontar falhas que possam comprometer a obra.

Ou seja, essa função da modelagem evita que a execução do projeto seja freada por eventuais erros, o que traz não apenas segurança, mas um melhor aproveitamento do tempo e dos recursos empregados em um projeto.

Previsão de orçamento 

Orçar um projeto de construção civil não é uma tarefa simples. Para isso, é preciso estimar quais materiais serão utilizados, qual a quantidade e também o número de profissionais que estarão envolvidos na execução do projeto. 

Com os softwares que utilizam o sistema BIM, isso é plenamente possível. Assim, os investimentos tornam-se mais assertivos, reduzindo a margem de desperdícios e garantindo uma melhor empregabilidade de recursos.

Como atuar com BIM?

Como vimos até aqui, a tecnologia é empregada especialmente nos serviços de construção civil. Portanto, trata-se de um sistema que é utilizado principalmente por engenheiros e gerentes de projetos

Por oferecer recursos complexos e aprimorados, é preciso que os profissionais desta área possuam capacitação profissional para dominar todas as suas funções, construir projetos de forma eficiente e atender às principais demandas do mercado de trabalho da construção civil.

E claro, também é preciso ter afinidade com a tecnologia. Para desenvolver modelos BIM, o profissional deverá conhecer fundamentos de estrutura de dados, banco de dados, inteligência artificial e machine learning

Se você atua ou quer atuar na construção civil, tem interesse em se manter atualizado e por dentro das inovações, a Voomp é o lugar certo. Aqui, é possível encontrar ótimos cursos sobre fundamentos de BIM e sua aplicação na construção civil, tanto em formato de cursos livres como através de pós-graduação

Na Voomp, prepare-se para conectar com o futuro e estudar de forma online, no seu ritmo e aprendendo de forma prática, em que você é o protagonista. Confira nossos cursos e promova a transformação!

Então, a gente espera que tenha curtido o conteúdo deste post. Obrigado pela companhia e até a próxima!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.